O Alienista

O Alienista Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - O Alienista


4269 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


stherfx 27/08/2024

Sempre uma experiência única.
Acabo de finalizar este livro que tanto me chamava atenção desde antes e me "alienou" logo depois que dei início a leitura. ??

Machado é sempre Machado em seus livros. não há para onde correr, sua escrita é totalmente única, notável e viciante. é impossível não reconhecer a escrita de Machado de Assis... é algo que só ele tem.
aliás, o bom de gostar de ler Machado é ter a certeza que ele nunca vai decepcionar! Rs

sobre o livro, a forma como Machado de Assis aborda o problema da sociedade estar com uma visão limitada sobre as coisas é surpreendente. o livro contém diversas críticas sobre isso.

o que se pode trazer do livro para a nossa atualidade é que, DEFINITIVAMENTE, não podemos usar a nossa régua para medir a vida de ninguém.

além disso, o problema de estar alienado em seu próprio mundo nos mostra que não há problema maior que estar preso em uma prisão que nós mesmos criamos.

enfim, ótima experiência. super indico. ótimo para furar a bolha em que vivemos.

já estou ansiosa para dar play em outro livro deste Grande Autor da literatura Brasileira ??
Elton.Oliveira 28/08/2024minha estante
Que massa Sther !!! Confesso que só li Machado para fazer vestibular ou na vida de estudante.... Sua resenha despertou a vontade ! Sempre estou querendo ADC escritores brasileiros nas minhas listas e com essa pegada de crítica social e esse jeito peculiar que vc descreve..... Vou tentar ler algo ainda esse ano !!!

Parabéns! Ótima resenha!!! ????????


stherfx 02/09/2024minha estante
tenta dar uma chance!
acredito que quando o primeiro contato com Machado é por obrigação não nos faz apreciar da melhor forma, que apreciaríamos caso fosse algo genuíno e espontâneo...




Biaguedes1 04/12/2020

O que é a loucura ?
Eu já suspeitava como ia ser o final , mais mesmo assim me surpreender.
Nos faz questiona o que é loucura ? e se cada um dia somos um pouco louco? .
Jamile.Almeida 04/12/2020minha estante
Adoro essa novela!


Biaguedes1 04/12/2020minha estante
Eu não esperava gosta tanto assim.




isatini 05/08/2021

predento ler mais uma vez no futuro
Não gostei de ler o livro pela linguagem da época, o livro na mão e na outra o dicionário, entendo que era a linguagem da época.
Ler esse livro com 12 não é a melhor ideia que a escola poderia ter, mas bom indo pro livro:
Podemos ver o talento de Machado e seu olhar visionário, fazendo críticas de situações atuais. O final me surpreendeu e achei bem estilo novela.
Pretendo ler no futuro quando foi maior e, com certeza, minha opinião vai mudar.
Geovanna 10/08/2021minha estante
uma dica é ler pelo kindle, já que pode ir clicando nas palavras e ver o significado sem demorar muito, ou talvez buscar uma edição mais simples


isatini 13/08/2021minha estante
Mdsssss obrigada mesmo




Vittória Brasil 19/11/2020

Confuso
É difícil de entender algo com uma linguagem tão rebuscada. Quando eu entendia alguma coisa era legal, mas no geral ficava totalmente perdida.
Talvez eu devesse ler esse livro com uma linguagem mais atualizada.
Nathan @nathan.deus 22/11/2020minha estante
Recomendo a versão da Antofágica, além das ilustrações de Portinari, ela tem várias notas de rodapé que ajudam na compreensão do texto


Vittória Brasil 22/11/2020minha estante
Obrigada! Vou dar uma chance




Carlos.Gouveia 18/02/2018

O Alienista é uma obra de Machado de Assis, O protagonista da história é o Dr. Simão Bacamarte, um médico respeitado no Brasil e na Europa.
Formando-se na universidade de Coimbra em Portugal regressa à sua cidade natal, Itaguaí, no Rio de Janeiro, onde casa-se com a viúva D. Evarista, apesar dela não ser nem bonita nem simpática, porém seu intuito era o de garantir a sua linhagem, uma vez que pensava ser D. Evarista uma mulher sadia capaz de lhe dar filhos robustos e inteligentes, algo que não acontece.
Caldinhas 18/02/2018minha estante
MEU IRMÃO


Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Qual o tema tratado pelo autor no conto? Qual questão é apresentada? O que achou do texto?




Isa F. 04/02/2012

O precursor de Freud
Essa novela/conto é mais uma prova do brilhantismo do Bruxo do Cosme Velho. Em pouco mais de 60 páginas o autor consegue demonstrar, de forma cômica, o quanto loucura e lucidez podem ser relativizadas.
O personagem central da trama, Simão Bacamarte, é uma sátira, muito bem construída, do cientificismo (crença absoluta na ciência) que predominou no século XIX.
O mais espantoso de tudo é que as reflexões empreendidas pelo mestre nessa obra, acerca da dualidade demência/sanidade, lá nos idos de 1882, ocorreram quando a psicanálise desenvolvida por Freud ainda estava num estágio embrionário. De fato, Machado me surpreende.
Adriano 23/02/2012minha estante
Machado é realmente surpreendente. Parabéns pela resenha!


Salomão N. 30/05/2017minha estante
Dostoiévski é mais Freudiano que Machado e é mais antigo.




lbronski 22/10/2024

Meu primeiro do Machado de Assis, achei a história intrigante e divertida, mas a leitura não foi das mais fácies.
Tetê 22/10/2024minha estante
Um ótimo começo ????


Jacqueline Marinzeck 27/10/2024minha estante
A leitura mais difícil é por conta da editora. Existem outras mais tranquilas, como da LM pocket




Leticia 28/09/2012

O alienista: #1
Sem dúvidas foi o melhor livro que eu já li,muito interessante o tal "alienista" cuida de todos os alienados,e com uma esposa um pouco avantajada no porte fisico ele escolheu para ter filhos,mas no fim não tem filho algum.
No fim ele se pergunta se ele é o alienado e se interna em sua própria clinica,onde lá vive até o fim dos seus dias.
Dani 24/10/2012minha estante
Muito bom!!!!
Que bom que você gosta de livros de grandes autores.
Continue assim!!!!


biel 17/11/2012minha estante
ese livro tem muito suspense




amandafffdo 20/07/2023

Ela era a esposa do novo Hipócrates
Vindo de leituras intensas e de um cansaço que culminou na demora em dar atenção à esse livro, finalmente pude matar a saudade do Bruxo.

O Alienista traz traços críticos à sociedade brasileira de seu tempo como de costume e é especialmente sarcástico no que diz respeito o cientificismo, aproveitando-se da figura de personagens caricatos e de um narrador que deposita sua história nas passagens de outros autores, outros cronistas...

Fico imaginando o que estaria pensando nosso autor hoje, acerca de nossas concepções psico-emocionais e comportamentais, dos vícios ou obsessões que tão facilmente nos invadem silenciosamente...

Machado... ?
Fabio 22/07/2023minha estante
Excelente resenha Amanda!?


amandafffdo 22/07/2023minha estante
Obrigada Fabio!




Roberta.Leite 16/02/2018

O livro O ALIENISTA é uma obra de Machado de Assis aonde é abordada de uma forma diferente.
O livro estar em torno do Dr.Simão basicamente que é um psiquiatra que revolve retorna para a cidade de Itaguaí para abrir um sanatório, no contexto do livro na época da cidade as casas que faziam esses tratamentos para pessoas cm distúrbios mentais era algo bem inovador e estranho. Então simão começar a diagnosticar pessoas e internadas para trata-la e termais conhecimento humano.
Assim que a historia foi fluindo, o Simão acaba identificando comportamentos estranhos em varias pessoas em que ele perceber que cada vez mais o seu sanatório e ele para pra analisar que ser anormal não se baseá só em loucura. Então o livro aborda a situação que a loucura estar mostrando que é bem diferente que a sanidade.
Celestino 16/02/2018minha estante
Gostei amg


Ana Paula Paim 22/02/2018minha estante
Olá,Roberta
Muito bem. Após a leitura quais reflexões você observou a partir da leitura?




_victic 23/03/2023

??o terror também é pai da loucura.?
Eu li esse livro em um momento de puro desespero(era para uma prova), me deu um pouco de dor de cabeça por que ser obrigado a ler um livro nunca é bom, mas eu não vou poder descartar o como esse conto é ótimo. A psicologia por traz dos livros do Machado de Assis é incrível, apesar da linguagem difícil, o conto é totalmente maravilhoso, recomendo demais!!
Grazielly Rodrigues 23/03/2023minha estante
Tive que ler com o dicionário do lado


_victic 24/03/2023minha estante
KKKKKKKK EU:




Mee 15/05/2022

O Alienista
Um clássico de Machado de Assis, comecei a leitura com um pé atrás, mas curiosa, pois achei a proposta da sinopse interessante, principalmente por criticar a loucura numa época em esse era um assunto delicado.
O enredo é interessante, intrigante e até mesmo maluco, contextualizando o leitor. Entretanto, é uma leitura ?massante?, com diversas palavras inutilizadas atualmente, o que, pela falta de entendimento delas, gera um ambiente questionador, ambíguo. Em diversos trechos, por não ter entendido determinada expressão, revi a mesma diversas vezes, onde em cada qual interpretava de maneira diferente.
Basicamente, é um livro que gostei ter a experiência de ler, mas que não o faria novamente. De qualquer maneira, faz uma boa metáfora à revolução francesa numa mistura de crítica aos padrões aceitos como loucura.

Ficha técnica
Classificação indicativa - 10+ (o livro não é nem um pouco pesado, mas a linguagem é bem difícil)
Gatilhos - autocobrança (creio que o livro não tenha nenhum outro gatilho, e mesmo o citado não é algo explícito)
Cazuz0 15/05/2022minha estante
Ótima resenha


Mee 15/05/2022minha estante
Obgg :))




Emilly.Costa 18/02/2018

A história desse livro retrata as fronteiras entre o que é normal e o que é anormal através de um médico que se esforça em tentar entender os distúrbios psicológicos da população. O alienista conta a história de Dr. Simão Bacamarte, homem que vive em função da ciência e retorna à sua terra-natal para se dedicar ainda mais a sua profissão de médico, tempos depois da sua volta casa-se com a já viúva D. Evarista, uma mulher por volta dos vinte e cinco anos e que não era nem bonita e nem simpática. Em certo momento ele começou a ver loucura em todo mundo, colocando muitas pessoas para serem internadas, chegando a perceber que ele mesmo estava louco então decidiu ficar sozinho no manicômio pra sempre.
Tales.Dantas 18/02/2018minha estante
Muito bom


Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
O conto é um dos meus favoritos. Machado nos mobiliza com sutileza a considerar que nossas verdades e julgamentos não são irrevogáveis e definitivos, afinal, tudo tem dois lados. O texto, também, é muito atual e divertido.




Fabio.Nunes 21/07/2023

Em terra de desequilibrados quem tem sanidade é louco
O alienista - Machado de Assis
Editora: Penguin & Cia das letras, 2014

Meu primeiro contato com nosso Machado de Assis. Sim, não tenho a lembrança de tê-lo lido enquanto estava na escola.
Neste conto, o protagonista é um médico racional, correto, modesto, sábio, amante da ciência, que resolve ter como mote o estudo da loucura.
Funda a Casa Verde, para onde devem ser enviadas as pessoas diagnosticadas como "loucas".
O problema é que no início todo pequeno deslize é motivo para "recolher" a pessoa para a Casa Verde. Quando três quartos da cidade se encontra internada o alienista muda seu diagnóstico e entende que o natural é uma pessoa ser desequilibrada, e, portanto, que a loucura seria exatamente a condição de uma pessoa totalmente sã.
Não vou antecipar nada mais, mas fico impressionado como com tão poucas páginas Machadão faz a gente pensar tanto.
Um livro excelente para ser lido num único dia e que pode tranquilamente servir de porta de entrada para o mundo de Machado.

Agora sim, bora para Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Thay262 31/07/2023minha estante
Uau! Que resenha maravilhosa! Começar Machado assim é top, hein!? Quero!


Fabio.Nunes 31/07/2023minha estante
Obrigado Thay. Vá sem medo!




Duda 27/03/2023

Mediano
Acho esse livro/novela uma boa porta de entrada pra quem quer começar a ler Machado por conta de ele ser bem curtinho. Ele tem uma proposta bem interessante, mas achei um pouco difícil. Em certos momentos eu conseguia acompanhar o raciocínio do autor, e no entanto, em outros eu ficava completamente perdida e não entendia quase nada.

Com certeza lerei outras obras do Machado, mas bem mais para frente, pois acho que ainda não tenho bagagem literária o suficiente.
Ariel 27/03/2023minha estante
Também passei por essa dificuldade lendo o Alienista, mas no meu caso acabei não terminando kkkkk


Duda 27/03/2023minha estante
Entendo perfeitamente! Tive vontade de desistir diversas vezes kkkkkkkk




4269 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR