A Bolsa Amarela

A Bolsa Amarela Lygia Bojunga




Resenhas - A Bolsa Amarela


1014 encontrados | exibindo 421 a 436
29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 |


liandr444 01/02/2023

5,0
O primeiro livro que li de Lygia foi Corda Bamba, por recomendação de pessoas especiais. Assim como o primeiro, A bolsa amarela surpreende com a delicadeza ao descrever a inocência e a profundidade de uma criança.
Aqui Raquel tem três grandes desejos: crescer, escrever e ser menino. Os verbos expressam a urgência da garota em viver sem ser julgada ou reprimida. Entre bolsas sem fundo, galos e guarda-chuvas, Raquel compreende que não vale a pena tolher-se para se encaixar.
O livro ensina, em linguagem clara, mas ainda assim poética, lições que passam despercebidas aos olhos adultos e apressados: o valor da amizade, da imaginação, das vontades descabidas... Admito que este me tocou mais que o outro, talvez por identificação ou pelo contato direto com minha criança interior.

Merecedor de cinco estrelas.
comentários(0)comente



manda 01/02/2023

fofo!
um livro muito gostosinho de ler! comprei faz anos e só peguei pra ler agora; livro infantil que nunca é muito tarde para ler
comentários(0)comente



iozorb 31/01/2023

É um livro bem curtinho e rapidinho de ler mas é uma graça. Me fez perceber o quanto a sociedade trata as crianças mal e como os questionamentos das mesmas são sempre tratados como menores. É uma história muito criativa e cheia de personalidade que da pra visualizar tudo nitidamente. Adorei a personalidade de todos os personagens e todos os mini contos e tambem amei o jeito que a autora transforma pensamentos e ideias em objetos, coisas tocaveis e palpáveis, do jeito que eu imagina o mundo quando era criança. É uma leitura que eu queria ter feito quando era menor. Um amor mesmo.
comentários(0)comente



Entropia Literária 30/01/2023

Muito fofo, muito perturbador
É a segunda vez que leio "A Bolsa Amarela" e posso dizer que da primeira não percebi o quão pesado é o tratamento que muitas vezes damos às crianças. O livro narra de forma leve a vida de Raquel e mostra, pela ótica dela, como os adultos pouco a pouco vão "podando" as vontades e a imaginação da infância, impondo padrões de comportamento injustos e desrespeitosos. Ao mesmo tempo que nos faz refletir, também entretém, com personagens únicos e cativantes
comentários(0)comente



Gabriela.ts 30/01/2023

A Bolsa Amarela
Fui ler de novo pq quando li pra escola não li "com vontade".
Achei o livro bom
Raquel é uma menina que tem três "vontades", ser gente grande, ter nascido menino e ser escritora.
Um dia ela "ganha" uma bolsa amarela onde ela guardou suas vontades e outras coisas...
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mika Oyama 28/01/2023

A bolsa amarela
Livro simples e fácil de ler, obra dirigida pro público infantil, mas eu gostei, porém a história não me entreteu tanto quanto pensei, retrata bastante sobre negligência da família, imaginação das crianças e como elas lidam com a fase do "crescer".
comentários(0)comente



A.barboza 28/01/2023

Infância
É uma leitura bem infantil, o que já é de se esperar, uma menina falante e bem criativa te cativa pelas vontades que carrega em sua bolsa amarela. Quando terminei de ler me senti mais leve pela personagem, e em alguns momentos tive de relance memórias de mim mesma em situações parecidas, no final das contas não é só uma simples bolsa ou uma menina criativa demais!
comentários(0)comente



teresa149 28/01/2023

eu seria uma moradora da bolsa amarela
li esse livro quando tinha 10 anos e tenho certeza que não consegui apreciar o quão grande esse livro é.
suas entrelinhas me surpreenderam mto e ele tem uma escrita tão gostosa e poética ao mesmo tempo, esse livro é fantástico acho que tdo mundo deveria ler, ele me conforta de um jeito que não sei explicar.
Lara 28/01/2023minha estante
li esse livro com essa mesma idade, mas tinha me esquecido completamente da existência dele ?? preciso ler novamente!


Soso_zzh 28/01/2023minha estante
Comprei esse livro na escola uma vez, foi um dos primeiros que eu li.


teresa149 28/01/2023minha estante
esse livro é a coisa mais linda releia juro q vc não vai se arrepender


ThaianeM 28/01/2023minha estante
Nossa? obrigada por me lembrar desse livro ??




danielagarcia 27/01/2023

o cheirinho se infância. decidi ler eu mesma esse queridinho. eu lembro que anos atrás minha professora leu na escola
comentários(0)comente



Beatriz726 26/01/2023

Relembrar da Infância
Eu li esse livro quando era criança e me veio essa memória quando fui em uma feira do livro e ele estava lá, nao pude deixar de notar o desenho da bolsa amarela.
Eu comprei por 15 reais e li super rápido! Eu sei o que eu amava e ainda amo na história... A Raquel cria um mundinho só dela, cheio de imaginação, criatividade e muitas perguntas sobre o mundo real! Eu me identico muito com tudo isso ?
comentários(0)comente



Gabj 26/01/2023

Acho incrível como a escrita é intimista, mergulhei de cabeça nessa história! Livro bom para qualquer faixa etária
comentários(0)comente



nicoli 25/01/2023

.
li quando era mais nova, não gostei na época. acho que vou reler pra ver oq acho mais velha e depois de já ter mais experiência com livros
comentários(0)comente



Demes0 24/01/2023

Eu vi a indicação desse livro em outra rede social e fiquei curioso! Claro, é um livro infanto juvenil, mas que alcança qualquer coração.

A gente acompanha a saga de uma protagonista com três grandes vontades, as quais são compelidas por seus familiares! Dai ela resolve, de maneira metafórica, colocar esses desejos em uma bolsa - A bolsa amarela.

Há histórias ficcionais, como os galos que falam, bem como a permanência do ímpeto de seus familiares em atrapalhar seus desejos, querem saber o que há na bolsa!

O que podemos tirar de ensinamento dessa pequena obra? Muita coisa: reflexões sobre insistências, não desistir dos sonhos, devemos, às vezes, procurar outros meios de realizá-los e outros mais!

Linda obra!
comentários(0)comente



Nailyn 23/01/2023

esse livro mostra que podemos aprender muito com leituras infantis.
me senti entrando na mente da minha criança interior com essa leitura. traz questões muito importantes de forma lúdica, como o machismo, consumismo, maus-tratos aos animais, e de certa forma abuso psicológico por parte dos adultos por fazerem a criança se sentir inferior a diminuindo e envergonhando constantemente apenas por ela não ser "gente grande"
comentários(0)comente



1014 encontrados | exibindo 421 a 436
29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR