Luana 17/04/2020A leiTrata-se da opinião do autor sobre o que deveria ser objeto de proteção da lei.
Segundo Frédéric Bastiat, os únicos direitos assegurados deveriam ser a vida, liberdade, propriedade e a vedação (proibição) de qualquer instrumento que vise diminuir a desigualdade social.
"E é sob a lei da justiça, sob o reinado do direito, sob a influência da liberdade, da segurança, da estabilidade e da responsabilidade que cada pessoa haverá de atingir seu pleno valor e a verdadeira dignidade de se seu ser."
Frédéric é a favor da meritocracia, devendo cada um pagar pela própria educação, é contra a atuação do governo na economia e contra os impostos progressivos bem como qualquer tipo de intervenção na propriedade, entendendo ser uma espécie de espoliação.
"Nesse assunto de educação a lei só tem duas alternativas: ou deixar acontecer livremente o processo de ensino-aprendizagem, sem usar a força, ou forçar a vontade dos homens nesse sentido, tirando de alguns o necessário para pagar os professores que o governo indicar para ensinar gratuitamente a quem necessitar. mas nesse segundo caso, a lei fere a liberdade e a propriedade através da espoliação legal. "
Minha visão é muito diferente da defendida pelo autor, acredito sobretudo na necessidade de uma educação pública de qualidade como meio de diminuir a desigualdade e favorecer o crescimento da economia.
De qualquer maneira é sempre bom conhecer o outro lado, alguns argumentos (muito poucos) são interessantes e levam a reflexão.
Indico a leitura.