Literatura, pão e poesia

Literatura, pão e poesia Sérgio Vaz




Resenhas - Literatura, pão e poesia


17 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


cardiganliaa 14/11/2024

Vamos laa
Eu gostei muito do livro,mesmo não sendo meu gênero literário favorito. É muito bom. Li por causa da escola, porém,gostei
comentários(0)comente



Marvy 08/08/2024

Leitura perfeita
Livros de poesia que conseguem trazer poesia a situações cotidianas e trazem críticas sociais, são os meus tipos favoritos de leitura.

Peguei esse livro porque achei a capa e o nome interessantes, e também porque queria conhecer a escrita do autor.

Ele é escrito em forma de crônicas poéticas, trazendo situações do dia a dia e várias críticas sociais. Me senti em uma roda de conversa, ouvindo as histórias poéticas contadas pelo autor.

Foi uma experiência muito boa, a escrita é fluida e foi um livro que ficou marcado na minha alma. Pretendo ler outros livros do autor!
comentários(0)comente



sandy 19/06/2024

Cada livro que leio dele é ainda melhor que o anterior, impressionante.

me fez sentir coisas que jamais imaginei sentir com crônicas. crônicas essas muito bem escritas e diretas.

sérgio é simplesmente um gênio.
comentários(0)comente



Lucas Ribeiro 18/06/2024

"Os livros precisam ser profanados, as pessoas é que são sagradas", diz Vaz. "E a gente é casca de ferida que gosta de rir e chorar no papel. Não é literatura, é a vida o que realmente nos interessa".
comentários(0)comente



Marcos774 14/05/2024

O poeta em posição de cronista
Pra quem consome a poesia de Sérgio Vaz, recebe-lo mas dessa vez como cronista é algo um pouco estranho de início, porém a partir do segundo texto já é nítido a força que existe em qualquer escrita que ele se proponha a fazer.

Ler esse livro me levou pra situações em que eu jamais pensei em me encontrar, foram sensações inexplicáveis.

Essas crônicas são de fato histórias de um povo lindo e inteligente, são situações tão cotidianas que quando colocadas em evidência dá até um certo baque na gente.

Enfim, o livro é bom demaaais!
comentários(0)comente



Ilovesook 13/01/2024

Primeiramente , sou encantada pelo autor , infelizmente até agora só li dois livros dele , sou fã da sua arte , esse livro trás coisas necessárias de uma forma leve e criativa , que vão desde relatos de sua vida , histórias que aconteceu de verdade, criticas e agradecimentos até poesia , simplesmente incrível !!!
comentários(0)comente



Mi 27/12/2023

O livro é composto por uma coletânea de crônicas que falam sobre o cotidiano da periferia. Sérgio Vaz alterna entre sensibilidade e criticidade indescritível.
Em suas obras l, percebemos a luta por democratização da literatura.
comentários(0)comente



Evy 10/11/2023

5 estrelas, favoritado!
Essa obra do poeta e ativista Sérgio Vaz, foi meu primeiro contato com a sua narrativa e o motivo pelo qual depois dele quis ler todos os demais livros publicados pelo autor. A coletânea de crônicas que transcendem os limites do gênero, brincando com contos e algumas poesias, é um mergulho profundo nas entranhas da periferia paulistana, através das experiências vividas e testemunhadas pelo autor e idealizador da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia), revelando uma cidade que muitas vezes esquece seus bairros periféricos.

Muito mais que palavras, as crônicas de Sérgio Vaz são manifestações de sentimentos profundos e revoltas, pintando um retrato vívido e emocional da difícil relação entre o centro urbano e as áreas esquecidas da metrópole. A linguagem utilizada por Vaz é acessível, direta e carregada de autenticidade, aproximando o leitor das realidades muitas vezes negligenciadas pelos discursos hegemônicos.

Através de suas palavras, o autor tece uma narrativa envolvente que destaca não apenas as adversidades enfrentadas nas periferias, mas também a resiliência e a criatividade que florescem nesses ambientes marginalizados. A Cooperifa, como movimento cultural, se torna um microcosmo onde as vozes antes silenciadas têm espaço para se expressar, resistindo às barreiras sociais e culturais impostas.

A obra é um convite à reflexão sobre a complexidade social e urbana de São Paulo, apresentando uma visão íntima e pessoal das lutas e conquistas que permeiam as comunidades periféricas. Sérgio Vaz não apenas narra, mas também interpela o leitor, incitando-o a questionar preconceitos e estereótipos, promovendo uma compreensão mais profunda das dinâmicas sociais que moldam a cidade. É um soco no estômago, como diria Clarice Lispector, merecido e necessário para nossa reflexão. Precisei parar para respirar em vários momentos com algumas frases e sentimentos que as palavras certeiras de Vaz me causaram.

Literatura Pão e Poesia é um manifesto artístico e social que ecoa as vozes que muitas vezes são abafadas pelo ruído da cidade grande. Ao revelar a periferia com sensibilidade e engajamento, Sérgio Vaz oferece uma contribuição significativa para a literatura contemporânea, ampliando as fronteiras do que é considerado literatura.

Super recomendo a leitura!
comentários(0)comente



lililu 07/10/2023

Achei o título uma graça
Achei a leitura bem dinâmica e legal. Gostei bastante das poesias e das crônicas.
Em um certo momento eu achei bem monótono, mas nada que me fizesse desistir da leitura.
comentários(0)comente



paloma 02/01/2023

Esse é meu primeiro contato com o autor e o motivo que me levou a este livro parece pequeno dado o tamanho da escrita com que me deparei. É inegável: Sérgio Vaz tem dom! Ele transforma o comum, o cotidiano em poesia! É lindo, genial. Traz um olhar totalmente novo para coisas que o leitor provavelmente já viu, mas não enxergou.
É como se por muito tempo só se pudesse enxergar a realidade ao redor com uma película 2D e de repente: 3D. As coisas ganham contornos, dimensões e ângulos que você não podia imaginar.
De fato uma grata surpresa poder sentir tanto durante uma leitura.
comentários(0)comente



Richard 17/12/2022

sérgio vaz e o cotidiano.
sérgio tem a capacidade de transformar o cotidiano em poesia. tem a capacidade de transformar nossas lutas diárias com o mundo e com a gente mesmo em poesia. esse livro me fez sentir saudade de momentos, pessoas, de ser criança e principalmente me fez sentir saudade de quando eu entendia menos coisas e as lutas contra o cotidiano pareciam menos intensas, obrigado sérgio!
comentários(0)comente



Renata Vaz 31/10/2022

Recomendo!
Sérgio Vaz nos presenteia com este livro de crônicas repleto de uma poesia necessária para aqueles que vivem em determinadas bolhas. A chamada ?literatura marginal? tem me encantado muito e Sérgio Vaz já se tornou um dos meus preferidos.
comentários(0)comente



João 07/08/2022

Crônica das ruas
O livro é composto por crônicas que falam sobre a vida, a morte, a infância, a periferia, as injustiças sociais, a convivência em São Paulo, a literatura, a sociedade, o governo, etc.
Ora mais poético, ora mais "durão", Sérgio Vaz trata de assuntos importantes por meio de uma linguagem agradável e luta por uma democratização da arte, em especial da literatura.
Gostei muito e pretendo ler outros do autor.
comentários(0)comente



Suellen 12/02/2022

One thousand fitas! Crazy Life!
"O artista é a última linda da sociedade.
Quando ele desiste é porque não resta mais nada."
Como é bom nos sentirmos representados em uma leitura.
Sérgio aqui fala sobre tudo: amores, dores, experiências, lutas e tantas coisas mais.
Com uma escrita muito fluída, cita artistas, músicas, filmes e, principalmente, sua prórpia vida e o aprendizado que tirou de cada momento.
Foi legal ver uma história contada por alguém que viveu nas periferias de SP, foi legal ver o meu bairro ali citado em um dos textos. É sobre isso!
De fato é contemplar a história de um povo lindo e inteligente.
comentários(0)comente



Chellesbook 10/07/2021

Literatura, pão e poesia
Gostei muito das poesia, mas o que me conquistou mesmo foram as crônicas!

Eis aqui as minhas favoritas:

- Quem lê enxerga melhor
- Amanhã talvez
- O pequeno príncipe
- Assim nasce um taboanense


Recomendo muito esse livro para quem quer dar um start nesse gênero literário e para quem quer ler mais nacionais!

Espero que vocês gostem tanto quanto eu gostei!
comentários(0)comente



17 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR