spoiler visualizarMarcos 15/02/2023
O sentido está no começo, no meio ou no fim?
Existe um sentido? Eagleton trabalha com a linguagem, portanto trás essa reflexão sobre o que entendemos por sentido quando queremos saber qual o sentido da vida? Da mesma forma, ele questiona sobre o entendimento de vida.
Mas ele vai além da linguagem e perspassa pela filosofia com Aristóteles e Nietzsche, vai para a sociologia com Marx e perspassa na psicologia com Freud. Ou seja, busca entender a questão por várias perspectivas para no fim refletir sobre a questão.
E na verdade, ele não responde. Porque talvez não haja uma resposta. Afinal, o sentido da vida estaria em difinir um sentido no começo dela e seguir essa meta até a sua morte? Estudar, trabalhar, ter uma família, se aposentar e morrer? Ou talvez estaria no processo? Assim, cada objetivo alcançado seria parte de um sentido para a vida. Também poderia ser o final da vida em que, ao se olhar para trás, tudo o que se viveu seria o sentindo dado. Sendo que cada indivíduo teria a sua.
Para mim, viver o agora é o sentido que eu dou. Mas estou sempre revisando se o que estou vivendo está de acordo com aquilo que quero ver ao relembrar de minha vida em meu leito de morte. Pois quero olhar para trás e poder dizer que vivi bem e que valeu a pena.