Joaquim 10/01/2023
O Homem que Calculava
Essa foi a primeira obra de Malba Tahan que li, e fiquei encantado! É um livro recheado com muito conhecimento e ensinamentos valorosíssimos para toda a vida, e tal conhecimento é transmitido ao leitor de maneiras extremamente leves: por meio de lendas e contos da cultura árabe, acontecimentos da vida de Beremiz e problemas de matemática. Assim, desperta-se no leitor uma curiosidade muito grande pela cultura árabe.
A leveza do livro permite que você termine o livro sem sequer perceber que já chegou na metade! Porém, reitero que, ainda que leve, o livro é profundo em suas reflexões filosóficas.
Acima de tudo, até a pessoa que mais odeia matemática no mundo passaria a gostar dessa matéria após ler esse livro. A forma como a matemática é mostrada na obra difere completamente do que vemos nas escolas e faculdades hoje em dia. Surpreendentemente, o livro se torna muito divertido pois o leitor não se limita a apenas lê-lo, mas como também a tentar resolver as questões de matemática impostas a Beremiz, dinamizando a leitura e estimulando o raciocínio lógico.
Por fim, confesso que os capítulos finais ficaram meio estranhos, pareceu para mim que Malba Tahan ficou com pressa de terminar o livro. O fim em si também não me agradou muito, mas digo firmemente que é uma leitura que vale a pena!