Ingrid 29/11/2022Resenha - Os Sofrimentos do Jovem Werther“Os Sofrimentos do Jovem Werther” foi um livro que comecei a ler no momento errado. Quando comecei, estava em ressaca literária.
Depois que voltei a ler, passada a ressaca literária, quase um mês depois, a leitura fluiu muito bem. Então, se você não estiver em um momento negativo, com certeza essa será uma boa leitura, que traz muitas reflexões e que flui bem. A escrita do autor não é tão rebuscada quanto eu imaginava.
O livro é um romance epistolar, que consiste em uma história feita por meio de cartas. E a forma que o autor escreveu foi muito interessante, pois as cartas eram curtas, o que tornou a leitura mais fluida, além de estarem sendo enviadas ao seu amigo Willhelm, que não conhecemos, então deixa uma curiosidade.
Ademais, nosso protagonista, Werther, realmente traz uma melancolia desde suas primeiras cartas. E ele é um dos personagens mais românticos e apaixonados pela leitura que já li na vida.
“É como o amor. Um jovem coração que está totalmente preso a uma moça passa todas as horas do dia com ela, desperdiça todas as suas forças, todo o seu patrimônio, para provar, a todo momento, que está entregue por inteiro a ela.”
Vale ressaltar que Werther provavelmente tinha algum nível de depressão. Talvez desde o começo da história tivesse essa disposição, e depois que conheceu sua amada Lotte, que era inalcançável, foi desenvolvendo a doença ainda mais.
“Descontentamento e desprazer sempre fincaram raízes profundas na alma de Werther, e se emaranharam cada vez mais fortemente, tomando conta, por fim, de todo o seu ser pouco a pouco.”
Acho que nunca vi um personagem tão apaixonado e sofrendo por conta dessa paixão. E Lotte realmente é uma pessoa maravilhosa, que atrai tudo de bom com sua aura angelical. E seu noivo, Albert, também é um personagem interessante, com sua proximidade com Werther, mesmo sabendo de sua paixão.
site:
https://www.instagram.com/ingridbeatrizbs/