Aimee.Eduarda 15/12/2022
Leia com o olhar correto
Nunca pensei que eu gostaria de ler tanto esse livro, como estudante de Psicologia sempre procuro leituras que vão me agregar na interpretação do que é o ser humano, do que ele costuma viver, e como se sente.
Sem dúvida nenhuma, é preciso ler este livro com olhar correto, pois ele responde a todas essas questões. Mas cabe ao leitor ter o discernimento de saber qual era o objetivo do autor ao escrever essa obra.
E eu particularmente acho, que todas as extravagâncias, melancolia, sofrimento, paixão desenfreada, se for olhada com o olhar romanesco e infantil levar o leitor a ter uma interpretação errada de quem era Werther e do que ele significa. Se a paixão do coração for aquilo que mover aquele que lê, ele não entenderá a profundidade do que Goethen tentou passar com esse personagem.
Mas se ele tiver a prudência de olhar este jovem, examinar a sua vida, e das pessoas que lhe cercam, assim como de perceber o triste fim que viver dissolutamente resultou para esse personagem, Com certeza esse leitor se satisfará e entenderá o porquê do fim que ele teve.
Ouso dizer que seria impossível haver outro fim juntando todas as características desse personagem principal e das circunstâncias que lhe rondaram, pois ele colocou o sentido de sua vida completamente nas mãos de uma pessoa que ele não tinha um compromisso amoroso e que era destinada a outro. Além disso, dentro de si não havia justiça, hombridade, nem sentimentos nobres que pudessem fazer ele vislumbrar uma nova atitude frente as resoluções que estavam perante a sua vida.
Sei que essa realidade é bem latente, principalmente nos dias de hoje. Eu gostaria muito que mais pessoas lessem esse livro, pudessem compreender dessa forma, e que eu conseguisse verdadeiramente não apenas ler, mas aplicar isso na minha vida.
Como Machado de Assis disse, levar a vida com menos romanescos.