O Processo (eBook)

O Processo (eBook) Franz Kafka




Resenhas - O Processo


1255 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


Everton Gonçalves 03/11/2023

O Processo é uma obra incrível e por isso não é de se estranhar que seja uma das obras mais conhecidas de Franz Kafka. Não se trata de uma leitura fácil no começo, mas com o transcorrer da leitura a pessoa vai se envolvendo no emaranhado de confusões, falta de explicações e de lógica em tudo que acontece com o pobre Josef K.
O texto faz parte das obras inacabadas do autor, e só foi publicada postumamente em 1925, após um ano de sua morte. Seu amigo, responsável por diversas publicações após sua morte, encontrou os capítulos em envelopes separados e organizou de modo a dar um pouco de lógica à história, que ficou composta por 10 capítulo. Quando se lê, nota-se que algo ficou faltando em alguns capítulos e que a transição entre eles não é muito elaborada, todavia isso acaba colaborando para a reflexão sobre os sentimentos que o leitor vai tendo frente ao texto. O livro se caracteriza por abordar temas de alienação, burocracia, absurdo e impotência do indivíduo perante sistemas opressivos. É marcado por um realismo que causa certa angustia como se o leitor estivesse no ambiente descrito.
A história gira em torno do personagem Josef K., um jovem e bem-sucedido funcionário de um banco, que é inexplicavelmente preso em sua própria casa, sem que lhe seja informado o motivo. O romance desenrola-se à medida que Josef K. tenta entender e lidar com o complexo e opaco sistema judicial que o envolve. Ele enfrenta uma série de personagens enigmáticos, incluindo advogados, juízes e burocratas, todos os quais contribuem para a sensação de alienação e impotência de Josef K.
O Processo é uma obra que critica a natureza opressiva e irracional da burocracia e da justiça, e muitos leitores a interpretaram como uma alegoria do sistema legal e da sociedade em geral. A narrativa é marcada por um tom surreal e absurdo, tipicamente kafkiano, e o livro nunca chega a uma conclusão clara, deixando muitas questões em aberto. Isso não impede que o final seja surpreendente e arrebatador.
A obra é objeto de diversas interpretações e análises críticas ao longo dos anos, tornando-a uma das mais influentes obras do século XX. Vale muito a pena a leitura!
comentários(0)comente



Lukethespidermen 03/11/2023

O Kafka consegue exibir a alienação e a tensão em uma sociedade cada vez mais mecanizada e sem tempo. O narrador, José K, representa o homem moderno perdido no sistema. É uma crítica bem forte aos mecanismos burocráticos e a falta de humanidade na era moderna.
comentários(0)comente



Mrs. B 03/11/2023

Imersa no direito
Muito bom, cheio de reviravoltas, te mantém focado em todos os detalhes e ansiando por descobrir a verdade por trás de tudo oq é apresentado.
comentários(0)comente



Andurin, o calvo 02/11/2023

Uma invasão à genialidade pessoal de Kafka
O livro é um trabalho incompleto e pessoal do autor que não deveria ter sido publicado. É fruto da traição do seu amigo que não realizou o desejo do autor de queimar seus manuscritos, seja por desejos pessoais ou por apreço à genialidade de Kafka. Memo assim o livro é inegavelmente muito bem escrito e confortável na sua bizarrice.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Joyce.Rabello 29/10/2023

Devagar quase parando
"E o objetivo dessa grande organização, senhores? Consiste em prender inocentes e instaurar processos sem sentido"

minha nota é somente essa por saber que o franz foi um autor muito bom e que tem uma escrita muito boa também (tanto que grifei 26 frases) MAS de resto, acredito que pelo livro não ser totalmente acabado, ter capítulos com rasuras ou inacabados (no manuscrito original e na edição da antofagica) faz com que o final pra mim seja ??? não tem plot, não tem UAU o que é isso, terminei a leitura com muitos questionamentos e o personagem principal não brilha pra mim, não gostei tanto mas é o franz, já li a metamorfose e sei que ele é bom mas esse não me desceu :/
comentários(0)comente



Regina Coelli 28/10/2023

Ainda bem que não foi queimado
Primeiro livro que li de Kafka e me deixou com muita vontade de ler outros. Enquanto eu lia pensava, isso só pode ser um pesadelo, de fato angustia e causa essa sensação claustrofóbica para quem lê. É um romance inacabado, mas a forma que Max Brod organizou, deixa as coisas ?entendiveis?, se é que pode assim dizer. O final foi chocante para mim, mas no penúltimo capítulo, onde tem a conversa na catedral explicou muito sobre o caminho que ia tomar. Kafka estudou direito, era um homem que provavelmente carregava um peso emocional e deixa esses pontos claros na sua escrita. Eu gostei muito do personagem Josef K, e da para entender como seu jeito vai se modificando ao decorrer do processo. Não deu vontade de parar de ler, queria saber onde essa loucura iria dar. Tiveram noites que até sonhei. Parece um mundo distópico e ao mesmo tempo tão real. Pra quem vive no Brasil sabe que aqui o poste faz xixi no cachorro. Bandido inocentado ao bel-prazer das autoridades judiciais, piada de humor ácido tendo penas mais severas do que um crime real (o humor não é uma doença é apenas o reflexo de uma sociedade doente), abusos de autoridade, censuras, entre tantas outras situações que consegui correlacionar a realidade com o livro. Vale a pena a leitura. Um adendo sobre a edição da Antofagica, foi impecável (as ilustrações, a estética, os textos riscados pelo autor em seu lugar de origem, as videoaulas), apenas tiro o posfácio. Nunca vi tanta besteira e ideias desconexas com a realidade escrita em um posfácio como o da Noemi Moritz Kon, detestei e revirei os olhos
involuntariamente enquanto lia.
Fer2410 27/11/2023minha estante
Oi Regina! Tudo bem? Estou no início do livro (edição da Companhia das Letras) e posso dizer, que sinto exatamente isso que você escreveu? muita conexão com a nossa triste realidade! Obrigada pela resenha! ?




Adelson 26/10/2023

O plot é interessante, porém a execução ...
A idéia de um processo que não sabe o que está acontecendo, como está sendo julgado e sobre o que é muito boa.
Mas o Sr K. um protagonista esnobe, que não liga pra nada e nada carismático desanima na leitura e por conta do livro não ter sido finalizado e capítulos faltando, talvez tenha complicado ainda mais a compreensão da obra.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Adriele142 21/10/2023

Kafka de fato era um cara genial, li a metamorfose e fiquei perplexa com a escrita dele, então procurei mais livros dele e li O Processo, terminei hoje,já tinha imaginado o final porém estou triste, como alguem pode ser feliz em condenar uma pessoa inocente? Humanos são sádicos e ruins, a justiça comete alguns erros e Kafka quis mostrar para a gente o que uma calunia é capaz de fazer na vida de um individuo, somos negligenciados pela justiça. Estou triste pelo K. simpatizei com ele, mesmo que seja um personagem fictício, a situação estava tão errada, especialmente para o Josef K. Será que se pode confiar em sua própria razão?
comentários(0)comente



Ma_ah 19/10/2023

Desafiador
O livro narra a história de Josef K., um homem comum que, em um dia aparentemente normal, é preso e submetido a um misterioso processo judicial. A narrativa é uma alegoria poderosa que explora temas como alienação, burocracia, autoridade opressiva e a busca por sentido na existência.

Através de uma prosa densa e surreal, Kafka cria um ambiente desolador e absurdo no qual o protagonista luta para entender o motivo de sua prisão e o funcionamento do sistema judiciário que o cerca. O livro mergulha o leitor em um labirinto de angústia existencial, deixando-o questionando a natureza da justiça, da liberdade e do controle social.

A obra de Kafka é conhecida por sua capacidade de evocar uma sensação de estranheza e inquietude, tornando-se um marco na literatura do século XX. O Processo é uma leitura desafiadora, mas recompensadora, que continua a ressoar com seu público, provocando reflexões sobre a natureza da sociedade e do indivíduo. É uma obra essencial para quem aprecia a literatura que explora os cantos mais escuros da condição humana.
Gleidson 19/10/2023minha estante
Excelente resenha! Clara, precisa e concisa... ???


Ma_ah 19/10/2023minha estante
Obrigada!!




Mari 16/10/2023

Cheguei até esse livro através de Albert Camus. No livro, O processo, Kafka ilustra personagens absurdos que acatam plenamente uma vida de acusados e vivem sendo confundidos e desacreditados por figuras de poder (Estado, Igreja, etc), o que confere a obra uma atmosfera perturbadora. Josef K, personagem principal, conforme vai conduzindo seu processo leva o leitor a uma mistura de sentimentos, que une angústia, raiva, repulsa. Esse desconforto surge justamente pela banalização de uma vida em constante ameaça, pela falta de privacidade e, sobretudo, pela naturalidade absurda com que os personagens lidam com toda a situação. Recomendo fortemente a leitura.
comentários(0)comente



fepaziani 16/10/2023

Revisitando
Valeu muito a pena dar outra chance pro Kafka depois de ter lido A Metamorfose, sinto que comecei a entender melhor o jeito de pensar do autor e a claustrofobia com a qual ele descreve o mundo e as relações. Caso você seja uma pessoa dedutiva e lógica, esse livro é ASSUSTADOR do começo ao fim, nada aparentemente faz sentido e quanto mais você procura peças para completar o quadro, mais você percebe que nem do mesmo quadro estas peças são. Enfim, ótimo livro.
comentários(0)comente



Priscila.Colucci 15/10/2023

Desesperador!
Você acorda e é acusado de cometer um crime! Não tem ideia de quem te acusou nem do que está sendo acusado. É angustiante lidar com essa acusação, envolver-se em burocracias judiciais, lidar com a demora da justiça e a falta de respostas. O descaso parece crescer cada vez mais, é realmente assustador.

Aqui no Brasil, temos uma expressão engraçada que diz "o processo é lento, o bagulho é louco e o juiz é doido" para descrever a lentidão, burocracia e os interesses do sistema judiciário.
comentários(0)comente



1255 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |