A Bolsa Amarela

A Bolsa Amarela Lygia Bojunga




Resenhas - A Bolsa Amarela


1014 encontrados | exibindo 781 a 796
53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 |


Ana Cristina 24/02/2020

Recomendação
Literatura infantil e juvenil para todas as idades! Lindo livro
comentários(0)comente



Mirian 22/02/2020

Todos deveriam ter esse livro
Acredito que esse livro expressando que toda criança passa.

A repressão da família e dos adultos. Por isso Raquel tem três grandes vontades, de ser menino, de escrever e de crescer.

Tudo que Raquel quer é conseguir crescer para que fosse livre e que ninguém implicasse com as histórias que ela criava e com as vontades dela.

O livro me fez ver que quando criança eu passei por isso, e acredito e muitos também passaram.

É por isso que recomendo a leitura, para que no futuro quando formos grandes, não fazer o mesmo que a família da Raquel. As crianças têm que ser assim, e nos contar suas vontades para que elas não crescesse tanto a ponto de ter que explodir hahahaha.

Sem contar o machismo que era. Enfim, o livro é sensacional, vale muito a pena.
comentários(0)comente



Bia 19/02/2020

É um livro bem infantil ideal para crianças que estão descobrindo o gosto pela leitura, a protagonista tem uma mente mto fértil mas que vai amadurecendo no decorrer das páginas..
comentários(0)comente



Nathia 13/02/2020

Conflitos de uma criança
A história relata de uma maneira muito clara e com uma linguagem simples os conflitos de quando se é criança.
A menina encontra na "bolsa amarela" uma maneira de reprimir suas três vontades íntimas: de crescer, de ser menino e ser escritora.
Um enredo que provoca uma reflexão sobre tudo aquilo que cada um reprime em sua própria infância por conta de uma pressão, muitas vezes, exercida pela própria família.
comentários(0)comente



juggu 13/01/2020

Esse foi o primeiro livro que leram pra mim/eu li na vida inteira, eu sempre pedia minha mãe para ler para mim todas as noites.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Foxi 12/11/2019minha estante
acho q faltou umas virgulas ai em...




Matheus Felipe 07/09/2019

A bolsa de (c)ouro.
"A bolsa amarela", de Lygia Bojunga, é como um portal que nos leva de volta à infância. Conta a história da Raquel, que tem 3 vontades (ser gente grande, ser garoto e ser escritora), mas que precisa escondê-las, por ser criança e menina. Ao ganhar uma bolsa amarela de sua tia rica, decide, então, guardar as suas vontades (que já estão grandes e pesadas) juntamente com outros pertences - uns desenhos, um alfinete, alguns nomes que coleciona. Incrivelmente, mesmo com tantos pesos, ela consegue esconder tudo, exceto sua vontade de escrever, que tanto engordava devido à sua fértil imaginação. Aliás, graças a essa criatividade, surgem personagens tão memoráveis como o Galo Rei, o Terrível e a Guarda-Chuva (feminino mesmo).

A obra traz uma característica inerente ao ser humano: todos nós já experimentamos ser criança. Talvez por isso que em diversas passagens tenhamos a nostálgica sensação de ler a nós mesmos. Isso porque ao passo que Raquel deseja envelhecer, nós desejamos rejuvenescer, e voltar àquele tempo no qual nosso único fardo era o peso de nossas vontades. A boa notícia é que podemos. Ao longo da leitura, Raquel nos ensina que qualquer menina pode agir como garoto, e qualquer adulto pode agir como criança. Diante disso, é interessante indagar: a criança dentro de você ainda está viva?

Ademais, aos amantes de metáforas, este livro é perfeito: critica, metaforicamente, os padrões sociais, a censura e a manipulação de pensamentos devido à ditadura militar vigente na época. Temas tão complexos para gente grande, mas que são explorados de maneira sutil e, portanto, não foge ao seu público infantojuvenil. A leitura é leve, objetiva, e nos leva pela mão rapidamente até as últimas páginas, ora pela curiosidade do destino das vontades da Raquel, ora pelas saborosas histórias dos personagens. Com efeito, as 135 páginas tornam-se 10, e se desenha em nossas mentes o porquê que a bolsa e o livro são amarelos: porque são tesouros, como ouro!
Jessy 07/09/2019minha estante
Se eu nn soubesse que você é você, eu diria que você também surgiu da bolsa amarela...


Matheus Felipe 09/09/2019minha estante
? mais fácil eu ser a própria bolsa amarela.. cheio de vontades ksks entre elas ver vc rsrs saudades ?


Jessy 10/09/2019minha estante
Aah...eu tbm seria a própria vontade crescendo e crescendo (a vontade de te ver)




Cássia 21/08/2019

Meu primeiro livro
Este foi o primeiro livro que li na minha infância, cheio de imaginações e criatividades, um livro fantástico ?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bruna 06/07/2019

Pra ler em qualquer fase da vida
Queria ter lido na infância, não sei exatamente o que aconteceu que acabei não lendo (mas ouvia falar). Li agora e fiquei cativada com a história e a forma livre como as ideias vão acontecendo.
Lygia tem uma cabeça maravilhosamente maluca, criativa e bem humorada. Ri de vários diálogos, principalmente do Afonso. Ela consegue passar várias mensagens dentro de um enredo muito original.
Algumas gírias datadas, algumas questões abordadas que eram mais fortes nos anos 70, quando foi escrito, do que hoje. Mas será sempre um livro muito atual, porque fala de coisas que remetem a todos nós, de uma maneira ou de outra.
comentários(0)comente



Daniel.Oliveira 14/06/2019

A bolsa Amarela-Literatura infanto-juvenil brasileira além de Monteiro Lobato
Temos nesse livro a história de Raquel,uma menina comum que ganha uma bolsa amarela onde guarda seus amigos imaginários,de histórias que ela cria,como um galo,um guarda-chuva fêmea,um alfinete,um galo de briga e etc.Raquel vive sonhando e no fim todos os seus amigos que são seres inanimados e galos vão embora.O único que fica e o alfinete.Achei a história do livro muito fantasiosa,gostei da linguagem simples,gostei da protagonista.Só faltou um enredo que fosse mais real...

site: http://Mandaaresenha.blogspot.com
comentários(0)comente



MariJoa 11/06/2019

A BOLSA AMARELA
Uma menina a Raquel entra em conflito consigo mesmo pois ela é a irma mais nova e seus irmãos já tinhão mais de 10 anos quando nasceu e escreveu cartas,romances e também encontrou uma bolsa amarela e um galo dentro dela sabe porque Raquel precisa da bolsa ? descubra o que acontece!
comentários(0)comente



Mariana 23/05/2019

QUE LIVRO!!!!
Eu acho que acabei de encontrar o livro da minha vida. Sério, todo mundo deveria lê-lo. A Bolsa Amarela é um livro super criativo, inocente e com profundas reflexões. Muitos ensinamentos estão presentes nesse livro, subjetivamente. É um livro não só pra crianças como também é muito mais pra adultos. Se pudesse eu daria mil estrelas, e é meu favorito da vida.
comentários(0)comente



Luara.Madi 31/03/2019

Bolsa Amarela
Eu gostei do livro ele fala sobre uma menina que os pais na sua opinião a criança não tem direito de escolha por isso ela desabafa com a sua bolsa que é tipo a sua 2° mente
comentários(0)comente



1014 encontrados | exibindo 781 a 796
53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR