O Processo (eBook)

O Processo (eBook) Franz Kafka




Resenhas - O Processo


1255 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Luiz111 31/10/2024

A história tem uma abordagem crítica muito boa, apesar que percebe uma falta de encaminhamento no meio do livro e se torna cansativo a repetição do problema central do livro e não é bem trabalhado as outras dimensões da história, mas adorei o desfecho do capítulo 9 e pra mim foi o que "salvou" o livro
comentários(0)comente



Anderson916 30/10/2024

Li somente pelo autor...
Nao era pra ter me aventurado nessa leitura no momento, achei muito massante, demorada, tecnica demais e ultimamente nao estou tendo muito tempo..

Vou reler novamente daqui a alguns anos.
comentários(0)comente



efemeramente 30/10/2024

O que é a justiça?
O livro foi difícil de ler, eu não li rápido pq eu sabia que não era o certo a se fazer pra eu consegui realmente aproveitar a história. Amo como o kafka escreve e faz se ter a reflexão (preciso reler um dia)
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Fuzue 19/10/2024

O processo
Uma ameaça iminente surge na vida de K. Os motivos figuram como suposições, as consequências são incertas. O presente é o processo, um eterno presente...
comentários(0)comente



João Carlos T F 16/10/2024

Gostei
Pena que não foi finalizado, o livro aborda temas de muita relevância. O final não ficou tão bom, provavelmente por não ter sido finalizado o livro.
comentários(0)comente



loloviecz 15/10/2024

Livro muito bom, apesar de confuso em certos momentos. causa um sentimento de claustrofobia e angústia durante o decorrer da leitura/processo, o que acredito ser, de certa forma, propositado pelo autor, para que o leitor sinta na pele o que sente o personagem. crítica foda
comentários(0)comente



jojonotfound 14/10/2024

No começo foi meio chato, fiquei super confusa mas depois foi tudo ficando desconfortável, parecia que eu tava dentro de um pesadelo junto com k, aí teve aquele rolo com o advogado depois com o pintor depois com o padre ai vem o final ????????? um pesadelo em forma de livro é isso
comentários(0)comente



Mari 14/10/2024

Uma obra do Kafka
Posterguei essa resenha, mas aqui estou eu.
Cheguei nessa obra por uma recomendação, e, movida pelo sentimento retido da leitura de A Metamorfose, peguei esse livro para ler.
Digamos que o processo de modo geral foi um tanto caótico, uma honraria digna da leitura do Kafka. O Processo é uma obra complexa, seja pelo entendimento da trama, do desenvolvimento do enredo ou até dos personagens. Fala sobre um homem que acorda sendo acusado, e tendo que lidar com um processo criminal. Assim, ele parte em sua busca para encontrar novamente sua tão sonhada liberdade e viver como um banqueiro que sempre estimou. O Josef K., protagonista da obra, é um tanto quanto confuso e se encontra em uma posição social relativamente promissora, apesar de possuir alguns desafetos pontuais. Às vezes, ele solta algumas pérolas magníficas e, em outros momentos, faz com que nos encontremos na mais ridícula, insuportável e... Bem, acho que é interessante você ler para entender.
O querido Kafka definitivamente sabe como submeter seu público a momentos de subordinação, indignação, náusea. Momentos da obra são deveras nauseantes, como se você estivesse em alto mar, dentro de uma salinha minúscula e sem janela, esperando o momento no qual a embarcação vai chegar ao cais. Na verdade, você mais se importa com a possibilidade de acabar com essa sensação arrebatadora, nem que, para isso, o navio tenha que naufragar e parar debaixo d'água, você simplesmente vai querer que pare.
O final, posso lhe assegurar, foi tão escandaloso como todo o restante da obra.
Para finalizar, O Processo se assemelha ao livro Os Ratos do Dyonélio Machado, escritor brasileiro, mais especificamente por sua crítica à sociedade de modo geral, mas como é quase um paradoxo a relação entre o ser humano e a questão do sofrimento cíclico, seja pelo fator econômico, de liberdade ou da sua própria posição perante os outros.
"(...) ele admite que não conhece a lei e, ao mesmo tempo, insiste que é inocente."
"Só é preciso um pouco de esforço para arrancar uma porta das dobradiças"
"O que o senhor está esperando?"
comentários(0)comente



chicoolinda 14/10/2024

Diferentemente de "A metamorfose", "O processo" é uma leitura mais arrastada e enfadonha. Grande parte da narrativa consiste em descrições detalhadas do ambiente em que os personagens estão inseridos. Esse recurso tem um papel crucial, pois traz essa sensação de claustrofobia e pressão para o leitor, como se nós mesmos estivéssemos passando pelo processo. Dentre as muitas análises críticas e debates em torno dessa obra, até agora penso muito no texto que a psicanalista Noemi Moritz Kon escreveu para o posfácio desta edição, no qual ela faz essa relação entre os personagem e o autor Kafka com a nossa sociedade atual. "Kafka, com Freud e Marx, são instauradores de discursividade da modernidade ocidental,5 anunciadores deste novo e terrível tempo em que vivemos constantemente mareados na terra que supostamente acreditávamos firme. São arautos que evidenciam que aquela razão de que éramos tão ciosos e onde nos ancorávamos tranquilos até então, foi também atacada, perdendo sua potência, efetividade e consistência, nos deixando à deriva, à mercê da irracionalidade do inconsciente, capturada pela ganância e pela cobiça de um capitalismo sem freios e sem limites, sem projeto ou futuro, pura engenharia de morte e destruição. Arte, ciência e filosofia política que nos alertam insistentemente e nos convocam para que utilizemos juntos nossas potências vitais, que nos rebelemos unidos contra a configuração perversa, que também nos constitui, e que corroí as bases da cultura, para que nos unamos contra a alienação e a fetichização, e que trabalhemos na configuração de pactos de civilidade inclusivos e igualitários, para que, só assim, e se tivermos sorte, tenhamos todos alguma chance de amanhã."
comentários(0)comente



guinha 13/10/2024

Angustiante
A história é muito confusa e a leitura gera uma ansiedade que muitas vezes pode fazer o leitor abandonar o livro.

O livro não tem fim e muito menos uma explicação, por isso pode se tirar varias conclusões e interpretações.

Pra mim, entendo que a mensagem que o livro quer passar é que somos julgados e condenados por todos por sermos, simplesmente, aquilo que somos e por mais que lutemos e tentemos provar que estão errados, é em vão, porque quanto mais tentamos provar nossa inocência mas culpados parecemos e no final aceitamos nosso destino.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



sofiaaaaaaaaa 10/10/2024

Quando eu comecei a ler esse livro, eu tinha uma ideia totalmente diferente do que ele realmente ia falar. Eu gostei da premissa, mas achei que o decorrer dele não supriu minhas expectativas. Diferente dos outros livros do Kafka eu achei esse livro muito arrastado, achei os romances forçados e sem impacto nenhum na trama, além de diálogos extremamente longos mas que não necessariamente falam alguma coisa.. Enfim, eu nao achei um livro ruim, mas não leria novamente
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



1255 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |