O Homem Que Calculava

O Homem Que Calculava Malba Tahan
Malba Tahan




Resenhas - O Homem Que Calculava


385 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Paula.Gardini 01/06/2017

Minha opinião: Esse livro é maravilhoso, todo vovô deveria contar a seus netos essas maravilhosas historias. Aprendi muito apesar de não ser tão á vontade com a matemática quanto eu gostaria, mas as histórias de lógica e amor, a cultura muçulmana, àrabe e Indiana são lindas. Quando fui apresentada á princesa Tessalim, já concluí o final dela na história, amei as histórias sobre a filha do Báskara (lembra dele?), Arquimedes e Erastotenes (que eu não conhecia) . Só não concordo, mas respeito, a escolha do final da história. Se pensar bem, concordo sim :D , ninguém é obrigado a ser ou não cristão, independente da crença, que prevaleça o respeito e o amor ás pessoas que não pensam como nós. livro mil estrelas AHHHH, e as gravuras.... magnifississimas.
comentários(0)comente



Leonardo 25/12/2023

Divertido, porém, monótono e por vezes cansativo.
É um livro bem escrito, tem diversas fontes de pesquisa, vários desenhos e gráficos para ilustrar a resolução dos problemas.

É fácil de ser lido pois é objetivo, porém, achei alguns enigmas cansativos.
O livro é monótono, não tem "altos e baixos", ou uma tensão que nos prenda na história, é realmente um livro de exatas, previsível e linear.

Fará o leitor trabalhar a mente, especialmente aqueles que, como eu, tentam resolver os enigmas antes de ler a solução.
Apesar de eu ser um apreciador dos livros de exatas, achei que faltou uma emoção na história, algo que me fizesse criar uma expectativa boa, o livro é muito padronizado, como dito anteriormente, muito linear. A premissa é sempre a mesma, eles encontram um problema que, aparentemente não havia solução e o calculista resolve com facilidade.

Esta repetição me entediou muito, aproximadamente pela metade do livro, daí em diante, li "empurrado" até a conclusão, tanto que precisei intercalar com outros livros.
Em resumo, é um bom livro, faz trabalhar a mente, é divertido ver as resoluções, por vezes "loucas" do calculista, mas indicaria mais para quem tem um apreço maior pela área das exatas, creio de devido a monotonia e repetição constante dos capítulos, canse alguns leitores.

Em minha opinião, o futuro leitor deste livro deve ter em mente que aqui, não encontrará uma história com muitas emoções e reviravoltas, é um livro linear e padronizado, divertido, mas monótono.

Lido entre Novembro e Dezembro de 2023.
Tadeu Jr. 25/12/2023minha estante
Concordo, acrescentaria que o final também descepciona.




Eliane406 01/01/2024

Matemática primordial
A história mostra de forma clara como os estudos das ciências faz parte do progresso de um povo, sobretudo, agora falando da matemática que mostra como no Universo tudo é número e medida. Tudo que nos faz melhores é útil, e ter conhecimento de raciocínio lógico nos leva à avanços na humanidade.
O livro narra por capítulos as andanças de Beremiz, o homem sábio dos cálculos que sempre encontrava soluções nos lugares por onde passava, mostrando a cultura árabe e seu amor pelos estudos das Ciências, especialmente a Matemática e a Astronomia, sendo assim, o povo que mais colaborou para o progresso moral e material da Humanidade, com sua primeira obra orientada dentro do pensamento democrático: o Alcorão, construíram uma Universidade em 1234, no período da Renascença, além disso, colaboraram para o progresso da Aritmética, da Álgebra e inventaram a Trigronometria Plana e Esférica.
"...verdadeira cidade dos estudos onde se prova de tudo às necessidades dos estudantes..."
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Luís Daniel Giusti Bruno 30/05/2021

Muito bom!
Havia lido na infância... E decidi reler. Não me arrependo! É um livro muito gostoso de se ler!
comentários(0)comente



Gabriel 28/12/2021

O amor ao conhecimento
O livro em si, para mim, é uma demonstração no formato de história do amor ao conhecimento. Beremiz Samir, protagonista no livro, não é somente um matemático, é um verdadeiro diletante, amante da ciência que estuda. São incríveis as partes do livro onde Beremiz expõe seu amor a matemática demonstrando das formas mais criativas, não somente suas aplicações, mas também sua beleza como forma de arte.

O livro também é bastante fluido e de fácil leitura, com ótimas explicações do autor sobre os problemas apresentados. Vale muito a pena ler!
comentários(0)comente



Aline 17/07/2014

Definitivamente não é um livro para relaxar.
O enredo é fraco, portanto, não espere muito do livro nesse sentido. Entretanto, torna-se interessante para aqueles que apreciam a matemática pois demonstra resoluções de problemas de raciocínio lógico.
Outro ponto positivo é que há muitos relatos sobre a história da matemática, lendas e passagens em que muitos provérbios são citados. Enfim, é uma obra que fomenta a reflexão.
Concluindo: é um livro que deve ser apreciado e lido com mais atenção.
comentários(0)comente



Romulo 08/10/2021

Bom!
Livro legal, linguagem tranquila e os problemas matemáticos são interessantes. Algumas passagens envelheceram não muito bem, mas nada que atrapalhe a experiência!
comentários(0)comente



13marcioricardo 24/10/2021

A matemática assediando..
Até para mim, que acho a matemática chata e não gosto de exatas, esse livro foi interessante. É uma boa obra para adultos e adolescentes, agradável de ler. Tirei meia estrela apenas porque esta edição está um pouco mal feita, uma vez que as palavras entram pelo livro adentro.. Tirando isso é ótima, com várias ilustrações, notas e tudo o mais.
comentários(0)comente



Renata 22/09/2024

Obra-prima
Delicioso, divertido e educativo, esse livro é uma obra-prima da literatura nacional.
Um professor de matemática brasileiro que criou um personagem completo chamado Malba Tahan que escreve histórias engenhosas.
Precisamos rever nossos heróis!
comentários(0)comente



AkemiM 04/12/2021

Muito além de uma narrativa
Eu ganhei esse livro do meu professor de matemática do ensino fundamental, e li pela primeira vez aos 14 anos. É um livro que eu sempre revisito, não só pela história, mas pela forma que insere a matemática e a lógica na narrativa e apresenta partes de uma cultura extremamente rica.
comentários(0)comente



nicolenovaismf 28/02/2023

Surpreendente ?
Prometeu nada, entregou TUDO. Literatura brasileira de uma forma totalmente diferente: da perspectiva árabe HAHAHAHA que loucura. Maravilhoso, tem matemática, tem princípios, tem EVANGELISMO, tem um breve ?romance? bem breve mesmo - tipo sopro. Vale muito a pena ler ???
comentários(0)comente



Adriana1451 08/11/2010

O Homem que Calculava é um romance infanto-juvenil do escritor brasileiro Malba Tahan (heterônimo do professor Júlio César de Mello e Souza), que narra as aventuras e proezas matemáticas do calculista persa Beremiz Samir na Bagdá do século XIII. Foi publicado pela primeira vez em 1939 e já chegou a sua 75ª edição.

A narrativa, dentro da paisagem do mundo islâmico medieval, trata das peripécias matemáticas do protagonista, que resolve e explica, de modo extraordinário, diversos problemas, quebra-cabeças e curiosidades da matemática. O livro apresenta de forma romanceada algumas lendas e histórias pitorescas, como, por exemplo, a lenda da origem do jogo de xadrez e a história da filósofa e matemática Hipátia de Alexandria. Ao longo da leitura também se vai conhecendo alguns costumes da cultura Islã.

Sem ser um livro didático, tem, contudo, uma forte tonalidade moralista.

Sucesso de vendas no Brasil, tendo sido lida por várias gerações de leitores, a obra foi traduzida para o espanhol, o inglês, o italiano, o alemão e o francês.

As proezas matemáticas do calculista persa Beremiz Samir - o Homem que Calculava - tornaram-se lendárias na antiga Arábia, encantando reis, poetas, xeques e sábios. Neste livro, Malba Tahan relata as incríveis aventuras deste homem singular e suas soluções fantásticas para problemas aparentemente insolúveis.

É um livro que deveria ser lido por todos, sem exceção. Super inteligente a forma como foi escrito. Editora Record; 304 páginas; Média de preço: R$ 29,90.
comentários(0)comente



Marco 23/12/2021

O homem que calculava
Se você não gosta de matemática esse livro vai fazer você gostar.
A matemática faz proezas e este livro tem belos exemplos, em especial a história da invenção do xadrez que mostra, pra quem gosta de computação como eu, a grandeza de um endereço IPv6.
comentários(0)comente



Ricardo 19/06/2022

As razões da matemática!
Demorei terminar o livro, por causa das tarefas da faculdade. Porém, a leitura é muito fluida e deliciosa. Gostei muito dos diversos problemas matemáticos propostos de forma recreativa. Todavia, penso que o papel de um matemático abrange dimensões que vão além da arte de contagem. Muitas vezes, coloca-se no matemático a roupagem de um saber extraordinário, isto é, destinado a pouco.É um engano! Em suma, a matemática é um conhecimento profundo sobre a natureza. Cada pessoa com as visões de mundo que traz pode contribuir na construcao desse saber. Pois a natureza tem razões que apenas o coração entende.
comentários(0)comente



385 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR