El Borbah

El Borbah Charles Burns




Resenhas - El Borbah


6 encontrados | exibindo 1 a 6


diogo.s.silva.9 23/07/2023

Bom
É bom bem ao estilo das outras Hqs do Charles Burns gostei das histórias bem finalizadas e como sempre a darkside com ótima qualidade
comentários(0)comente



Luisa 18/09/2022

me divertiu um pouco mas não me prendeu. living the ice age foi a melhor, cabeça de homem velho em corpo de bebê numa hq foi uma ótima escolha.
comentários(0)comente



Pr.Thiago 20/01/2022

EL BORBAH
Com mais de 180 quilos e o conhecido figurino dos lutadores mexicanos de luta livre, com meia-calças e misteriosas máscaras, El Borbah é tudo aquilo que não esperamos de um detetive particular. Movido a junkie food e canecos e mais canecos de cerveja, ele conduz suas investigações com papo reto e temperamento explosivo, quebrando portas e crânios, enquanto espreita a cidade decadente, repleta de punks, freaks, malucos de ternos e cientistas loucos. Um dos primeiros personagens criados por Charles Burns, ainda no início do anos 1980, as histórias desse improvável detetive permanecem assustadoramente contemporâneas, com a estética ?sci-fi-noir?, alimentada pelo consumo voraz de filmes B e quadrinhos de terror dos anos 1950 e 1960 na infância do autor, e um sofisticado senso de humor tão inquietante quanto engraçado ? algo que já vimos em outros clássicos trabalhos seus, como na obra-prima Black Hole e na coletânea Big Baby, ambas publicadas pela DarkSide® Books. El Borbah reúne cinco histórias, três delas publicadas ainda nos anos 1980 pelas revistas RAW, de Art Spiegelman (autor de Maus) e Françoise Molly, e a consagrada Heavy Metal. E outras duas narrativas inéditas, reunidas em livro pela RAW/Pantheon Books em 1988 com o título Hard-Boiled Defective Stories. A edição brasileira é baseada no livro publicado pela Fantagraphics em 1999, acrescido de um epílogo inédito do autor com imagens raras, esboços e capas publicadas em outros países. ?Amor Robô? apresenta o detetive e o insere neste mundo que começa a ser comandado pelas máquinas, isso ainda em 1982. Em ?Carne Morta?, enquanto investiga o desaparecimento de uma mulher, ele se depara com uma peculiar empresa de processamento de carne. ?Vivendo na Era do Gelo? apresenta as bizarrices em um mundo em que a criogenia virou lugar comum. E ainda temos histórias sobre uma seita nada convencional e sobre um pai preocupado com o filho perseguido. Em todas elas, o universo peculiar e esquisito, com pessoas clonadas, clubes para ricos pervertidos, megalomaníacos que planejam dominar o mundo se aliam ao traço e ao preto e branco magistral do autor para narrar histórias que retratam como poucas os sombrios anos 1980 ? mas, de maneira espantosa, falam também sobre o não menos tenebroso século XXI. Chegou a hora de conhecer as origens da mente prodigiosa e sombria de um dos monstros do quadrinho mundial.
comentários(0)comente



Ley 28/07/2021

Diferente e surpreendente
El Borbah foi uma leitura diferente e surpreendente. Minha primeira impressão era que não seria tão boa quanto eu esperava, mas ela acabou sendo tão rápida que quando notei, estava dando risadas enquanto lia. A graphic novel tem um modelo diferente e investigativo. Parece uma mistura entre os anos 1960 a 1980, como também futurístico em alguns pontos.

Protagonizado pelo detetive El Borbah, a HQ ganha traços humorísticos graças às ações do personagem. O que encontramos ao adentrar a obra, são várias histórias roteirizadas e ilustradas por Charles Burns. Pode-se dizer que são contos, do mais breve àqueles contendo quantidades de páginas maiores, dividindo-se em várias partes.

El Borbah é a própria figura que torna as histórias ainda mais interessantes. O personagem é inspirado em lutadores mexicanos da década de 1960, que, segundo o autor, fizeram parte de sua vida. O protagonista tem uma vestimenta interessante, diferenciando-se dos demais personagens que aparecem nas histórias. Sua máscara, tamanho, e abordagens são de longe, pontos marcantes.

El Borbah diferencia-se também pelo modo como gerencia sua profissão. Ele não é como os detetives da literatura que eu conhecia, que são mais estratégicos e quietos. Aqui, o sr. Borbah arranja casos de maneira curiosa, e os desvenda de um modo ainda mais pitoresco. É tão diferente do que estou acostumada, que me vi rindo e adorando as aventuras.

As histórias também têm peculiaridades interessantes. A meu ver, o autor colocou elementos cômicos em tramas divertidamente sérias, que não há como não soltar gargalhadas. Até mesmo os nomes dos personagens possuem informações jocosas.

Os casos a serem desvendados embrenham-se entre o ridículo e o inusitado, com desfechos até mesmo trágicos. A obra é para apreciar em um tempo curtíssimo. O modo divertido e breve dos contos são ótimos para ler em pouco tempo.

As histórias reunidas são algumas das primeiras obras do autor envolvendo El Borbah, por isso são breves e algumas previsíveis. Tentei não levar nada a sério durante a leitura, para deixar as histórias fluírem melhor.

Foi surpreendente para mim, já que não esperava me deparar com histórias simples, engraçadas, e peculiares. Apesar disso, há características na obra que têm cunho pesado, portanto é importante destacar esse ponto. Ademais, os contos são fechados, a edição incrível, e espero ler outras obras do autor. Se não com o mesmo personagem, então outras como Black Hole e Big Baby, também publicados pela DarksideBooks.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2021/07/resenha-hq-el-borbah.html
comentários(0)comente



Daniel 27/07/2021

HQ muito engraçada e bem diferente
Gostei muito da experiência que tive lendo El Borbah por ser uma HQ bem diferente daquilo que estou acostumado, além de trazer um humor sarcástico maravilhoso, fazendo você sorrir do início ao fim. O traço também foi outro ponto positivo, bem incomum e um tanto cômico casou muito bem com as aventuras do principal. Recomendo para quem procura uma leitura rápida e que te faça sorrir bastante, me tirou de uma ressaca que já vinha de muito tempo.
comentários(0)comente



MENINALY 21/03/2021

Sensacional
Charles Burns sempre surpreende... genial, divertido e bem bizarro, tudo gosto em um quadrinho!
comentários(0)comente



6 encontrados | exibindo 1 a 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR