Deboraline.Pinto 20/03/2022
Parabéns, nota 0
Acho engraçado como certos autores se fundamentam puramente em achismos para estruturar uma argumentação. Me ofende, principalmente, uma não cristã tentando interpretar a Bíblia livremente (sem amparo contextual da passagem citada ou mesmo sem uma preocupação teológica da coisa; o que vi foi um belo: "hum, vou encaixar minha opinião nisso aqui e vamos ver no que vai dar" tal qual Luísa Sonza interpretando a mesma passagem em uma entrevista recente).
Chega a ser vergonhoso o quão pobre foi a articulação interpretativa e comparação com a situação descrita pela autora no início do tal "ensaio".
Esse e-book não passa de um tratado quase narcisista sobre "ame a si mesmo acima de tudo e todos", "coloque-se em primeiríssimo lugar" pura e simplesmente porque preocupar-se consigo mesmo ? novamente: acima de tudo e todos ? é o caminho para uma vida leve e feliz. Isso é nada menos que hedonismo barato e ego inflado.
Somos indivíduos. Entretanto, a individualidade só se destaca e cumpre seu papel quando exercida no coletivo. Eximir-se de sacrificar-se de vez em quando e se doar em prol do outro (apesar do próprio egoísmo) é matar a possibilidade de melhoria ? não apenas pessoal, mas, e especialmente, quando se diz respeito à sociedade de forma geral.
Não me decepcionei porque não esperava nada de especial em um e-book assim. Entretanto, me preocupa ver para onde a percepção de "autoestima" e "amor-próprio" se encaminham.
Não recomendo.