Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - Quincas Borba


1219 encontrados | exibindo 616 a 631
42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 |


Felipe.Mello 22/03/2022

Perfeito
Definitivamente, essa é obra do Machado de Assis que eu mais amo!
Com seu humor ácido e críticas assertivas, Machado retrata muito bem a sociedade brasileira da época. É incrível notar como ainda somos assim. Embora com algumas diferenças, a essência das nossas relações sociais são as mesmas dos dois últimos séculos.
comentários(0)comente



Junior 21/03/2022

pois eh ne
daqui 10 anos vou reler esse livro sem ser por obrigação da escola/vestibular e certeza que vou gostar. mas por agora, acho que só o quincas borba salvou o livro... obg por tudo cachorro lenda !!!
comentários(0)comente



Lu Acadroli 20/03/2022

"O maior pecado, depois do pecado, é a publicação do pecado"
Que livro difícil de ler. Nunca tinha lido um clássico e resolvi começar logo em um que era mais complexo. Não entendi muito da história (se entendi 35% do livro é muito) mas tudo bem. Espero reler algum dia, quando tiver mais acostumada com literatura antiga e clássica.
Thais 20/03/2022minha estante
Indico que comece lendo os contos do Machado, são curtinhos, então a leitura se torna mais tranquila. Depois de se acostumar com a linguagem, dê uma nova chance, que Machado tem muito pra contar ;)




Gustavo 20/03/2022

Quincas Borba
Diferentemente do início da leitura, agora em seu fim percebi que gostei bem mais do que eu esperava. A história de Rubião e suas tramas são estranhamente interessantes de se ler, é claro que a linguagem do livro e muitas vezes a própria forma com que Machado escreveu pode tornar o livro maçante e de difícil leitura. Creio que por fim, o livro é em si muito mais o caminho e as tramas das personagens, do que a própria cronologia da história, temas como a ascensão social repentina, o dinheiro como meio de influência, o poder aquisitivo e sua importância na sociedade e até mesmo um amor mal resolvido são o que fazem o livro um clássico da literatura de Machado.
comentários(0)comente



vic 19/03/2022

um clássico digno de leitura
nem vou fazer uma pequena sinopse de ?quincas borba? porque imagino que todo ser humano conheça, né?
por ser uma obra antiga, a leitura não fluiu tão bem quanto eu imaginava; já li ?memórias póstumas de brás cubas? e achei bem mais suave de ler.
gostei bastante das referências histórias (tanto do brasil quanto da frança), porque consegui pegar quase todas kkkkkkkkkk me senti muito culta!
aqui vai a melhor declaração do século XIX:

?a noite era clara; fiquei cerca de uma hora, entre o mar e a sua casa. a senhora aposto que nem sonhava comigo? entretanto, eu quase que ouvia a sua respiração. o mar batia com força, é verdade, mas o meu coração não batia menos rijamente; com esta diferença que o mar é estúpido
, bate sem saber por que, e o meu coração sabe que batia pela senhora?

carlos maria foi perspicaz nessa
comentários(0)comente



Soph 18/03/2022

Quincas Borba
"Ao vencido, ódio ou compaixão; Ao vencedor, as batatas".

Eu não esperava ser tão bom, no começo foi difícil acostumar, porém ao ler e entrar mais na história, foi possível entender muito melhor.

?SPOILER

RESUMO LIVRO:

Quincas Borba, era um filósofo, um homem rico, que tinha um cachorro, com o nome também de Quincas Borba. Quincas, se apaixonou por uma mulher, e essa mulher, tinha um irmão, esse irmão era Rubião, que ao ver que o namorado da irmã dele, era um homem rico, cresceu o olho em seu dinheiro, então se aproximou dele, tornando-se seu amigo, ou como dito no livro "discípulo". Sua irmã acabou morrendo, e com isso, Rubião ficou preocupado em perder o contado com Quincas, e assim perder o dinheiro, porém, Quincas adoeceu, e Rubião, pegou essa oportunidade para cuidar dele, depois de um tempo, Quincas acabou morrendo, e no testamento, deixou tudo o que tinha para Rubião, com a condição de que cuidasse do cachorro. Rubião agora rico, decide se mudar para a casa de Quincas em Barbacena, Rio de janeiro, que agora essa casa era dele. No caminho dessa casa, ele encontrou o casal palha, (Sofia e Cristiano) que ao verem que Rubião tinha dinheiro, se aproximaram dele, chegando lá, o casal palha apresentou Rubião ao seus amigos, é todos, só eram amigos dele, por puro interesse. Após um tempo, Rubião sempre convidava seus "amigos" para irem em sua casa, sempre gastando muito com eles. Rubião, acabou se apaixonando por Sofia (que era casada) e depois de um tempo, ele pensou que ela sentia o mesmo, até tentou dar um beijo nela porém ela se afastou e disse que eram só amigos. Sofia contou o acontecimento para o marido, e o marido falou que ela fez errado, ela deveria ter aceitado e fingido que gostava dele também, por conta do dinheiro. Então ela começou a fingir que gostava dele, no meio tempo, o casal palha tentou fazer Rubião se casar com a prima de Sofia, Maria, porém não deu certo, e Maria se casou com um homem chamado Carlos. Só que Sofia, gostava do Carlos e ela ficou triste com o casamento. Rubião depois de um tempo, percebeu que todas as amizades, a Sofia, o Cristiano, só eram seus "amigos" por interesse, e ele começou a mostrar sinais de demência, então, o casal palha, internou ele em um hospício, e enfim, pegaram o dinheiro dele. Rubião fugiu do hospício, pegou o cachorro de Quincas e voltou para Minas Gerais, e morreu na miséria, juntamente do cachorro.

Recomendo muito, espero que tenham gostado da resenha, me empenhei muito.
comentários(0)comente



nunu 17/03/2022

lento
narrativa devagar, nao ha nada muito interessante q faça vc querer ler direto eu por exemplo demorei demais por falta de vontade. não é nada como dom casmurro, a história pareceu solta, difícil de entender e sem muita ligação. pelo menos tem o cachorro
comentários(0)comente



FerAlves 17/03/2022

Fico até com vergonha de dar uma nota baixa pra um livro clássico, pois tenho plena consciência que esse tipo de obra não foi feita pra mim e foi feita em outros tempos
Foi bem maçante ler, ao contrário de outras obras do autor como dom carmurro e memórias póstumas de Brás cubas. Mas como fui obrigada pelo vestibular, está aí
Minha nota só não foi menor por causa do cachorro Quincas Borbas, por causa da Sofia e por causa da teoria do Humanitismo
?Ao vencedor, as batatas!?
comentários(0)comente



angxlnesta 15/03/2022

estilo de livro para vestibular né
Achei o livro extremamente maçante, demorei duas horas para ler 10 páginas? Não aguentava mais Quincas Borba falando o tempo todo sobre as batatas. Único motivo de eu ter dado 2 estrelas é a Sofia! Sem dúvida a personagem mais interessante e complexa do livro todo, sem ela a história não se sustenta (não é atoa que a rejeição dela é o motivo de Rubião ficar louco ???).

Enfim, bem aquele estilo de livro que precisa ler para a escola por causa do vestibular da fuvest.
comentários(0)comente



Manobb 14/03/2022

?ao vencido, ódio ou compaixão. Ao vencedor, as batatas?
A forma de Quincas morrer é profética, Rubião seguindo os passos do amo mesmo sem querer; mesmo odiando o seu fim.
A análise não é sobre um morto, tal como fora em Memórias Póstumas, mas sobre uma vida feita a partir da herança de um morto, e todas as pessoas que cruzam o seu caminho. Palha, eu realmente não esperava isso, era para você ser um ótimo amigo; Sofia, eu te adoro; Carlos Maria, PELO AMOR NÉ; Camacho me decepcionou tanto - tal como várias pessoas que apareciam, sugavam sua vida e desapareciam. Todos aqueles que jantavam com o falecido, ingratos.

Enfim, digo que é um livro chato porque queria saber da vida de Quincas - o outro Quincas pelo menos - e não de Rubião, porém é um ótimo livro. Capítulos exemplares, com 10 palavras. Releria e releria.
comentários(0)comente



kemi ð 13/03/2022

ao vencedor, as batatas
até que enfim acabou kkkkk, o livro não é ruim.. os personagens coadjuvantes são mais interessantes do que o protagonista.
Rubião é um chato, Palha um ingrato e Sofia não passa de uma maluca obcecada por se sentir desejada.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Giovanna 09/03/2022

um pouco maçante?
Confesso que esse não foi um dos meus livros preferidos de Machado, caso você queira começar a ler as obras dele eu recomendaria Dom Casmurro e não Quincas Borba.
Apesar do livro ter um linguajar um pouco rebuscado pro meu gosto, o que deixou a leitura um pouco maçante, a trama de Rubião foi bem intrigante (principalmente quando se trata da vida amorosa dele).
Esse livro contextualiza MUITO a sociedade brasileira da época de Machado e é bem interessante, e um pouco triste também, ver como as doenças mentais eram tratadas no séc XIX. Recomendo, mas só para aqueles que gostam de clássicos e do estilo machadiano de escrita.
comentários(0)comente



Helena 09/03/2022

É inegável que a obra não é fácil de ser lida e, por muitas vezes, necessitei recorrer ao bom e velho google para compreender determinadas palavras e expressões. Porém, este fato não torna o livro menos interessante, embora difícil e, em determinados momentos, maçante. "Quincas Borba" do célebre Machado de Assis é uma mistura de diversos temas que vão da crítica à burguesia até a análise da psiquê humana, sobretudo femina. Podemos nos encontrar nas diversas digressões dos personagens que envolvem a trama, desde a ambiguidade experienciada por Sofia ao se ver interessada em outros homens, mas não seguir adiante com o romance. Até a hipocrisia ao se deparar com situações de seu interesse: " é que os morros são doentios e as praias saudáveis " ( Análise do comportamento da esposa de Palha em relação ao cortejo de Rubião - morros - e José Maria - praias ). Além disso, fica clara a crítica à burguesia flamenguista do século XIX, uma vez que ela está centrada na figura de Palha que, enriquecido através da ajuda de Rubião, não se incomoda com o fato deste amar sua esposa. E na figura de José Maria, narcisista, que casa-se com Maria Benedita apenas para ter seu ego elevado.
comentários(0)comente



Natan 07/03/2022

Machado de Assis...
Machado de Assis é um gênio, ele não sabe escrever coisas ruins, só escreve obras maravilhosas, sou fã demais!
comentários(0)comente



1219 encontrados | exibindo 616 a 631
42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR