A Lei

A Lei Frédéric Bastiat




Resenhas - A Lei


182 encontrados | exibindo 151 a 166
1 | 2 | 3 | 4 | 11 | 12 | 13


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jean Silva 11/05/2020

"Personalidade, liberdade, propriedade..."
Bastiat escreve de maneira simples e eficaz, logo, a obra é de fácil entendimento, recomendada muitas vezes como introdução ao pensamento liberal. O objetivo do autor é discorrer a respeito da Lei, explicitando a função que ela deveria de fato exercer("Lei é Justiça"), e o quanto ela foi sendo desviada do seu real objetivo em benefício próprio de pessoas, governos, instituições, etc.
comentários(0)comente



Biel 04/05/2020

Mais uma rodada aí, meu consagrado
Uma descrição de como a lei foi corrompida para agredir aquilo ela jurou proteger.

Já reli esse negócio duas vezes. E pelo visto, vou reler de novo.
comentários(0)comente



Dalmo 26/04/2020

Uma introdução ao pensamento liberal
Nessa que pode ser considerada uma obra-prima introdutória do pensamento liberal, Bastiat provoca e questiona o papel da Lei como instrumento de poder e do autoritarismo. Subvertendo-se do seu papel de nos proteger das injustiças, de nos assegurar a propriedade e a liberdade de agir e pensar, a Lei pode se tornar justamente o freio de toda a liberdade de que se propõe a proteger.
comentários(0)comente



Analuz 25/04/2020

Um livro curto e com uma linguagem simples e objetiva. É fácil entender porque a obra arrebata seguidores até hoje, já que é possível traçar um paralelo com a nossa realidade.

Me encontrei dividida em vários argumentos. Concordei com uns (ex: motivos que levam a uma sociedade corrupta), discordei de outros (ex: meritocracia como solução).

Inclusive, em relação às soluções das quais discordei, acredito que tenham sido tratadas de forma superficial pelo autor.

No todo, uma leitura relevante, sendo você a favor ou contra o pensamento liberal.
É bom expandir nossos horizontes e tentar entender outras inclinações políticas. :)
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



guizooo 11/04/2020

A Lei
Leitura necessária a todas as pessoas, ainda mais nesse país que vivemos...
comentários(0)comente



Valmor 28/03/2020

Liberdade e propriedade
Neste breve livro, Bastiat fundamenta de maneira simples e direta a função da lei, que é para evitar injustiças e garantir os direitos naturais dos homens. E que legisladores que se acham acima da humanidade, podem usar as leis para fins espúrios, os quais devem ser constantemente vigiados para evitar a deturpação das leis a fim de tentar promover falsas justiças sociais. Excelente leitura!
comentários(0)comente



priscyla.bellini2023 28/03/2020

Incrível!
Este livro é maravilhoso, ele traz o básico do pensamento político econômico de uma forma simples e excepcional, leiam, é de grande valor intelectual. Favorito para a vida!
"A Liberdade, que é um ato de fé em Deus e em sua obra."
comentários(0)comente



Geovana 20/03/2020

"A Lei" é uma obra além do seu tempo. Apesar de publicada no século XIX, ela consegue traduzir perfeitamente a realidade atual, com críticas à hipocrisia de um Estado Interventor e a distorção do conceito de Justiça pelo mesmo. Bastiat conceitua perfeitamente a Justiça com base na defesa da propriedade privada e da liberdade individual.
comentários(0)comente



Sylvia 06/03/2020

Clube de Leitura
Segundo livro do clube de leitura. Excelente livro!
comentários(0)comente



anna catarina 23/02/2020

Muito bom!
Um livro pertinente e atual.
comentários(0)comente



Cris 20/02/2020

Necessário!
Livro imperdível e absolutamente necessário a qualquer pessoa, especialmente aos alunos e profissionais do Direito. Bastiat está incrível neste livro, com seu humor, apontamentos e verdades que, embora os tenha escrito por volta de 1.850, é mais atual do que nunca!
comentários(0)comente



Dani Felipelli 14/02/2020

Um livro onde Bastiat expõe sobre intervencionismo de uma maneira irônica mas de fácil compreensão. Vale a leitura!
comentários(0)comente



Bernardo.Biondi 14/01/2020

Crítica atual
Primeiro de 2020! incrivel como esse livro pode ter sido escrito em 1850 e mesmo assim ser tão atual, sendo muito aplicável ao Brasil, inclusive. O texto vai rodear sobre os conceitos de espoliação legalizada e a lei natural que precede o ser humano, a lei de legítima defesa ou, ao meu ver, em um vocabulário mais contemporâneo, a lei de propriedade privada. O autor vai argumentar com muitos filósofos políticos de sua época, os criticando veementemente e sempre indo contra o despostismo ou as autocracias, ou seja, a concentração do poder absoluto.
comentários(0)comente



182 encontrados | exibindo 151 a 166
1 | 2 | 3 | 4 | 11 | 12 | 13


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR