O Homem Que Calculava

O Homem Que Calculava Malba Tahan
Malba Tahan




Resenhas - O Homem Que Calculava


385 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Marco 23/12/2021

O homem que calculava
Se você não gosta de matemática esse livro vai fazer você gostar.
A matemática faz proezas e este livro tem belos exemplos, em especial a história da invenção do xadrez que mostra, pra quem gosta de computação como eu, a grandeza de um endereço IPv6.
comentários(0)comente



Adriana1451 08/11/2010

O Homem que Calculava é um romance infanto-juvenil do escritor brasileiro Malba Tahan (heterônimo do professor Júlio César de Mello e Souza), que narra as aventuras e proezas matemáticas do calculista persa Beremiz Samir na Bagdá do século XIII. Foi publicado pela primeira vez em 1939 e já chegou a sua 75ª edição.

A narrativa, dentro da paisagem do mundo islâmico medieval, trata das peripécias matemáticas do protagonista, que resolve e explica, de modo extraordinário, diversos problemas, quebra-cabeças e curiosidades da matemática. O livro apresenta de forma romanceada algumas lendas e histórias pitorescas, como, por exemplo, a lenda da origem do jogo de xadrez e a história da filósofa e matemática Hipátia de Alexandria. Ao longo da leitura também se vai conhecendo alguns costumes da cultura Islã.

Sem ser um livro didático, tem, contudo, uma forte tonalidade moralista.

Sucesso de vendas no Brasil, tendo sido lida por várias gerações de leitores, a obra foi traduzida para o espanhol, o inglês, o italiano, o alemão e o francês.

As proezas matemáticas do calculista persa Beremiz Samir - o Homem que Calculava - tornaram-se lendárias na antiga Arábia, encantando reis, poetas, xeques e sábios. Neste livro, Malba Tahan relata as incríveis aventuras deste homem singular e suas soluções fantásticas para problemas aparentemente insolúveis.

É um livro que deveria ser lido por todos, sem exceção. Super inteligente a forma como foi escrito. Editora Record; 304 páginas; Média de preço: R$ 29,90.
comentários(0)comente



nicolenovaismf 28/02/2023

Surpreendente ?
Prometeu nada, entregou TUDO. Literatura brasileira de uma forma totalmente diferente: da perspectiva árabe HAHAHAHA que loucura. Maravilhoso, tem matemática, tem princípios, tem EVANGELISMO, tem um breve ?romance? bem breve mesmo - tipo sopro. Vale muito a pena ler ???
comentários(0)comente



AkemiM 04/12/2021

Muito além de uma narrativa
Eu ganhei esse livro do meu professor de matemática do ensino fundamental, e li pela primeira vez aos 14 anos. É um livro que eu sempre revisito, não só pela história, mas pela forma que insere a matemática e a lógica na narrativa e apresenta partes de uma cultura extremamente rica.
comentários(0)comente



Renata 22/09/2024

Obra-prima
Delicioso, divertido e educativo, esse livro é uma obra-prima da literatura nacional.
Um professor de matemática brasileiro que criou um personagem completo chamado Malba Tahan que escreve histórias engenhosas.
Precisamos rever nossos heróis!
comentários(0)comente



13marcioricardo 24/10/2021

A matemática assediando..
Até para mim, que acho a matemática chata e não gosto de exatas, esse livro foi interessante. É uma boa obra para adultos e adolescentes, agradável de ler. Tirei meia estrela apenas porque esta edição está um pouco mal feita, uma vez que as palavras entram pelo livro adentro.. Tirando isso é ótima, com várias ilustrações, notas e tudo o mais.
comentários(0)comente



Romulo 08/10/2021

Bom!
Livro legal, linguagem tranquila e os problemas matemáticos são interessantes. Algumas passagens envelheceram não muito bem, mas nada que atrapalhe a experiência!
comentários(0)comente



Aline 17/07/2014

Definitivamente não é um livro para relaxar.
O enredo é fraco, portanto, não espere muito do livro nesse sentido. Entretanto, torna-se interessante para aqueles que apreciam a matemática pois demonstra resoluções de problemas de raciocínio lógico.
Outro ponto positivo é que há muitos relatos sobre a história da matemática, lendas e passagens em que muitos provérbios são citados. Enfim, é uma obra que fomenta a reflexão.
Concluindo: é um livro que deve ser apreciado e lido com mais atenção.
comentários(0)comente



Giugyd 11/11/2024

O Homem que Calculava
Eu gostei do livro, demorei um pouco para ler e em alguns momentos a leitura tinha sido um tanto quanto confusa e cansativa, mas é uma boa obra. O final me surpreendeu bastante, e o que eu consegui entender das partes matemáticas me deixaram impressionada!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



IsabellaVitoria1 01/10/2022

Esplêndido
Um ótimo livro para quem quer aprender , expandir os horizontes ou explorar a Matemática
O Homem que Calculava apresenta problemas com soluções engenhosas e muito interessantes .
A didática maneira como o teorema de Pitágoras é explicado é uma das razões pela qual todos deveriam ler esse livro
comentários(0)comente



Muryllo N. 20/10/2022

O Homem que Calculava - Malba Tahan
Deus é o grande geômetra, Deus geometriza sem cessar - Platão.

A obra, escrita por um brasileiro - Júlio César de Mello - que adotou um pseudônimo de escritor Árabe (Malba Tahan) é uma das obras primas da matemática brasileira, e internacional. Contribuindo com a divulgação científica da matemática, vista por um ângulo mais humano, filosófico e cristão.

O livro narra a história de Beremiz Samir, um calculista persa, que em todo o livro, nunca errou se quer um problema, ou cálculo. A partir da história, o leitor é convidado a imergir no raciocínio do exímio Calculista, aprendendo diferentes maneiras, curiosidades, origens, e diversos pontos sobre o cálculo e análise. A história se passa em Bagdá, grande parte do tempo. Um mergulho profundo nos hábitos, práticas, trejeitos, cultura, religião, termos e poesias Árabes. Mal sabia eu, que estaria aprendendo sobre a história de Eratóstenes (um dos diversos exemplos) nesse livro.

A edição, primorosa, conta com um prefácio, uma dedicatória, um apêndice, considerações sobre os problemas propostos (Ex: "O Problema da metade do X da vida"), um glossário, índice de autores, personagens históricos, matemáticos, bibliografia, etc...eu realmente não esperava 10% disso. Mas, a obra é uma mistura homogênea entre Matemática, Cultura Árabe, Religião e Didática.

O Homem que Calculava é extraordinário, em todos os aspectos, uma obra densa, profunda, simples, mansa e genial.

Muryllo Neto T. Cavalcanti
comentários(0)comente



Thaið 27/01/2024

Livro pra doido ler
Esse livro é pra gente de exatas que gosta de ter umas leituras meio "pra q q eu comecei a ler isso?", oq me define 100%. nunca pegaria esse livro pra ler por livre e espontânea vontade, mas meu chefe me recomendou e eu dei uma chance pro livro. é legal.
comentários(0)comente



Mari 04/08/2022

Bom
Eu demorei pra terminar o livro mais por preguiça de pegar pra ler? A história é bem legalzinha e tentar resolver os problemas só deixa a leitura melhor.
Achei um livro bom, mas acho que seria melhor se eu tivesse lido mais rápido.
comentários(0)comente



385 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR