O Alienista

O Alienista Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - O Alienista


4269 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


Viviane.Fonseca 11/11/2020

Quem é louco?
O que é a loucura? Quais atitudes indicam que alguém é louco? A loucura é reversível?
Machado de Assis nos apresenta o médico "Simão Bacamarte" e sua sede pelo estudo científico da loucura, a qual se torna descontrolada com a inauguração da Casa Verde, uma espécie de hospício.
Leitura muito inteligente e divertida!
Jamile.Almeida 11/11/2020minha estante
Amo essa novela!!!!!




Joshua 14/01/2024

A literatura de Machado sempre me chamou a atenção por ser clássico. Não sabia por onde começar, considerando que havia tantos. Tirando os mais clássicos, contados no vestibular, esse foi um acerto para eu começar.

O texto te prende e a história é excelente. O alienista é irônico, não só o personagem mas toda a história.
Joshua 14/01/2024minha estante
Um adendo importante é que nessa edição, há alguns desenhos feitos por Portinari, que auxiliam muito o texto, fora que são lindos.




vit 13/09/2023

Cheguei a conclusão de que preciso ler mais clássicos, muitas palavras que eu não conhecia, obviamente, mas isso não impediu a fluidez da história. Muito bom, dei ótimas risadas e algumas reflexões.
Josivan 13/09/2023minha estante
" o alienado na verdade era o alienista". Amo essa frase ( claro que o alienista teve um final bem triste)




paloma 01/03/2021

Machado de Assis dispensa apresentações, mesmo assim deixo aqui algumas informações: Machadão é conhecido como um autor realista, mas que começou sua produção literária como autor romântico. Fase primeira considerada como imatura de sua produção, onde ainda é possível observar certa tendência ao sentimentalismo. Rompe com essa fase em definitivo ao publicar Memórias Póstumas de Brás Cubas e o “O Alienista”, obra posterior, é considerada realista! É também considerada e tratada pelo autor como um Conto, atualmente, é vista por muitos como uma novela, devido seu tamanho.

O conto se ambienta no Brasil Colonial e se passa em uma cidade do interior do Rio de Janeiro, Itaguaí. Dr. Simão Bacamarte, médico renomado fora do Brasil, alienista/psiquiatra, resolve traçar a fronteira entre o normal e o anormal na mente humana, para isso abre um manicômio conhecido como “Casa Verde” na pequena cidade. A ironia machadiana é algo BEM presente neste livro, e fica evidente na escolha da esposa feita por Simão, que escolhe D. Evarista não por amor, não por sua beleza, mas por seus atributos físicos que cientificamente garantiriam filhos saudáveis e com bons atributos físicos, o que não aconteceu, pois eles não conseguiram ter filhos e o nome da família Bacamarte morreu com Simão. A ironia se faz presente também através de críticas tecidas ao positivismo, ao cientificismo e até a Revolução Francesa. Ao exemplo de Dr. Bacamarte que tenta delinear os limites da sanidade e da loucura, Machadão busca demonstrar que os “padrões” impostos, seja por discursos morais, religiosos, judiciais, governamentais e saberes científicos, podem ser anulados, invertidos e não carregam em si uma verdade universal.

Por fim, não poderia deixar de elogiar essa edição MARAVILHOSA e de EXCELENTE qualidade produzida pela Antofágica, bem como todas outras da editora! A edição é feita em versão pocket, com a capa dura, folhas amareladas, notas de rodapé, boa diagramação, contém ainda ilustrações de Candido Portinari e vem com o famoso cartão postal da cidade Antofágica! Ainda há críticas que muito ajudam o leitor em sua experiência com o livro, são elas:
- Apresentação (Luisa Clasen - Youtuber, formada em cinema);
- O Alienista, Crônica do Brasil em Crise (Rogério Fernandes dos Santos - Doutor em Letras com tese sobre o romance machadiano);
- A Valsa dos Loucos (Daniela Lima - Filósofa e pesquisadora da obra de Michel Foucault).
Luciane83 02/03/2021minha estante
Que resenha! Adorei. ????




anamagioni 13/07/2023

Estou em um processo de entrar no mundo dos clássicos, principalmente na literatura machadiana.

Decidi então ler o alienista, um livro curto com uma premissa bacana pra poder iniciar na obra do machado de assis. O livro em si é legal mas me perdi em algumas partes e a escrita é complicada de acompanhar, com jeitos de escrever e uso de vocabulários que eu não to acostumada. No geral achei que foi uma boa porta de entrada pra esse mundo.
Sabrina758 13/07/2023minha estante
Tenta ler pelas edicoes da panda books, são perfeitas de anotacoes complementares. E a edicao em si tb é linda ??




Kay 02/03/2021

O Alienistra me surpreendeu bastante. Por algum motivo, achei que seria chato e difícil de entender, mas foi um livro bastante leve e divertido e sobre um assunto super atual e pertinente. Foi muito interessante acompanhar as diferenças e contradições pelas quais a história passa até chegar ao final. Uma leitura rápida, legal e importante, super indico!
apleituras 05/03/2021minha estante
Vc faz tudooo amiga




Maria.Clara 14/05/2021

O que define ser louco?
Desde criança sou apresentada ao Machado de Assis, mas nunca entendia a magnificência das suas obras, deixava elas para um futuro próximo. Uma delas foi O Alienista, com palavras difíceis de ser entendidas, pode ser que muitas pessoas não consiga entender o quão bom esse livro é. Aqui, a gente tem o Dr. Simão Bacamarte, um homem que acredita plenamente na ciência e apenas na ciência. Confesso que foi impossível não fazer comparações as pessoas de hoje, que acreditam que apenas a ciência é certa e que ela nunca poderá errar.
Enfim, Machado ele nos leva a pensar nessa obra sobre o que define ser louco, qual é o limite da loucura e quem pode definir esse limite. Essa leitura fluiu muito bem pra mim depois que tive um pouco de conhecimento para entendê-la. Com certeza, um livro onde leva você a refletir e a ter um certo ódio pelo ceticismo do personagem principal, mas sabendo que esse personagem se repete em varias pessoas que vive nesse tempo, por isso, acabo considerando essa obra atemporal e bem a frente do seu tempo, assim como todas as outras obras machadianas que vale uma releitura e uma chance de ser compreendida com mais conhecimento e mais atenção.
Maddu 14/05/2021minha estante
Compartilho da mesma opinião! Definitivamente um livro atemporal, com uma escrita e fluidez fenomenal.




orul82 09/03/2021

Sinceramente eu não achei chato, o real é que o Bacamarte me intrigou a leitura inteira. É um texto um pouco fora do costume de leitura e gramática que sou acostumada mas ainda assim foi muito envolvente.

Até agora não sei o que dizer, senti ambiguidade o tempo todo, até a narração me parecia duvidosa, não sei dizer se estavam todos em Itaguaí sãos ou fora do juízos. Os tais boatos que o próprio alienista era o verdadeiro louco, até a decisão dele me faz pensar que na verdade a pirada sou eu. Não consigo chegar a uma conclusão.
Só que ele me intrigou aos montes.
Gabiii 10/03/2021minha estante
Foi minha primeira leitura de Machado de Assis, isso no Ensino Médio. Não é "extraordinário" ou muito difícil, achei até uma boa forma de começar a ler os livros dele :D




Raissa.Oliveira 10/03/2021

O alienista
Esperava mais, mas até que gostei, acho que nao entendi muito bem o livro, nao me envolvi tanto
Vini o + cria 11/03/2021minha estante
kkkkkkkkkkkk




OGarotoDoAnuncio 15/03/2021

Não Consegui Entrar na história
Terminei de ler esse livro, mas sinto que eu não consegui entender verdadeiramente o que o autor quis passar, um dia distante eu pretendo ler de novo, mas por enquanto, eu dou 3 estrelas pois o que eu entendi da história foi o bem básico mesmo
caio.lobo. 17/03/2021minha estante
Não se preocupe, começou bem. Um dia vc vai entender essa obra e outras muito mais difíceis. Parabéns




Raphaella39 19/03/2021

O livro é escrito com um português antigo e literário, logo, a leitura pode ser, por vezes, dificultada. Apesar dos hipérbatos, palavras desconhecidas e outras particularidades, é possível compreender tudo o que está acontecendo. A história contada é incrível, vale a pena conhecer a obra.
Denise 19/03/2021minha estante
Concordo. Apesar de certa dificuldade, vale a pena ler. Eu gostei muito.




spoiler visualizar
João Toledo 23/04/2021minha estante
Portais de Livro, contratem esse cara.




Nívea 26/04/2021

Tive que ler por causa da escola. Não tenho o que dizer, não faz meu tipo de leitura.
Monique 26/04/2021minha estante
No tempo do colégio, eu também não gostava desses clássicos. Até hoje tenho um pouco de relutância.




Rafa 03/08/2023

Romance que pode servir como crítica ao estado de sanidade mental que vivemos atualmente!
“Não se sabia já quem estava são, nem quem estava doido.”

A genialidade impactante de Machado de Assis por muitas vezes, pode acabar afastando leitores, por se sentirem imensamente inferiores à riqueza de prosa exposta nas páginas escritas pelo autor. Confesso que sempre tive esse receio, mas rapidamente quando mergulho novamente no texto me encanto por toda ironia, analogias e palavras rebuscadas colocadas precisamente em cada frase. Tudo no seu devido lugar, tal qual em Itajaí, onde os "doudos" ficavam na Casa Verde e os sãos ficavam livres: será?

A determinação do protagonista, Simão Bacamarte, um cientista acadêmico convicto, dotado de um vasto potencial de inteligência, passa à dedicar sua vida inteira ao projeto de estudo da sanidade mental das pessoas em sua cidade.

Romance que pode servir como crítica ao estado de sanidade mental que vivemos atualmente!
Rafa 03/08/2023minha estante
Como comentário: a frieza social de Simão Bacamarte a vocação puramente científica em seus atos, me remeteu à Sherlock Holmes.




4269 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR