Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - Quincas Borba


1218 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


spoiler visualizar
Henrique965 02/10/2024minha estante
A amizade do Palha tem nome hoje em dia: "Networking". A gente formalizou a amizade baseada em interesses, doidera


Henrique965 02/10/2024minha estante
Realmente, também não entendi muito bem o nome do livro ser Quincas Borba, faria mais sentido ser Rubião talvez kk. Mas pode ser que o monótono cachorro sirva para confirmar a teoria de seu dono, mostrando que quase nada mudou na vida do cachorro antes e depois da morte de seu primeiro dono. Esse diria que o princípio humanitas permaneceu, e para o cachorro tanto faz o que aconteceu ao longo do livro. Inclusive, agora me veio que aquela frase dita pelo quincas borba (dono) de que esse permaneceria no cachorro depois de morrer tenha sentido não literal (de que o espírito do dono entrasse no corpo do cachorro), mas a ideia em si de seu dono permaneceria no cachorro, isso é, para o cachorro Quincas Borba nunca morreu, dá pra perceber isso inclusive em uma cena na qual o cachorro começa a misturar as imagens de Rubião e Quincas. O filósofo se tornou imortal na mente do cachorro- imortal mesmo, pois esse não teve conhecimento da morte de Rubião, vê-se isso no último capítulo, em que morre procurando o dono.




torquack 13/09/2024

Ao vencedor as batatas
É uma história muito interessante, se ignorarmos a linguagem mais de época usada aqui. A gente vê o declínio mental e moral de um homem ingênuo a partir do momento em que ele consegue subir na vida. O livro retrata a vaidade humana em diversas formas, desde "amizades" movidas a interesse, até mesmo o desejo de ser desejado ou desejos proibidos. Vários personagens nos são apresentados e, em sua maioria, são personagens com grandes falhas de caráter.

Não é uma leitura de entretenimento ou relaxamento, até porque os personagens nos gera um pouco de revolta ou desconforto. Mas, principalmente, não é uma leitura fluida, devido a linguagem da época, mas valeu a pena ler.
comentários(0)comente



Isabolladona 12/09/2024

No começo do livro, eu estava me sentindo um pouco perdida na história, porém da metade para o final, eu comecei a entender e me interessar pela história, no mais eu gostei bastante, mas não é um livro que eu leria para "me entreter".
comentários(0)comente



leituraselle 12/09/2024

Esse foi o primeiro livro que ouvi o audiobook e quando lia porque simplesmente não consegui ficar concentrada por muito tempo no livro.
?Li? para uma prova e sinceramente não gostei, obviamente o vocabulário é diferente pela época em que o livro foi escrito, mas o maior problema mesmo é que a história enrola muito e um livro que poderia ter 120 págs tem 360.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



mariposa.paixonada 08/09/2024

A história tem uma fofoca boa mas po ler Machado é difícil demais o cara de 1900 e pouco mds do céu uerj vc me paga.... foi mal Machado tendi nada
Godoyvitoriaa 08/09/2024minha estante
pior que é




geovana 08/09/2024

Muito maneiro!!
Cara, que livro massa! Precisei ler pro segundo exame de qualificação da UERJ e foi certeiro! Primeira obra de Machado, é um livro bem interessante com uma história que para uma segunda leitura posterior, consegue se mostrar mais deslumbrante do que o esperado
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Henrique965 02/10/2024minha estante
Você não tem q gostar da teoria do humanitas! KKKKKK é uma sátira de Machado que ilustra cientificismos como Darwinismo social e as ideias progressistas de época.


Henrique965 02/10/2024minha estante
Estranhamente Dr Camacho me lembrava Jaiminho o carteiro de Chaves




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Thiaguinho 06/09/2024

Ótimo
O enredo do livro é muito simples e os conflitos também. Contudo, a genialidade do autor na construção dos personagens torna a obra incrível.
comentários(0)comente



gics 05/09/2024

A moral da história é: nos tempos de hoje, se ele jogasse no jogo do tigrinho, ele teria perdido menos dinheiro.
comentários(0)comente



Maria22510 05/09/2024

Li por causa da uerj.
Os personagens sao os piores que Machado poderia ter escrito, estar na cabeca de cada um deles foi uma tortura pra mim. A única que eu gostei foi a dona Fernanda, ela é uma fofa, de resto todos ruins de personalidade e carater
Gostei da história só no início, depois foi so encheção de saco.
A escrita é cansativa e arrastada
comentários(0)comente



juliana2752 05/09/2024

Ao vencedor, as batatas!
Não recomendo começar por esse livro caso queira introduzir no mundo do clássicos.

a história é sem tantas emoções, exceto os últimos capítulos. ainda assim, é brilhante ver como, mesmo depois de anos, machado de assis é um escritor genial.
comentários(0)comente



Camily 05/09/2024

Massante e intrigante
Uma leitura que fiz obrigada por conta de uma prova, sendo extremamente chato e entediante. O qual fala sobre a meritocracia, como as pessoas são interesseiras e critica demasiadamente a burguesia.

O Rubião, protagonista, é um tapado, safado e burro sendo extremamente usado pela elite carioca. O mineiro é extremamente apaixonado pela Sofia, mulher de Palha que é outra safada e que é apaixonada por Carlos Maria, que é casado com sua prima Benedita. E sim, é uma confusão danada entre famílias e amigos.

Além do cachorro Quincas Borba que é extremamente intrigante e muito humanizado no livro. Foi o livro que mais demorei na minha vida, extremamente cansativo.

Enfim, realismo não é pra mim 1/5
comentários(0)comente



1218 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |