Ak.v3nom 31/07/2024
A minha melhor experiência de leitura, O Iluminado.
Quando eu tinha 10 anos, assisti com meu pai o filme "Doutor Sono", que segundo ele, eu precisava "ver o primeiro para entender a história. Assisti o filme de Kubrick, me assustei com a cena das gêmeas e a do Jack dizendo "Here's Jhonny". Por algum tempo, foi o meu filme favorito, eu dsmplesmente adorava o terror/suspense e a forma como Jack parecia louco antes mesmo de realmente trabalhar no Overlook durante o inverno, ou como ninguém parecia saber o que estava acontecendo além de Danny e Dick.
E então eu li o livro.
Quando eu li, concerteza esperava algo como o filme de Kubrick: história rasa, pouco aprofundamento de personagens e muitas coisas mal explicadas, mas não foi assim.
O livro do Iluminado narra a história de um pai que está se recuperando de seu vício e que ama sua família, uma mãe que ama seu marido e filho, e um garoto que possui habilidades que seus pais não entendem. Diferente do filme, a forma como King se aprofunda no personagem de Jack o torna relacionável, humano e você, mesmo sabendo o que vai acontecer, quer que ele e sua família fiquem bem. Ele se arrepende do que fez, desde quebrar o braço de Danny até bater em um aluno, gritar com Ullman no telefone e beber, mesmo que ele não diga isso em voz alta. Jack é um alcólotra em recuperação, mas acima de tudo, um homem lutando pela própria sanidade, tentando proteger sua esposa e filho, além um escritor amador com o sonho de escrever um sucesso.
Quando ele flerta com a ideia de deixar a caldeira explodir e apenas levar Danny e Wendy para longe, no entanto, percebemos que ele está na beira do precipício. Ele queria fugir do Overlook com sua família, mas a falta de bebida e influência do hotel não deixam que ele faça isso. O Overlook não quer que ele faça isso.
Na conversa com Grady, Jack estava bêbado, mas no fundo, imagino que ele estivesse um pouco sóbrio. Como ele próprio diz no diálogo: "se pudessem simplesmente ir embora, sou eu que o gerente quer". Ele queria que Wendy e Danny fossem embora do hotel, queria a segurança deles.
Wendy, no livro, é uma mulher assustada, mas que sabe o que está acontecendo no hotel e tenta proteger a si mesma, mas principalmente Danny, por medo de Jack. Desde o incidente com as vespas no quarto de Danny e Jack ter voltado com os hábitos de quando bebia, mas sem de fato beber, ela desconfia do marido, mas odeia isso. Ela é uma mulher forte, que mesmo com costelas quebradas e coberta de sangue tinha um úbico objetivo em mente: proteger seu filho.
Wendy perdeu a irmã quando era criança e não tinha uma boa relação com a mãe, a o que conta o livro, ela nem queria pensar na possibilidade de ir para a casa da mãe caso necessário. Ela chorava por muitas coisas, mas nenhuma delas eram coisas supérfulas. A primeira vez que Wendy chora no livro é por medo de que Jack não volte para casa depois de fazer a entrevista de emprego no Overlook.
Mas ela é forte e passa por isso e muito mais coisas, mesmo que quase desmaiando pela perca de sangue, Wendy tentou proteger seu filho mesmo que ela quem realmente precisasse de cuidado.
E falando em filho, falemos do Danny.
Danny tem apenas 5 anos, viu seus pais brigando, teve o passo quebrado pelo pai quando tinha 3 anos, mas mesmo assim, Danny tem um vínculo forte com Jack. Ele é o "filhinho do papai", quando Wendy não o acalma, Danny sempre corre para os braços do pai (e ela tinha um pouco de inveja disso). Danny conversava com Tony sem problemas, seu amigo sempre mostrava coisas boas ou ajudava a encontrar coisas perdidas, como um baú de Jack.
No entanto, quando Danny bota os pés no Overlook, as coisas mudam. Por ele ser "iluminado", podia ver marcas e cicatrizes do passado, como o sangue e miolos na parede da suíte presidêncial. Aos poucos as coisas escalam para pesadelos com a palavra REDRUM. Ele ouve a "festa" que acontece no Salão Colorado todas as noites, ouve o hotel em sua cabeça, teve experiências traumáricas com a mulher do quarto 217, o garoto no túnel de concreto no parquinho, os animais de folhas e todos os outros acontecimentos.
Com 5 anos, Danny teve que amadurecer muito, cuidar tanto da mãe quanto do pai, não cair em nenhuma manipulação do Overlook e enrentar a Coisa que possuiu o corpo de seu pai, mesmo que pudesse acabar sendo morto no processo.
Esse livro fala de muitas coisas. Pais alcólotras, vícios, ciclos, ódio, medo, medo de perder a família, o medo de "divórcio" entre os pais, suicídio, etc. É um mar de pensamentos e uma história que narra a ascenção e a queda de uma família que se amava e um hotel com ódios e antigas feridas abertas, chagas abertas de ressentimento e desejo de vingança. Uma sentença de morte.
Como o próprio Watson disse: "Tudo que é hotel grande tem seus escândalos. Assim como todo grande hotel tem um fantasma. Por quê? Diabos, as pessoas vêm e vão."