Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - Quincas Borba


1218 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


Karol 21/11/2021

Ao vencedor as batatas
Sem palavras, para a maestria da escrita. Assim, o tempo que eu demorei para terminar foi o mesmo que uma boa degustação ?. Enfim, é um livro necessário, para que entendamos um pouco sobre empatia humana: "Eia! chora os dois recentes mortos, se tens lágrimas. Se só tens riso ri-te! É a mesma coisa. O Cruzeiro, que a linda Sofia não quis fitar, como lhe pedia Rubião, está assaz alto para não discernir os risos e as lágrimas dos homens.".
comentários(0)comente



Guacira.GonAalves 15/04/2021

Já que sobre a genialidade de Machado de Assis não precisamos questionar, vamos falar sobre este objeto livro?
Esta minha edição foi dada pelo governo do Estado de São Paulo, em 2009, por conta do projeto Apoio ao Saber, da Secretaria da Educação. A iniciativa de trazer a leitura para a casa dos estudantes de baixa renda é muito boa, mas, por ser algo de distribuição gratuita, há também a necessidade de baratear custos.
Esta edição tem 174 páginas e uma diagramação apertada, com espaçamento justo entre linhas e fonte pequena. Tive muita dificuldade para ler porque minha vista cansa!
Mas a história do livro é legal, muito irônica. Tão irônica a ponto de me deixar confusa sobre ser ironia, ou não, vários momentos da história. Gostei muito da experiência, apesar de ainda preferir Dom Casmurro e Memórias póstumas de Brás Cubas.
comentários(0)comente



Let 27/08/2020

É um livro clássico de Machado de Assis que exige muito do leitor. É preciso atenção e concentração para poder captar os implícitos que o narrador deixa na história, detalhes essenciais para um pleno entendimento da obra.
comentários(0)comente



Dwarcy 13/07/2021

um livro bom
Li esse livro porque é exigido pela Fuvest, mas me surpreendi ao gostar da história.
Juntamente com Dom Casmurro, acho que esse livro é um clássico nacional que é de fácil leitura e que pessoalmente me cativou bastante até.
A coisa mais importante que eu vou tirar dessa leitura é que eu quero ter um cachorrinho pra colocar o nome dele de Quincas Borba.
comentários(0)comente



Milena 12/06/2020

Ao vencedor, as batatas!
"Quincas Borba" conta a trajetória de Rubião que, após a morte de seu amigo - filósofo do Humanitismo - Quincas Borba, se muda para o Rio de Janeiro com a herança e o cachorro (também Quincas Borba) deixados pelo amigo.
Machado de Assis, com sua brilhante genialidade, consegue envolver o leitor numa escrita acolhedora, recheada de metáforas e com belas citações.
Um livro que mistura romance, política, comédia e drama, capaz de prender o leitor mesmo com um enredo simples.
Recomendo!
gabrielareislr 12/06/2020minha estante
??




Monique 14/07/2020

Quincas Borba
É uma história triste e pesada.
Acho que é um período que os escritores da literatura estavam meio deprimidos, pois os finais costumam ser densos - ou o problema está em mim que tenho o psicologico fraco.

Quincas Borba, a princípio, é o personagem que a gente conhece em Memórias Postumas de Brás Cubas, mas também é o seu cachorro e bom companheiro, aquele por quem a pessoa tem muita estima e consideração.
Infelizmente, ele não dura muito e tudo passa para as mãos de Rubião, uma pessoa meio ingenua do interior e amigo de longa data. E a história se centraliza no que acontece a partir dai tanto com a herança deixada, quanto no destino dos personagens principais.

Acho que Machado de Assis estava influenciado por Gogol neste livro, só acho.

Quincas Borba, o cachorro, é o único personagem que realmente me interessa durante todo o narrar da novela, pois torço pelo seu bem-estar - o que nem sempre acontece e isso fragiliza meu psicologico.

Apesar de tudo, Rubião tem certa estima por ele e os dois permanecem juntos como companheiros.

Enfim, é uma história que ficou marcada para mim tanto pela influência que Gogol pode ter tido em Machado de Assis quanto por Quincas Borba - o cachorro.
comentários(0)comente



tina 09/08/2020

não posso dizer que é incrível, mas é um livro bom p conhecer uns personagens diferentes (e doidos haha). valeu a pena
comentários(0)comente



Rosiane.Jesus 12/08/2021

Quincas Borba
Quincas Borba foi um filósofo, possuidor de uma grande fortuna. Após sua morte deixou tudo para Rubião seu cuidador e “amigo”, que desde o princípio já tinha interesses na herança.
Assim como em Dom Casmurro, em Quincas Borba, Machado faz uma crítica à sociedade e aos modos burgueses de serem ‘merecedores’ de tudo de melhor que sempre usufruíam.
Adepto da filosofia do Humanitismo em que sempre haverá um grupo de pessoas fortes que para alcançarem seus objetivos, aproveitaram-se dos mais fracos.
Assim dar-se início a história de Rubião.
comentários(0)comente



juliajunq 23/05/2021

Livro maravilhoso
É difícil descrever a obra de Machado de Assis por toda sua complexidade, mas acho que o que merece sempre destaque é sua atemporalidade e suas críticas sutis. O livro, ao contrário do que parece, não é de modo algum uma continuação de Memórias Póstumas, apresentando um conflito completamente diferente e abordando temas distintos. No geral, gostei bastante. Recomendo muito.
comentários(0)comente



antonioneto25 18/06/2024

Romance entre os famosos "Memórias Póstumas de Brás Cubas" e "Dom Casmurro", Quincas Borba traz como personagem principal o professor Rubião que recebe toda a herança de Quincas Borba, um filósofo que foi grande amigo de Brás Cubas. Rubião herda toda a herança com a condição de cuidar do cão do filósofo, de nome Quincas Borba. O professor Rubião deixa a sua cidade Barbacena e vai até o Rio de Janeiro provar da vida burguesa das cidades grandes, conhecendo grandes figuras e entre elas, sua amada Sofia, mulher de Palha, seu primeiro amigo do Rio de Janeiro.
comentários(0)comente



misy 21/04/2021

"aos vencedores, as batatas!"
quando li esse livro, achei muito entediante e não entendi as referências e ironias que machado colocou nessa história. pela minha ignorância, achei esse livro bem chatinho. mas, após ver os vídeos do canal no youtube "ler antes de morrer", entendi as críticas tão a frente de seu tempo e comparações/metáforas utilizadas nos personagens.
nunca pensei que rubião seria o personagem principal. na história, ele vira herdeiro de um filósofo chamado quincas borba e passa de bajulador à alguém rico, que conseguiu fortuna sem mesmo se esforçar. nesse ponto, o autor critica a meritocracia e até mesmo coloca o conto das duas tribos que disputam batatas. é algo realmente inovador. não é atoa que machado de assis é considerado um ícone da literatura brasileira.
para mim, a melhor parte é sempre quando o quincas (o cachorrinho) aparece. apesar de sempre sofrer violência e ao mesmo tempo carinho pelo seu atual dono, o rubião, o animal, puro e amigável, sempre está presente.
quanto ao palha e a sofia, só mostra a hipocrisia da sociedade da época. palha aproveitava da sua esposa e era um interesseiro. rubião também era uma pessoa horrível e obcecado por sofia. os personagens realmente são detestáveis ? o único que salva é o quincas dog :)
por fim, achei linda as comparações no decorrer do livro entre a lua e as estrelas. também gostei que o narrador, em terceira pessoa, estava sempre interagindo com o leitor, de forma humorística e até mesmo sarcástica.
minha nota na verdade só foi essa por causa da experiência que tive lendo. mas, ao aprofundar-me melhor nos significados que descobri vendo análises no youtube, com certeza é um livro muito bom, principalmente para aquela época.
Camila.Diasas 21/04/2021minha estante
"Quintas dog" ??




spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Shirley.Peixe 19/04/2021

Machado, te admiro!
Que livro incrível! Quantas camadas e ironias.
A frase clássica da obra conduz, realmente, todo o significado da história e acompanhar análises como a da Isa do "Ler Antes de Morrer", tornou ainda mais evidente o brilhantismo.
Gostei muito!
Bru_souza 19/04/2021minha estante
Vc assistiu a análise do livro primeiro? Recomenda pra quem não é acostumada com a leitura de clássicos?


Shirley.Peixe 19/04/2021minha estante
Ela fez uma LC. Têm vídeos de discussão de várias etapas do livro.
Acho que a parte mais complicada é o vocabulário mesmo, mas dá pra acompanhar sim, ainda mais com os vídeos da Isa.


Bru_souza 19/04/2021minha estante
Oh que máximo! Obrigada.




1218 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR