Os Sofrimentos do Jovem Werther

Os Sofrimentos do Jovem Werther Goethe




Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther


1671 encontrados | exibindo 691 a 706
47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 |


Ivania 18/12/2022

Clássico
Intenso e destruidor, assim como eu esperava. Estudei a obra durante o ensino médio, mas nunca havia lido de fato. Hoje entendo a intensa comoção que o lançamento do livro representou.
comentários(0)comente



Livia1160 16/12/2022

Desastres românticos
Por ser um livro de escola e antigo não esperava muito mas é uma leitura boa. É escrito por cartas então é bem rápido de ler.
Conta a história de um homem dependente da mãe que muda de cidade à procura de trabalho e acaba se apaixonando por uma mulher prometida.
Muito gostoso de ler!
Palavras chave: conflitos, depressao, amor platônico, promessas, amizades perigosas, mortes?
comentários(0)comente



Aimee.Eduarda 15/12/2022

Leia com o olhar correto
Nunca pensei que eu gostaria de ler tanto esse livro, como estudante de Psicologia sempre procuro leituras que vão me agregar na interpretação do que é o ser humano, do que ele costuma viver, e como se sente.
Sem dúvida nenhuma, é preciso ler este livro com olhar correto, pois ele responde a todas essas questões. Mas cabe ao leitor ter o discernimento de saber qual era o objetivo do autor ao escrever essa obra.
E eu particularmente acho, que todas as extravagâncias, melancolia, sofrimento, paixão desenfreada, se for olhada com o olhar romanesco e infantil levar o leitor a ter uma interpretação errada de quem era Werther e do que ele significa. Se a paixão do coração for aquilo que mover aquele que lê, ele não entenderá a profundidade do que Goethen tentou passar com esse personagem.
Mas se ele tiver a prudência de olhar este jovem, examinar a sua vida, e das pessoas que lhe cercam, assim como de perceber o triste fim que viver dissolutamente resultou para esse personagem, Com certeza esse leitor se satisfará e entenderá o porquê do fim que ele teve.
Ouso dizer que seria impossível haver outro fim juntando todas as características desse personagem principal e das circunstâncias que lhe rondaram, pois ele colocou o sentido de sua vida completamente nas mãos de uma pessoa que ele não tinha um compromisso amoroso e que era destinada a outro. Além disso, dentro de si não havia justiça, hombridade, nem sentimentos nobres que pudessem fazer ele vislumbrar uma nova atitude frente as resoluções que estavam perante a sua vida.
Sei que essa realidade é bem latente, principalmente nos dias de hoje. Eu gostaria muito que mais pessoas lessem esse livro, pudessem compreender dessa forma, e que eu conseguisse verdadeiramente não apenas ler, mas aplicar isso na minha vida.
Como Machado de Assis disse, levar a vida com menos romanescos.
comentários(0)comente



Nayara364 14/12/2022

de tirar o fôlego
Resenha em: https://textosexpressao.news.blog/2022/12/16/resenha-os-sofrimentos-do-jovem-werther-e-uma-obra-poetica-e-melancolica-que-encanta-os-leitores-devido-a-sua-natureza-romantica/

Os sofrimentos do jovem Werther marca o início do romantismo na literatura, a escrita é doce, melancólica e apresenta as características do estilo, idealização da mulher amada, sentimentalismo e a natureza refletindo os sentimentos da personagem. O livro é em formato de epígrafe com as cartas e no fim uma narrativa chamada de 'o editor ao leitor'.
Sobre o livro as primeiras páginas são um pouco mais lentas devido a contextualização do novo local nas cartas, após o encontro de Werther com Charlotte a história e as cartas começam a dar corpo à narrativa. Werther escreve as cartas contando sobre sua paixão ao amigo e deixa claro como é sentimentalista e melancólico em determinados momentos, a reciprocidade nos sentimentos não foram apresentadas porque Charlotte era noiva de outro homem, um dos trechos que eu gosto e que demonstra os sentimentos do personagem é "... quando Charlotte subiu a escada, tive o desejo de me ajoelhar aos seus pés como ante um profeta que tivesse acabado de redimir os pecados do seu povo.".
Apesar dessa natureza romântica, na minha visão Werther é um rapaz imaturo e que idealiza a amada, a impressão que se dá é que ele só a ama porque é impossível de tê-la. Acredito que se eles ficassem juntos Werther teria se entediado como a monotonia de um amor ou se decepcionado quando Charlotte não correspondesse as suas expectativas.
Voltando a narrativa, a poesia e a beleza em que Werther conta seus sentimentos e suas emoções prendem o leitor, seu final trágico, ao perceber que nunca teria a mulher amada, é angustiante e alerta, nos duas atuais, sobre como lidar com as emoções intensas.
comentários(0)comente



Rodrigo1185 14/12/2022

"Mais de uma vez me embebedei, minhas paixões nunca estiveram longe da demência, e não me arrependi de nenhuma das coisas que fiz, pois graças a elas pude compreender, por experiência própria, como todos os homens extraordinários que levaram a cabo alguma coisa grande, alguma coisa reputada impossível, desde sempre foram declarados ébrios e dementes..."
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



giovanna65 09/12/2022

3,5/5
Os sofrimentos do jovem Werther me decepcionou um pouco, apesar de ser um livro até que fácil de ser lido é muito bonito, as vezes a leitura se torna cansativa. O final já era meio que esperado.
comentários(0)comente



Cintia295 08/12/2022

Que livro, escrita, como o próprio nome diz é muito sofrimento para uma pessoa talvez com depressão? Não sou médica para dar diagnóstico.
Algumas passagens fiquei com muita dó do personagem, outras deu uma raivinha, mas logo via seu sofrimento.

"Afinal, o que eu sei, qualquer um é capaz de saber - mas só eu sou portador deste coração".

Ou seja só ele sabia sua dor, seu sofrimento, seu amor, suas angústias, seus medos, decepções, confusão.
comentários(0)comente



casviaa 07/12/2022

Sim, sim, sou apenas um viajante, um peregrino sobre a face da terra! Mas e vocês, por acaso são algo a mais do que isso?
comentários(0)comente



Dri 04/12/2022

Triste e impactante
Excelente edição, com ótima tradução e textos de apoio. No início me senti impaciente com as lamentações do jovem Werther, mas com o desenvolvimento da trama fui sendo absorvida por seus questionamentos e descontentamentos com a vida, a sociedade e suas regras. No final, senti todo o impacto da obra, não só pelo desfecho em si, mas pela condução magistral do escritor de tudo o que levou ao ato final. Sensacional, inesquecível, um verdadeiro clássico. A excelente biografia ao final do texto fecha perfeitamente a leitura da obra desse gênio. O texto de apoio de um psiquiatra foi de extrema importância para o entendimento completo da obra.
comentários(0)comente



Cleberson 03/12/2022

Diário sofrido, diário dolorido
É um livro que vai ser daqueles que tem muitas pessoas odiando ou amando, a escrita meio nebulosa até tem um charme de verdade com a realidade de muitas pessoas.

Mais talvez isso não atraia tanta gente.
Talvez por eu não ter compreendido bem a essência e objetivo do livro, foi um dos que menos gostei até então no ano de 2022.

Claro que : os ares melódicos e palavras técnicas dão uma sensação de um livro culto, mais será que isso é suficiente para prender a atenção?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



maria18771 03/12/2022

Uma ótima leitura
talvez essa leitura não tenha sido muito proveitosa por conta do momento em que eu li ? uma época difícil e que ainda ?tava somada com a ressaca literária, mas não posso negar que a característica narrativa do Goethe é ótima. mesmo com a gramática rebuscada e todos os contratempos pessoais, eu consegui aproveitar o desenrolar da história razoavelmente bem.

também não posso deixar de citar que o pano de fundo da realidade que molda a história é incrível de se ler e também agrega muita coisa na história. Von Goethe é de fato uma lenda, e além disso teve uma vida extremamente interessante de se ler sobre.
comentários(0)comente



Samuel.Moreira 03/12/2022

?Quando sentimos falta de nós mesmos, tudo nos faz falta.?
Este é um livro que provavelmente farei diversas releituras. Mas que tive dificuldade de ler. A forma como Werther cada vez mais perde as coisas que são mais importantes para si e deixa de ser a pessoa que conhecemos no início do livro é simplesmente desolador.

É lindo ver a forma como ele descreve a natureza, como quando ele descreve um jardim, feito pelas mãos de um homem que possui um coração sensível, ou também como um local que ele julga melancólico se torna um lugar cheio de vida por conta de determinada situação, como o caso do local preferido dele, onde conhece uma moça e seus filhos, e com eles coleciona boas memórias. A meu ver, esses são os momentos em que Werther de fato estava feliz, e não quando ele conhece e passa a gostar de Lotte. O que se confirma com o tempo durante o livro, que toda vez que ele desfrutava da natureza ou da companhia de pessoas boas o tempo estava ensolarado e toda vez que ele tinha um problema com Lotte, está nublado ou chuvoso, até o seu fim, onde a pequena cidade que ele tanto gosta é acometida por uma tempestade tão forte que acaba tendo uma enchente.

É ótimo também ver a forma que ele fala do coração humano, e aqui eu não pude deixar de lembrar da forma como Joseph Conrad retrata o coração humano em sua obra ?Coração das Trevas?, em que ele afirma que caso o coração não seja corrompido, ele é preenchido com amor e esperança. Aqui não foi diferente, até porque, Werther tinha esperanças com Lotte até o último momento, ele se foi acreditando que ela o amava e que em uma vida seguinte, eles poderiam estar juntos de alguma forma.

Apesar de Werther não ser um exemplo a ser seguido, eu acredito que há muito que pode ser extraído de seus pensamentos, já que sua forma de enxergar a vida, as pessoas e a natureza são formas de felicidade genuína, é simplesmente uma pena que ele não tenha percebido isto e se deixou levar pela desilusão.
comentários(0)comente



1671 encontrados | exibindo 691 a 706
47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR