heloisa.nas 28/07/2023O sofrer do amar e não ser amado??Eu tenho tanto, e o sentimento por ela consome tudo; eu tenho tanto, e sem ela tudo isso se torna nada.?
"O sofrimento do Jovem Werther" é um livro em formato epistolar (cartas) em que Werther, escreve para seu amigo em uma viagem, como acabou se apaixonando perdidamente por Charlotte (a querida ja tem marido) kqkakakakaka
Acontece que Lotte, cagou pro *comedor de casada*, e por não poder ter a amada para si, até o final do livro, Werther sofre de tal forma a desejar a própria morte.
As vezes fiquei com raiva de Werther por ser tão tolo e emocionado. Só via beleza em tudo, e nunca fez tanto sentido "o amor é cego." Mas no geral fiquei com dó dele, pois tudo que ele almeiava e desejava, nunca poderia ter. Por mais que tivesse criado uma fantasia de que sim, bastou ver Lotte com o marido para degringolar.
Mas o livro em si tem um tema muito legal. O desejo de ter alguém que não pode. Seria justamente por isso que Wether fica tão obcecado por Lotte? No começo do livro ele se encontra num êxtase de amor, e até o seu fim se vê emocionado por respirar no mesmo mundo em que amada. Ele fica doido real.
Se eu fosse Charlotte acho que eu endoidava também, mas de medo de ele fazer algo com ela. Assim como defendeu o assasino que matou a viúva, pois se ele não poderia tê-la, ninguém mais poderia também.
?às vezes não entendo como outra pessoa pode amá-la, tem autorização para amá-la, já que eu só a ela amo, tão no íntimo, tão plenamente, não conhecendo, não sabendo, nem tendo mais nada além dela.?
No lugar de Chatlotte eu ficaria louca. Mas e no lugar de Werther? Se eu conhecesse alguém que eu amasse com todo o meu ser e essa pessoa não retribuísse? ah quantos Wether?s o mundo já teve e está fadado a ter?
?-Meu amigo ? exclamei. ? O homem é o homem, e o pouco de razão que alguém possuir terá pouca ou nenhuma importância quando grassa a paixão e nos acuam os limites da humanidade.?
Também é interessante ver ele começando a pensar em morte, a partir de 30% do livro. A ideia vai arraigando na cabeça dele até que após tantos desentendimentos com a própria vida, ele não se vê mais o porque de acordar. Assim com um sofrimento tamanho por não ver sentido em sua existência além de amar aquela da qual não pode amar, Wether decide por um fim a própria vida.
?À noite traço o plano de aproveitar o nascer do Sol, mas não consigo sair da cama; de dia, espero poder me alegrar com a luz da Lua e fico dentro do meu quarto. Não sei ao certo por que levanto e por que vou dormir.?
Curiosidade: houve uma onda de suicídios na época em que o livro saiu, de pessoas vestidas igual a Werther, e o exemplar foi proibido em diversos países.
?He's in the room
Your opal eyes are all I wish to see
He wants what's only yours
Oh, goddamn
My pain fits in the palm of your freezing hand
Taking mine, but it's been promised to another
?
Oh, I can't
Stop you putting roots in my dreamland
My house of stone, your ivy grows
And now I'm covered
?
How's one to know?
I'd live and die for moments that we stole
On begged and borrowed time
So tell me to run
Or dare to sit and watch what we'll become
And drink my husband's wine?
~Ivy - Taylor Swift