spoiler visualizarGabii 14/06/2012
Simão, espelho de Camilo Castelo Branco.
Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco, um dos maiores escritores da literatura portuguesa contemporânea, escreveu "Amor de Perdição" em 15 dias, na prisão onde tinha sido envolvido com questões de adultério, com Ana Plácido, seu grande amor.
O autor conta uma história de um amor impossivel entre Simão Botelho e Teresa Albuquerque, onde a rivalidade entre as duas familias, os Botelhos e os Albuquerques,são a principal barreira para que esse amor não aconteça; e tudo por causa que o corregor Domingos Botelho, (pai de Simão) deu a causa ganha para a parte contrária de Tadeu Albuquerque (pai de Teresa).
No decorrer da história aparecem diversos fatores que impedem a união desse casal; Tadeu de Albuquerque da a mão de sua filha para Baltazar Coutinho, primo de Teresa, mas como ela se oponhe a tudo aquilo que de alguma forma, evita sua união com Simão, é mandada para um convento no Porto.
Simão tenta de todas as formas lutar por sua amada, conhecendo assim, João da Cruz, ferrador, que lhe ajuda em suas ações. João da Cruz, tinha uma filha, chamada Mariana, que é apaixonada por Simão, e este por outro lado, só a ve como irmã, e tudo que ele tem para lhe oferecer, é a amizade, e nada pior para um apaixonado, como ser visto pelo outro só como amigo; Mariana sofre muito por esse amor não correspondido, e acaba fazendo tudo que faça Simão feliz, como ajudar ele e Teresa a se comunicarem por meio de cartas.
Simão é tomado pelo ciumes e acaba por matar Baltazar com um tiro na cabeça, quando ia raptar Teresa, que estava sendo levada para um outro Convento, mais rigoroso em Monchique. Simão teve a opção de fugir, porém, preferiu ficar no Porto e assumir toda a culpa pela morte do doprimo de Teresa; e como naquela época as familias tinham grande influencia, ele poderia até ser libertado da sentença, mas ainda sim, preferiu ser preso.
Recusando qualquer tipo de ajuda de sua familia, Simão acaba sendo exilado para a Índia; Teresa não aguentando o fim do amado, morre dando um adeus; Mariana acompanha Simão no navio que o levava para o degredo e dá a ele uma carta de Teresa, onde estava a noticia de que estava morta, não aguentando esse sofrimento tão profundo e arrebatador, Simão acaba por pegar uma febre mortal. Simão é jogado ao mar, morto, e Mariana por sua vez, também se suicida, se jogando ao mar, para se juntar a seu amado.
Qualquer semelhança entre Simão Botelho e Camilo Castelo Branco, não é mera conhecidencia, pois Simão seria tio-avô do autor. Camilo Castelo Branco teria escrito a história para amolecer o coração dos jurados, onde queria associar sua vida com o personagem, dizendo que da mesma forma, se perdeu por amor.
A história pode ser facilmente comparada com o romance "Romeu e Julieta" onde os personagens possuem um sentimento muito intenso e exagerado, sendo capaz de tudo para desfrutar esse grande amor.
"Amor de Perdição" é escrito no portugues de Portugal, sendo dificil de entender algumas palavras, mas nada que vá impedir a compreensão dessa linda história de amor, que ao contrário de muitas outras, não tem aquele estilo "piegas" de final feliz. Recomendo!