Bruno.Rafael 25/01/2021A matemática pode ser muito interessante!Malba Tahan, pseudônimo do professor de matemática Júlio César de Mello e Souza é o autor dessa obra que conta a história do Homem que calculava, o persa Beremiz Samir. O narrador é o companheiro de viagem do calculista, que nos relata a grande habilidade de Beremiz com cálculos e problemas matemáticos em geral. O enredo não é a de uma história de grandes aventuras e emoções, mas, de uma história para o leitor se aproximar e se envolver com a matemática, onde o autor vai mostrar e reafirmar várias vezes que o mundo dos números pode ser espetacular.
Pensei, inicialmente, que leria o livro com uma calculadora do lado para entender os cálculos descritos nas páginas, mas não foi preciso em momento algum, pois a resolução das mais intrincadas charadas e problemas foi sempre solucionada da forma mais simples pelo nosso calculista, de forma que qualquer leitor com conhecimentos básicos de cálculo pudesse entender. E ainda tinha em alguns problemas, figuras para auxiliar no entendimento do cálculo, fora os apêndices e materiais extras na edição que traz as explicações e resoluções em linguagem matemática para maior aprofundamento dos casos.
Este é um livro de entretenimento, mas antes disso, de divulgação da matemática. O livro no todo é uma brilhante argumentação da defesa do ensino da matemática e nos mostra como ela está por todos os lados e sempre presente nas nossas vidas. Júlio César deveria se orgulhar muito da profissão dele e queria, através de suas palavras, compartilhar o amor que ele sentia pela matemática. É isso que nos revela esse livro: que a matemática pode ser mais que interessante, pode ser apaixonante! E por esse esforço grandioso de nos passar o entendimento e conhecimento matemático de forma simples, objetiva e efetiva, de nos deixar encantados pelos números, é que esse livro merece uma grande nota.