spoiler visualizarCarlos531 29/03/2023
Um tratado em sermões sobre santidade
Compilando os mais importantes sermões de quatro grandes homens de Deus, dos quais três eram contemporâneos, a editora Pão Diário fez um excelente trabalho ao dividir os sermões em 3 partes principais, sendo elas:
Doutrina:
Nesta seção, somos apresentados e instruídos sobre o conceito de santidade na Bíblia e seus usos mais comuns e quais são imperativos para nós. Compreendemos que nós somos santos porque Deus nos separou para termos uso diferenciado por meio dEle, um uso sacerdotal e, por isso, precisamos estar aptos e dispostos a sermos usados para honra e glória do Seu nome. Compreendemos, de igual modo, que estas verdades nos são transmitidas pela Palavra de Deus, Sua luz divina à alma humana. De igual modo, compreendemos que há um embate entre duas naturezas no homem regenerado: a caída e a renovada, dada à nós pelo sacrifício de Cristo Jesus e que por meio do Espírito Santo podemos crescer em graça e santidade neste mundo caído.
Religião Interior:
No que tange esse ponto, os sermões tratam - em suma - da santificação interna do homem. A maneira, por exemplo, com a qual o cristão deve buscar o conhecimento da Palavra de Deus e considerar a ciência de Deus acima de toda e qualquer outra. De igual modo, é natural que durante sua jornada de peregrinação, o homem de Deus encontre sua mente bombardeada por pensamentos errantes, dos quais, muitas vezes, se mostram contrários à vontade de Deus. Entretanto, para superá-los se faz necessário que sigamos o exemplo de Enoque e andemos com Deus de modo a reconhecer de que, ainda mais depois da queda, somos em tudo dependentes do Senhor.
Santidade Prática:
Como o próprio título do tópico sugere, este terceiro ponto trata de como viver de maneira santa diariamente, indo de tópicos como a administração financeira de um cristão, passando pelo dever da família na construção religiosa de seus membros até chegar na importância da reunião congregacional, aonde os homens podem e devem ser exortados para a permanência no cuidado e nas obras de Deus.
Ademais, há uma seção bônus que contribui para o enriquecimento do conhecimento do leitor da qual trata do contexto histórico e a biografia dos quatro homens cujos sermões foram selecionados para compor este livro. Sendo eles: John Wesley, Jonathan Edwards, George Whitefield e Charles Haddon Spurgeon.
É impossível para qualquer cristão, cujo ardor bíblico e sagaz da Palavra santa de Deus esteja em seu coração, não sentir o impacto e a importância da pregação destes homens e não alegrar-se com seus respectivos testemunhos. É de imensa magnitude acompanhar o exemplo da mãe de John Wesley que tirava uma hora por semana para conversar com os filhos acerca da fé, o ardor missionário no mesmo e em George Whitefield juntamente com o avivalista Jonathan Edwards, encerrando na maneira sobrenatural com a qual multidões se reuniam para ouvir as pregações de Spurgeon e sua gigantesca produção literária.
De modo que todos eles, sem exceção, foram fiéis até o fim e mesmo em seus túmulos proclamaram o amor e a esperança em nosso salvador Jesus Cristo.
Excelente livro para aqueles que procuram conhecer os conceitos fundamentais da santificação e como Deus a aplica em nossos corações, por meio da obra consumada de Cristo Jesus realizada em conjunto com o Espírito Santo e ver, aplicados na prática, em algumas das áreas mais importantes e imprescindíveis da vida cristã.
Uma excelente introdução e acompanhamento do tema da santidade, para aqueles que têm dúvidas quanto a como viver uma vida de santificação e desejam crescer cada mais vez na graça e no conhecimento de Deus.