O Alienista

O Alienista Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - O Alienista


4269 encontrados | exibindo 286 a 301
20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 |


Maria.Clara 14/05/2021

O que define ser louco?
Desde criança sou apresentada ao Machado de Assis, mas nunca entendia a magnificência das suas obras, deixava elas para um futuro próximo. Uma delas foi O Alienista, com palavras difíceis de ser entendidas, pode ser que muitas pessoas não consiga entender o quão bom esse livro é. Aqui, a gente tem o Dr. Simão Bacamarte, um homem que acredita plenamente na ciência e apenas na ciência. Confesso que foi impossível não fazer comparações as pessoas de hoje, que acreditam que apenas a ciência é certa e que ela nunca poderá errar.
Enfim, Machado ele nos leva a pensar nessa obra sobre o que define ser louco, qual é o limite da loucura e quem pode definir esse limite. Essa leitura fluiu muito bem pra mim depois que tive um pouco de conhecimento para entendê-la. Com certeza, um livro onde leva você a refletir e a ter um certo ódio pelo ceticismo do personagem principal, mas sabendo que esse personagem se repete em varias pessoas que vive nesse tempo, por isso, acabo considerando essa obra atemporal e bem a frente do seu tempo, assim como todas as outras obras machadianas que vale uma releitura e uma chance de ser compreendida com mais conhecimento e mais atenção.
Maddu 14/05/2021minha estante
Compartilho da mesma opinião! Definitivamente um livro atemporal, com uma escrita e fluidez fenomenal.




Kay 02/03/2021

O Alienistra me surpreendeu bastante. Por algum motivo, achei que seria chato e difícil de entender, mas foi um livro bastante leve e divertido e sobre um assunto super atual e pertinente. Foi muito interessante acompanhar as diferenças e contradições pelas quais a história passa até chegar ao final. Uma leitura rápida, legal e importante, super indico!
apleituras 05/03/2021minha estante
Vc faz tudooo amiga




anamagioni 13/07/2023

Estou em um processo de entrar no mundo dos clássicos, principalmente na literatura machadiana.

Decidi então ler o alienista, um livro curto com uma premissa bacana pra poder iniciar na obra do machado de assis. O livro em si é legal mas me perdi em algumas partes e a escrita é complicada de acompanhar, com jeitos de escrever e uso de vocabulários que eu não to acostumada. No geral achei que foi uma boa porta de entrada pra esse mundo.
Sabrina758 13/07/2023minha estante
Tenta ler pelas edicoes da panda books, são perfeitas de anotacoes complementares. E a edicao em si tb é linda ??




paloma 01/03/2021

Machado de Assis dispensa apresentações, mesmo assim deixo aqui algumas informações: Machadão é conhecido como um autor realista, mas que começou sua produção literária como autor romântico. Fase primeira considerada como imatura de sua produção, onde ainda é possível observar certa tendência ao sentimentalismo. Rompe com essa fase em definitivo ao publicar Memórias Póstumas de Brás Cubas e o “O Alienista”, obra posterior, é considerada realista! É também considerada e tratada pelo autor como um Conto, atualmente, é vista por muitos como uma novela, devido seu tamanho.

O conto se ambienta no Brasil Colonial e se passa em uma cidade do interior do Rio de Janeiro, Itaguaí. Dr. Simão Bacamarte, médico renomado fora do Brasil, alienista/psiquiatra, resolve traçar a fronteira entre o normal e o anormal na mente humana, para isso abre um manicômio conhecido como “Casa Verde” na pequena cidade. A ironia machadiana é algo BEM presente neste livro, e fica evidente na escolha da esposa feita por Simão, que escolhe D. Evarista não por amor, não por sua beleza, mas por seus atributos físicos que cientificamente garantiriam filhos saudáveis e com bons atributos físicos, o que não aconteceu, pois eles não conseguiram ter filhos e o nome da família Bacamarte morreu com Simão. A ironia se faz presente também através de críticas tecidas ao positivismo, ao cientificismo e até a Revolução Francesa. Ao exemplo de Dr. Bacamarte que tenta delinear os limites da sanidade e da loucura, Machadão busca demonstrar que os “padrões” impostos, seja por discursos morais, religiosos, judiciais, governamentais e saberes científicos, podem ser anulados, invertidos e não carregam em si uma verdade universal.

Por fim, não poderia deixar de elogiar essa edição MARAVILHOSA e de EXCELENTE qualidade produzida pela Antofágica, bem como todas outras da editora! A edição é feita em versão pocket, com a capa dura, folhas amareladas, notas de rodapé, boa diagramação, contém ainda ilustrações de Candido Portinari e vem com o famoso cartão postal da cidade Antofágica! Ainda há críticas que muito ajudam o leitor em sua experiência com o livro, são elas:
- Apresentação (Luisa Clasen - Youtuber, formada em cinema);
- O Alienista, Crônica do Brasil em Crise (Rogério Fernandes dos Santos - Doutor em Letras com tese sobre o romance machadiano);
- A Valsa dos Loucos (Daniela Lima - Filósofa e pesquisadora da obra de Michel Foucault).
Luciane83 02/03/2021minha estante
Que resenha! Adorei. ????




Iris 07/07/2021

Machado de Assis
"Com o narrador onisciente em terceira pessoa, Machado de Assis consegue mostrar e explorar o comportamento humano além das aparências, expondo com grande ironia toda a vaidade e egoísmo do homem."
Hanna.Figueredo 07/07/2021minha estante
Tou doida pra começar esse livro




Vinicius.Sicchieri 10/12/2020

GNT DO CÉU, ESSE LIVRO É UM HORROR. NÃO SEI SE ELE FALA PORTUGUÊS OU OUTRA LÍNGUA. O QUE TORNA ESSE LIVRO MAIS DESAGRADÁVEL AINDA É O FATO DA MINHA ESCOLA ME OBRIGAR A LER. Minha avaliação foi com base no meu ódio por Machado de Assis e na minha escola por fazer uma prova com base nesse livro.
hta 17/12/2020minha estante
KKKKKKKKKk eu sinto sua dor. A escola estraga os livros




Carlinha 26/07/2021

Genial.
Simão Bacamarte, o alienista, é mais uma pessoa que na época da virada do século XIX pro século XX, acreditava fielmente que a ciência era abstoluta para todas as coisas. Ele estudou fora do Brasil e voltou como médico e cientista anos depois, com uma ideia genial, a de abrir um hospital para tratar e curar a loucura. Isso mesmo, curar a loucura. Catalogar todos os tipos de insanidades diferentes das pessoas e achar um remédio universal para curar todas. Porém ele percebeu que todos nessa cidade, Itaguaí, eram um pouco loucos, afinal, quem é são 24 horas por dia, 7 dias por semana? E aí ele percebeu que também era loucura tentar curar a loucura.

A questão de falar sobre "loucos" e suas peculiaridades era pouco discutida na época em que se passa o livro, e então todos acham interessantíssima a ideia, e caem de cabeça na possibilidade da ciência fazer tudo por eles, e é aí que Machado começa com as críticas, o conto é bastante irônico e bem engraçado, tem momentos que a gente diz "nossa que 'maria vai com as outras', né?", e aí percebe que você é exatamente igual a essa pessoa em determinadas situações. É muito bom.
Murillo 26/07/2021minha estante
Galera paga muito pau pra D Casmurro, Memórias Póstumas etc, mas O Alienista é também uma das melhores e mais profundas obras do Machado, por mais que passe meio despercebida




meismanu 21/04/2023

Eu que tô ficando doida
Não sei se entendi ou não entendi, acho que sou eu que tô doida, tava quase vendo o Bacamarte entrando na minha casa e me arrastando pelos cabelos até a Casa Verde.
sofysaar 26/04/2023minha estante
engual eu




Carine 14/12/2020

Leitura de O Alienista
?Nada tenho que ver com a ciência; mas, se tantos homens em que supomos juízo são reclusos por dementes, quem nos afirma que o alienado não é o alienista??

Essa frase tirada da novela de Machado de Assis pode exprimir muito bem todo o intuito da obra.

Quem está apto para definir sanidade e loucura? Quem pode reconhecer a loucura, defini-la e decidir internar uma pessoa com tal pretexto? De acordo com obra não se sabe!

Quando pensamos no livro ?O alienista? não podemos falar das doenças mentais reais, acho que nem mesmo o autor quis entrar nesse mérito, na obra vemos de forma quase sátira e humorista que qualquer um pode ser considera ?louco?, depende-se apenas de quem o julga. E mais, quando esse julgamento parece descabido para todos, menos para o julgador, não é aí que podemos reverter toda uma realidade e começar a questionar o próprio julgador como louco? Afinal, todos são loucos, menos nós!

Nosso principal, Simão Bacamarte, é tido como uma figura de grande conhecimento e logo se torna um dos maiores representantes do ramo psiquiátrico no Brasil.

Em pouco tempo podemos perceber que qualquer comportamento fara da caixinha (seja da época ou do próprio medico) é considerado loucura.

Em meio a várias situações descabidas e contraditórias vemos Simão Bacamarte tentando, de alguma forma, entender a psique humana, mesmo que em vão.

O livro que pode ser considera um conto ou uma novela e trabalha com humor temas que na época (e ainda hoje) são mistérios para o público em geral.
almeidalewis 15/12/2020minha estante
Curiosamente estou ouvindo um áudio book dessa obra.gostando muito ??




Josi 18/07/2021

Mais uma história incrível do Machado
Mais uma história que comprova a genialidade de Machado, não importa o gênero: romance, conto, novela: sempre nos surpreende.
Nessa história, a insanidade é a protagonista (quem é normal? quem é louco? quem decide quem é quem?), tendo como pano de fundo personagens que mudam suas alianças políticas ao sabor do vento e de seus interesses. Um plot twist atrás do outro, diversão garantida. Vale demais a leitura!
Everton Vidal 20/07/2021minha estante
Muito legal!




Klênyo 09/07/2021

Meu primeiro de Machado de Assis
Afinal, quem não é louco?

"A razão é o perfeito equilíbrio de todas as faculdades; fora daí insânia, insânia e só insânia."
Isadora 11/07/2021minha estante
Acho esse livro incrível




flavinha 08/07/2021

As ilustrações do Gilberto Mariotti acrescentam muito para a experiência! Me pergunto por que não li esse livro na época do ensino médio rs
Antes de ler, fiquei preocupada por conta das resenhas falando que o vocabulário é difícil? achei bem clássico, mas não atrapalhou a leitura não.
liv 08/07/2021minha estante
é uma linguagem muuuuito machadiana, as vezes pode ser um tanto quanto complicado pra seguir a leitura, mas também adorei o livro!




Anna 04/01/2021

De louco todo mundo tem um pouco
Achei chato o fato de que o livro (acredito que essa edição em especial) começa com uma análise, que é sim importante, mas já revela todos os acontecimentos, sendo assim poderia ser deixada para o final.
Falando-se da história em si, é boa. Esperava um pouco mais, admito, mas ainda assim gostei. Se trata da abertura de um hospício, que gera grandes acontecimentos na cidade.
Achei, de fato, legal, mas o spoiler que levei no começo do livro acabou com boa parte da experiência.
O que deixo aqui nessa resenha é que o livro é super interessante, com uma trama diferente e as críticas à sociedade obrigatórias nas obras da época, mas se for ler essa edição, pule direto para o primeiro capítulo, e depois volte na ?introdução?.
Sami 04/01/2021minha estante
se eu for ler algum dia, vou lembrar de deixar essa análise por último




BasilioFelix 06/07/2023

Uma boa leitura
Sou novo no mundo da leitura este é apenas o quarto livro que leio, e ainda por cima um clássico, me alertaram sobre a leitura ser um pouco densa, de fato achei, acredito que isso tenha sido o que acabou me fazendo atrasar bastante a leitura, mas dá metade em diante apesar de densa a história passou a ficar cada vez mais interessante, quando menos me dei conta não sabia quem era mais louco, eu ou os personagens.

Em algumas partes da história as risadas são garantidas, chega a ser cômico os motivos pelo qual o Alienista recolhia as pessoas.

Gostei do final, me deixou reflexivo quanto a loucura, afinal, quem não é de alguma forma, louco?
JoAo366 01/08/2024minha estante
Excelente resenha




Maria11360 30/05/2021

Machado de Assis é genial!
O médico Bacamartes inaugura em Itajaí uma casa de orates e inicia o tratamento de todos os que ele considera "louco". Essa é a premissa inicial dessa narrativa maravilhosa cheia de contrariedades, humor, sátiras e realismo ao descrever "as verdades humanas".

Leitura incrível, fluída, com um humor inteligente que me arrancou vários sorrisinhos, Machado é mesmo genial! Leiam, só leiam!
Gabi 30/05/2021minha estante
Um louco tentando tratar loucos




4269 encontrados | exibindo 286 a 301
20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR