Nayara.Rafaelly 03/09/2020
Ellen Wood é muito convincente e muito clara ao mostrar os mitos sobre a origem do capitalismo e, ao mesmo tempo consegue desmontar tais mitos.
Vemos, logo na primeira página do capitulo 1, a referência (que mesmo não indo de acordo) Wood faz a origem do capitalismo como resultado natural das práticas humanas antigas bastando apenas a eliminação de empecilhos externos que impediam sua concretização, segundo o modelo mercantil de desenvolvimento econômico.
Assim com Karl Marx, Wood também apresenta em seu texto autores conhecidos e requisitados. Se opondo a uns, concordando com outros e/ ou, os dois ao mesmo tempo. Fazendo disso um debate, pois é o que o tema capitalismo atrai: um debate! Pois não existe uma resposta concreta para o surgimento do mesmo.
Ao dizer que alguns historiadores sugeriram que o capitalismo é resultado de um processo cumulativo, Ellen chamou o capitalismo moderno de “processo baseado na agregação de valor”, (que na visão de alguns historiadores) se deu com a expansão do comércio europeu além do aprimoramento dos instrumentos de trabalho, o aperfeiçoamento das tecnologias de produção e outros fatores.