paloma 01/03/2021
Machado de Assis dispensa apresentações, mesmo assim deixo aqui algumas informações: Machadão é conhecido como um autor realista, mas que começou sua produção literária como autor romântico. Fase primeira considerada como imatura de sua produção, onde ainda é possível observar certa tendência ao sentimentalismo. Rompe com essa fase em definitivo ao publicar Memórias Póstumas de Brás Cubas e o “O Alienista”, obra posterior, é considerada realista! É também considerada e tratada pelo autor como um Conto, atualmente, é vista por muitos como uma novela, devido seu tamanho.
O conto se ambienta no Brasil Colonial e se passa em uma cidade do interior do Rio de Janeiro, Itaguaí. Dr. Simão Bacamarte, médico renomado fora do Brasil, alienista/psiquiatra, resolve traçar a fronteira entre o normal e o anormal na mente humana, para isso abre um manicômio conhecido como “Casa Verde” na pequena cidade. A ironia machadiana é algo BEM presente neste livro, e fica evidente na escolha da esposa feita por Simão, que escolhe D. Evarista não por amor, não por sua beleza, mas por seus atributos físicos que cientificamente garantiriam filhos saudáveis e com bons atributos físicos, o que não aconteceu, pois eles não conseguiram ter filhos e o nome da família Bacamarte morreu com Simão. A ironia se faz presente também através de críticas tecidas ao positivismo, ao cientificismo e até a Revolução Francesa. Ao exemplo de Dr. Bacamarte que tenta delinear os limites da sanidade e da loucura, Machadão busca demonstrar que os “padrões” impostos, seja por discursos morais, religiosos, judiciais, governamentais e saberes científicos, podem ser anulados, invertidos e não carregam em si uma verdade universal.
Por fim, não poderia deixar de elogiar essa edição MARAVILHOSA e de EXCELENTE qualidade produzida pela Antofágica, bem como todas outras da editora! A edição é feita em versão pocket, com a capa dura, folhas amareladas, notas de rodapé, boa diagramação, contém ainda ilustrações de Candido Portinari e vem com o famoso cartão postal da cidade Antofágica! Ainda há críticas que muito ajudam o leitor em sua experiência com o livro, são elas:
- Apresentação (Luisa Clasen - Youtuber, formada em cinema);
- O Alienista, Crônica do Brasil em Crise (Rogério Fernandes dos Santos - Doutor em Letras com tese sobre o romance machadiano);
- A Valsa dos Loucos (Daniela Lima - Filósofa e pesquisadora da obra de Michel Foucault).