Carol 08/03/2022Ficção Histórica maravilhosa Antes de Os pilares da Terra, livro do autor que narra acontecimentos do início da Guerra dos 100 anos entre França e Inglaterra, Ken Follett nos leva a acompanhar a jornada do jovem Edgar, um aprendiz de construtor de barco que no ano de 997 d.c. vê sua família sofrer um baque com o ataque dos vikings a sua pequena vila costeira, Combe.
Ao perderem tudo, Edgar e sua família encontram uma oportunidade de recomeçar num pequeno vilarejo conhecido como Travessia de Dreng, um local inóspito com moradores antipáticos e estranhos.
Ali sua vida se entrelaça com a de um jovem monge que segue a risca os ensinamentos deixados por Cristo, e uma jovem nobre normanda, Lady Ragna, a caminho de Shiring para se casar com o Senhor da Cidade.
Em um tempo de violência, ganância, brigas por poder e traições, esses três vão criar um vínculo de amizade forte e encarar um bispo cruel e corrupto que pode tornar a vidas deles bem mais complicada do que já é.
Lady Ragna de Cherbourg foi a minha personagem favorita na história, uma mulher inteligente, perspicaz e que sabe governar, criar estratégias e demonstrar o que precisa na hora certa. Ela foi uma personagem tão bem trabalhada e tão carismática que foi impossível não se envolver com sua trajetória. Edgar é a definição de um homem bom, um jovem que foi bem criado pelos pais com princípios honestos e preceitos morais, um homem com um dom para a construção e que não estremece diante de trabalho pesado.
Aldred é um homem atormentado por seus desejos mas que se mantém firme em seus propósitos e em levar a palavra de Deus a todos os cantos. Cada um tem suas características e personalidade forte e isso acaba os unindo em meio a uma sociedade injusta e perigosa.
O Crepúsculo e a Aurora não é meu primeiro contato com a escrita do autor pois já li Mundo sem Fim há alguns anos e lembro que me envolvi demais com a história e a escrita do autor. Com esse livro não foi diferente, a leitura me envolveu tanto, os personagens tão bem desenvolvidos e a história tão emocionante que eu não me prendi as metas e li em poucos dias.
É um romance histórico bem escrito e com uma profunda pesquisa histórica sobre a época e os costumes, mas não é um livro cansativo ou com narrativa lenta, é uma leitura incrível e apesar da jornada árdua dos personagens possui um final emocionante.
site:
https://www.instagram.com/aventurandosenoslivros/