O Alienista

O Alienista Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - O Alienista


4269 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


marina.siqueira 12/07/2021

"Quem é louco em Itajaí?" Costa, prima do Costa, o(s) barbeiro(s), D. Evarista? Mentira, superstições, vaidade, inveja, fofoca e ambições. Não são todas formas de desequilíbrio das faculdades mentais? Talvez a loucura esteja em acreditar nas "mil outras explicações que não explicavam nada",  no que o vizinho do amigo do seu tio disse, nos delírios de poder de um tirano. Talvez a loucura esteja naquele que finge indignação visando benefício próprio, naquele que, pelo medo, recorre a meios escusos, afinal, "o terror também é pai da loucura".
"Quem é louco em Itajaí?" A esposa do boticário, o padre, o vereador, o próprio Bacamarte?  Modéstia, tolerância, honestidade, lealdade, sinceridade. Se o normal for o desequilíbrio das faculdades, a loucura segue a moral? Mas se todos acabaram convertidos ao desequilíbrio, onde termina a moral e onde começa a hipocrisia?
Então, talvez você seja louco. Talvez eu seja também. Talvez a loucura seja intrínseca ao ser humano. "Não se sabia já quem estava são, nem quem estava doido."
"Quem é louco em Itajaí?" Bem, depende da sua definição de loucura.
Alê | @alexandrejjr 16/07/2021minha estante
Que resenha deliciosa, Marina! Parabéns!


marina.siqueira 17/07/2021minha estante
Muito obrigada!




lbronski 22/10/2024

Meu primeiro do Machado de Assis, achei a história intrigante e divertida, mas a leitura não foi das mais fácies.
Tetê 22/10/2024minha estante
Um ótimo começo ????


Jacqueline Marinzeck 27/10/2024minha estante
A leitura mais difícil é por conta da editora. Existem outras mais tranquilas, como da LM pocket




Isa F. 04/02/2012

O precursor de Freud
Essa novela/conto é mais uma prova do brilhantismo do Bruxo do Cosme Velho. Em pouco mais de 60 páginas o autor consegue demonstrar, de forma cômica, o quanto loucura e lucidez podem ser relativizadas.
O personagem central da trama, Simão Bacamarte, é uma sátira, muito bem construída, do cientificismo (crença absoluta na ciência) que predominou no século XIX.
O mais espantoso de tudo é que as reflexões empreendidas pelo mestre nessa obra, acerca da dualidade demência/sanidade, lá nos idos de 1882, ocorreram quando a psicanálise desenvolvida por Freud ainda estava num estágio embrionário. De fato, Machado me surpreende.
Adriano 23/02/2012minha estante
Machado é realmente surpreendente. Parabéns pela resenha!


Salomão N. 30/05/2017minha estante
Dostoiévski é mais Freudiano que Machado e é mais antigo.




Carlos.Gouveia 18/02/2018

O Alienista é uma obra de Machado de Assis, O protagonista da história é o Dr. Simão Bacamarte, um médico respeitado no Brasil e na Europa.
Formando-se na universidade de Coimbra em Portugal regressa à sua cidade natal, Itaguaí, no Rio de Janeiro, onde casa-se com a viúva D. Evarista, apesar dela não ser nem bonita nem simpática, porém seu intuito era o de garantir a sua linhagem, uma vez que pensava ser D. Evarista uma mulher sadia capaz de lhe dar filhos robustos e inteligentes, algo que não acontece.
Caldinhas 18/02/2018minha estante
MEU IRMÃO


Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Qual o tema tratado pelo autor no conto? Qual questão é apresentada? O que achou do texto?




Vittória Brasil 19/11/2020

Confuso
É difícil de entender algo com uma linguagem tão rebuscada. Quando eu entendia alguma coisa era legal, mas no geral ficava totalmente perdida.
Talvez eu devesse ler esse livro com uma linguagem mais atualizada.
Nathan @nathan.deus 22/11/2020minha estante
Recomendo a versão da Antofágica, além das ilustrações de Portinari, ela tem várias notas de rodapé que ajudam na compreensão do texto


Vittória Brasil 22/11/2020minha estante
Obrigada! Vou dar uma chance




isatini 05/08/2021

predento ler mais uma vez no futuro
Não gostei de ler o livro pela linguagem da época, o livro na mão e na outra o dicionário, entendo que era a linguagem da época.
Ler esse livro com 12 não é a melhor ideia que a escola poderia ter, mas bom indo pro livro:
Podemos ver o talento de Machado e seu olhar visionário, fazendo críticas de situações atuais. O final me surpreendeu e achei bem estilo novela.
Pretendo ler no futuro quando foi maior e, com certeza, minha opinião vai mudar.
Geovanna 10/08/2021minha estante
uma dica é ler pelo kindle, já que pode ir clicando nas palavras e ver o significado sem demorar muito, ou talvez buscar uma edição mais simples


isatini 13/08/2021minha estante
Mdsssss obrigada mesmo




Biaguedes1 04/12/2020

O que é a loucura ?
Eu já suspeitava como ia ser o final , mais mesmo assim me surpreender.
Nos faz questiona o que é loucura ? e se cada um dia somos um pouco louco? .
Jamile.Almeida 04/12/2020minha estante
Adoro essa novela!


Biaguedes1 04/12/2020minha estante
Eu não esperava gosta tanto assim.




stherfx 27/08/2024

Sempre uma experiência única.
Acabo de finalizar este livro que tanto me chamava atenção desde antes e me "alienou" logo depois que dei início a leitura. ??

Machado é sempre Machado em seus livros. não há para onde correr, sua escrita é totalmente única, notável e viciante. é impossível não reconhecer a escrita de Machado de Assis... é algo que só ele tem.
aliás, o bom de gostar de ler Machado é ter a certeza que ele nunca vai decepcionar! Rs

sobre o livro, a forma como Machado de Assis aborda o problema da sociedade estar com uma visão limitada sobre as coisas é surpreendente. o livro contém diversas críticas sobre isso.

o que se pode trazer do livro para a nossa atualidade é que, DEFINITIVAMENTE, não podemos usar a nossa régua para medir a vida de ninguém.

além disso, o problema de estar alienado em seu próprio mundo nos mostra que não há problema maior que estar preso em uma prisão que nós mesmos criamos.

enfim, ótima experiência. super indico. ótimo para furar a bolha em que vivemos.

já estou ansiosa para dar play em outro livro deste Grande Autor da literatura Brasileira ??
Elton.Oliveira 28/08/2024minha estante
Que massa Sther !!! Confesso que só li Machado para fazer vestibular ou na vida de estudante.... Sua resenha despertou a vontade ! Sempre estou querendo ADC escritores brasileiros nas minhas listas e com essa pegada de crítica social e esse jeito peculiar que vc descreve..... Vou tentar ler algo ainda esse ano !!!

Parabéns! Ótima resenha!!! ????????


stherfx 02/09/2024minha estante
tenta dar uma chance!
acredito que quando o primeiro contato com Machado é por obrigação não nos faz apreciar da melhor forma, que apreciaríamos caso fosse algo genuíno e espontâneo...




Ohana56 26/04/2023

Melhor do que eu esperava
Eis aqui um livro que eu queria ler há muito tempo, pois apesar de não curtir tantos clássicos, sempre gostei muito das obras do Machado de Assis.
A história se passa na cidade de Itaguaí, no Rio de Janeiro, e gira em torno do médico Simão Bacamarte, um estudioso da psiquiatria que decide criar um manicômio para estudar a mente humana. Mas as coisas acabam saindo do controle quando Bacamarte começa a internar pessoas aparentemente sãs, levantando diversas questões éticas e morais.
Nesse livro, o autor foi capaz de criar personagens complexos e intrigantes em poucas páginas. Simão Bacamarte é um personagem que está sempre oscilando entre a genialidade e a loucura. Além disso, a narrativa é repleta de humor e ironia, características marcantes do estilo de Machado de Assis. O autor conseguiu abordar temas sérios de forma leve e divertida, o que tornou a leitura ainda mais prazerosa.
"O Alienista" é mais um grande livro da nossa literatura e deverá agradar aqueles que desejam refletir sobre a natureza humana mas com uma dose de humor.
Will 05/05/2023minha estante
Parabéns pela resenha , deu vontade de ler, colocar na minha lista...


Ohana56 06/05/2023minha estante
aaaaa espero que goste :)




spoiler visualizar
Danilo.Santana 18/02/2018minha estante
Boa xande


Ana Paula Paim 19/03/2018minha estante
O conto é um dos meus favoritos. Machado nos mobiliza com sutileza a considerar que nossas verdades e julgamentos não são irrevogáveis e definitivos, afinal tudo tem dois lados. O texto, também é muito atual (apesar do vocabulário) e divertido. Dar os primeiros passos na leitura de Literatura Clássica é um processo de fazer e refazer constante, continue suas leituras e espero que esse processo, além de ser apenas intrigante, desperte a curiosidade, surpreenda, faça querer entender. E viva Machado!! Continue as leituras. Abraços,




jeyreadss 27/04/2023

O Alienista
Simão Bacamarte; um homem que dedicou sua vida a psicologia e na busca de desvendar os mistérios do cérebro humano e suas faculdades mentais realizando pesquisas com os habitantes de sua cidade e internando aqueles que o mesmo julgava serem doentes (mentais). Uma trama intrigante que te prende do começo ao fim, e com muitas reviravoltas. Machado entregou tudo nesse livro.
QUEIJO460 01/06/2023minha estante
Tenho grande vontade de ler.


jeyreadss 09/06/2023minha estante
Leiaaaa, você vai gostar bastante.




Ruan.Lima 17/02/2018

não sei
O livro conta a história do Dr.Simão Bacamarte um médico renomado que volta para sua cidade natal, Itaguaí, no Rio de Janeiro. Diante disso, ele conhece uma viúva, que tinha 25 anos e resolver se casar com a mesma, mas não pelo fato de gostar dela, mas sim por ele pensar que ela geraria bons filhos, o que não ocorreu. Simão, era formado em psiquiatria e resolveu criar um manicômio "Casa Verde"e lá ele internava as pessoas que ele considerava loucos. Porém depois de um tempo ele percebeu que o verdadeiro louco era ele, e se internou para se tratar, e foi lá onde ele passou o resto da sua vida chegando à óbito.
Apesar de ser um dos clássicos de Machado de Assis, eu achei o livro bastante tedioso, por conta da gramática antiga, e dos vocábulos também. Eu realmente não gostei do livro, espero que o próximo seja melhor. Li apenas pela necessidade de fazer sua resenha. Abraços.
AkS 22/02/2018minha estante
Muito bom xD


Ana Paula Paim 26/02/2018minha estante
Olá, Ruan
Realmente iniciar a leitura de Machado de Assis exige atenção com os vocábulos, já que o grande escritor da Literatura Brasileira viveu no séculos XVIII e XIX. Quando, porém você superar essa dificuldade inicial conseguirá ver a grandiosidade da obra machadiana e sua grande atualidade. Continue suas leituras. Abraços




spoiler visualizar
Ewerton Farias 03/11/2022minha estante
Li tua resenha pra ver se eu entendi, e vi que entendi porém o livro deixa a pessoa ficar confusa


Vanessa 21/11/2022minha estante
Sim kkk em alguns momentos vc se pergunta oq diabos está acontecendo




Laura.Novelli 26/01/2021

Como já era esperado, Machado de Assis nunca decepciona! Livro curtinho de escrita fluida e pequenos capítulos, é uma ótima opção entre leituras mais densas, ou para quem quer se aventurar aos poucos na Literatura Brasileira.

Nesta belíssima análise psicológica, Machado explora o comportamento humano e as relações sociais, por meio de um médico que tenta decifrar os distúrbios psicológicos da população de uma pequena cidade.

Pinceladas mordazes sobre o sistema político da época são um deleite à parte, nos fazendo perceber que nossa realidade atual não é muito diferente do Brasil nos anos 1800!

A linda edição da Editora Antofágica enriquece a experiência de leitura, com diversas ilustrações e textos extras ao fim do conto.
Katia Rodrigues 29/01/2021minha estante
Excelente resenha! Quero muito ler.


Laura.Novelli 30/01/2021minha estante
Obrigada, Katia! Leia quando tiver a oportunidade, é um conto maravilhoso! :)




Maria22510 28/10/2024

Nota:dó
Li por causa da escola e não entendi porcaria nenhuma,a linha de raciocínio vai mudando ficando impossível de acompanhar
Vitor 29/10/2024minha estante
Sinto muito pela sua experiência forçada, espero que algum dia você dê outra chance ao Machado, e mude de opinião sobre seus livros e suas histórias...


Maria22510 29/10/2024minha estante
Eu já li dom Casmurro e sinceramente eu amei!!mas o alienista realmente me confundiu demais




4269 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR