Su 26/07/2016
Decidi ler esse livro por estar passando por um momento bem atarefado na minha vida. Como vocês devem ter percebido, já que não estou fazendo postagens regulares e estou levando o triplo do tempo “normal” para ler um livro.
Logo no início do livro, Stephen nos conta sobre o período em que um de seus filhos passou por dificuldades na escola. Ele e sua esposa se sentiram profundamente tristes com essa situação, chegaram a pensar que eram maus pais e que havia algo de errado na sua forma de criar os filhos. Com isso, eles se tornaram profundamente atenciosos com esse filho. E, tentaram o estimular de todas as formas possíveis. Após um tempo, Stephen percebeu que grande parte do seu sentimento de culpa vinha da sua preocupação com o que os outros pais pensariam sobre ele. Ao perceber isso, ele e sua esposa voltaram ao seu comportamento de antes, pois tinham a certeza de que eram bons pais. Dessa forma, puderam ver que seu filho possuía talentos, os quais eles nem sequer estavam percebendo.
Stephen também nos fala sobre a diferença entre a ética do caráter e da personalidade. Para ele, a ética do caráter auxilia a pessoa a perceber quais são os seus valores e o paradigma com o qual enxerga a vida. Já a da personalidade, ensina técnicas para se comportar de forma a alcançar um objetivo. O autor deixa claro que esse livro se enquadra na segunda categoria.
Esse livro se divide em nove capítulos. Sendo eles: De Dentro para Fora, Os Sete Hábitos – Uma Visão Geral, HÁBITO 1 – SER PROATIVO – Princípios de Visão Pessoal, HÁBITO 2 – COMEÇAR COM O OBJETIVO NA MENTE – Princípios de Liderança Pessoal, HÁBITO 3 – PRIMEIRO O MAIS IMPORTANTE – Princípios de Administração Pessoal, HÁBITO 4 – PENSE EM VENCER/VENCER – Princípios de Liderança Interpessoal, HÁBITO 5 – PROCURE PRIMEIRO COMPREENDER, DEPOIS SER COMPREENDIDO – Princípios de Comunicação Empática, HÁBITO 6 – “SINERGIZAR” - Princípios de Cooperação Criativa, HÁBITO 7 – AFINANDO O INSTRUMENTO - Princípios de Auto-renovação Equilibrada e Novamente de Dentro para Fora.
Gostei muito desse livro. Apesar de a leitura ter sido bem diferente do que eu havia imaginado. O autor não usa frases afirmativas em nenhum momento, o que é um ponto positivo. Além disso, acredito que se seguirmos os sete hábitos de forma constante, podemos, sim, vir a ser mais eficazes.
“Com frequência as pessoas conquistam vitórias que se mostram vazias, sucessos que chegam com o sacrifício de coisas que repentinamente percebem ser muito mais valiosas para elas. Gente de todos os ramos – médicos, intelectuais, atores, políticos, homens de negócios, atletas e encanadores – frequentemente batalha para aumentar sua renda, conseguir reconhecimento ou capacidade profissional, apenas para descobrir que a ânsia de atingir a meta estabelecida os cegou para as coisas que realmente importam, e que foram deixadas no meio do caminho.
Como nossa vida muda quando realmente sabemos o que, lá no fundo, é mais importante para nós, e mantemos isso fresco na mente, conseguindo fazer e ser diariamente aquilo que realmente importa. Se a escada não estiver encostada na parede certa, cada passo dado só nos levará mais depressa para o lugar errado. Podemos viver correndo, ser até muito eficientes, mas só seremos verdadeiramente eficazes, quando tivermos o objetivo na mente.”
site: http://detudoumpouquino.blogspot.com