O Homem Que Calculava

O Homem Que Calculava Malba Tahan
Malba Tahan




Resenhas - O Homem Que Calculava


385 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Helô 02/02/2023

O autor, através de histórias simples consegue demonstrar conceitos matemáticos de maneira leve e descontraída, ajudando a desmitificar a ideia de que matemática é difícil e de que não se aplica na realidade. Foi um livro fabuloso, como professora de matemática, adorei ler, super recomendo.
comentários(0)comente



Marília Marques 21/01/2023

Ótima leitura
Adorei ler esse livro.
Not inicio senti um pouco de dificuldade pois os contos eram realmente contos (é uma dificuldade minha mesmo).
Depois eles passam a ser mais contínuos e isso me ajudou muito.
Fiquei muito feliz com o final da história, aconteceu o que eu imaginei.
Sou engenheira civil e adorei esse livro!
comentários(0)comente



Fellipe 14/01/2023

Passeio por Bagdá
Nesse livro, acompanhamos as aventuras de Beremiz em Bagdá. É muito legal de acompanhar, porém, de tudo o que o livro tinha construído até o momento, o final se tornou um pouco decepcionante. Entretanto, ele é bem conveniente ao autor e à época em que foi escrito.
comentários(0)comente



Joaquim 10/01/2023

O Homem que Calculava
Essa foi a primeira obra de Malba Tahan que li, e fiquei encantado! É um livro recheado com muito conhecimento e ensinamentos valorosíssimos para toda a vida, e tal conhecimento é transmitido ao leitor de maneiras extremamente leves: por meio de lendas e contos da cultura árabe, acontecimentos da vida de Beremiz e problemas de matemática. Assim, desperta-se no leitor uma curiosidade muito grande pela cultura árabe.

A leveza do livro permite que você termine o livro sem sequer perceber que já chegou na metade! Porém, reitero que, ainda que leve, o livro é profundo em suas reflexões filosóficas.

Acima de tudo, até a pessoa que mais odeia matemática no mundo passaria a gostar dessa matéria após ler esse livro. A forma como a matemática é mostrada na obra difere completamente do que vemos nas escolas e faculdades hoje em dia. Surpreendentemente, o livro se torna muito divertido pois o leitor não se limita a apenas lê-lo, mas como também a tentar resolver as questões de matemática impostas a Beremiz, dinamizando a leitura e estimulando o raciocínio lógico.

Por fim, confesso que os capítulos finais ficaram meio estranhos, pareceu para mim que Malba Tahan ficou com pressa de terminar o livro. O fim em si também não me agradou muito, mas digo firmemente que é uma leitura que vale a pena!
comentários(0)comente



Jujuba 09/01/2023

"A Geometria existe, como já disse o filósofo, por toda parte. É preciso, porém, olhos para vê-la, inteligência para compreendê-la e alma para admirá-la."

"A matemática deve ser útil; não nos esqueçamos, porém, de que essa ciência é, acima de tudo, uma mensagem de Sabedoria e Beleza."

"A Matemática é, enfim, uma das verdades eternas."
comentários(0)comente



Demes0 09/01/2023

Histórias para entender diversas curiosidades da matemática
Um livro bem legal que conta a história de um exímio matematico Beremiz Samir e suas aventuras e viagens pela Bagdá!
Em cada lugar pelo qual passar, surge uma nova situação que ele resolve com a solução matematíca!


São muitas histórias: ele vai até o rei, ensina a filha, tem até problema relacionado com um Poeta que ele também resolve.

E o legal é que tem um anexo com a explicação matemática das soluções propostas pelo calculista!

Um livro genial!
comentários(0)comente



Raul.Grenchi 06/01/2023

Favoritado
Que livro bom, não sei como nunca tinha ouvido falar nele.

Estou completamente admirado com Beremiz (O homem que Calculava) por toda sua inteligência e sagacidade.

A obra traz ótimos problemas matemáticos com maravilhosas soluções, ainda traz alguns fatos históricos e lendas sobre a matemática e famosos matemáticos da história. e consegue ainda trazer pitadas religiosas de forma orgânica.

Me surpreendi ainda ao descobrir que o autor é um brasileiro, que apenas utiliza esse pseudônimo, realmente pensei ser uma obra estrangeira.

Um livro que não queria que terminasse nunca.
comentários(0)comente



caiocorrea_art 05/01/2023

Amo matemática
O Homem que Calculava, do Malba Tahan, é um clássico, tão clássico que eu até achei que já tinha postado aqui. Mas revendo o histórico, vi que não, então lá vai.?É um livro simples, diria que até infanto-juvenil, mas que é tão gostoso de ler. Até porque eu sou suspeito pra falar.?Desde pequeno sempre fui apaixonado por número, apaixonado pela solução lógica de problemas de uma maneira eficiente. E criatividade é isso, solução de problemas de uma forma útil, prática e diferente do convencional.?Esse livro mostra isso através dos números.?Ele conta as aventuras do calculista Beremiz Samir na região da arábia, no mundo islâmico medieval.?Recomendo ele para adultos querendo um leitura leve e divertida e para jovens e crianças que querem despertar o interesse pela matemática, pela lógica e pelos números.

Livre-se
comentários(0)comente



Eduarda.Silva 04/01/2023

Gostei...
Uma das partes mais interessantes desse livro é o fato do Malba Tahan ser um heterômino de um professor de matemática brasileiro chamado Júlio César, grande contador de histórias árabes.

Malba Tahan é um personagem completo, tem até sua própria biografia. A ideia de Júlio César era ter credibilidade escrevendo um livro de outra nacionalidade.

Basicamente, o livro nos mostra um narrador fazendo uma viagem pelo deserto, até que conhece Beremiz, um homem extremamente inteligente e com um raciocínio lógico incrível.

Ao decorrer dessa viagem, Beremiz saí resolvendo problemas lógicos pelo caminho.

Um exemplo: os dois viajantes encontram um cara todo esfarrapado no meio do deserto, esse cara é um Sheik que tinha sido assaltado. Beremiz em conjunto c o narrador, possuía 8 pães para dividir em três pessoas, sendo assim propôs um raciocínio para dividir os pães em partes iguais.

Seguindo o caminho, Beremiz vai para a casa do Sheik e continua com a resolução desses problemas diários, ganha fama e outras pessoas começam a procurá-lo.

Os problemas são resolvidos de forma didática, não é uma leitura rápida, mas é bem legal, aprendi bastante com esse livro!
comentários(0)comente



Guilherme.Souza 29/12/2022

O homem que Calculava
Comecei a leitura desse livro esperando algo que me surpreendesse, mas não foi o que aconteceu... Nem tem muito o que comentar sobre...
comentários(0)comente



Tianna0 13/12/2022

Um bom livro
O Homem que calculava é uma história bem interessante e com bastante conteúdo relacionado a história da matemática. Contudo, é uma leitura que foi lenta e com pouca ação para mim. Enfim, é um bom livro.
comentários(0)comente



Wilson.Junior 04/12/2022

Um romance inesperado
O homem que calculava é uma leitura gostosa e divertida, leve e sutil, que impressiona e beira o inacreditável quando se trata das façanhas narradas. E para concluir, temos um romance, que acaba se tornando a cereja do bolo
comentários(0)comente



Wilquer.Oliveira 29/11/2022

A complexa matemática
Este é o segundo livro de Malba que leio e este segue a mesma linha de narrativa do primeiro.
O conteúdo matemático envolto na complexa trama da vida no oriente árabe são deveras peculiares
comentários(0)comente



Ana 28/11/2022

Ok.
Li o livro por causa da escola, mas não foi um livro que me prendeu, talvez eu não seja o público alvo deste livro. Achei a leitura complicada, coisa que diminuiu muito minha nota para este livro, levei meses para ler.
Fatos q me levaram a dar 2,5 / 3 estrelas foram:

- gostar de matemática
- gostar de alguns problemas propostos
- gostar dos ensinamentos que este livro trás

O livro não é ruim, só não foi um livro que me prendeu, ou que eu tenha Amado.
comentários(0)comente



aquele que te ama 27/11/2022

No começo os a forma que ele usa para calcular é meio estranho, mas ao decorrer do livro fica legal ver os raciocínios.
comentários(0)comente



385 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR