Notas sobre o luto

Notas sobre o luto Chimamanda Ngozi Adichie




Resenhas - Notas sobre o luto


584 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |


Augusto Stürmer Caye 17/12/2022

Saudades de você
Perdi minha avó esse ano, no dia 15 de abril. O aniversário dela é/era no 08 de abril, tinha feito 87 anos. Não pude ir na festa porque estava com sintomas gripais e não queria passar nada para ela; mas no meio da semana seguinte consegui visitar ela com meu irmão.

Minha avó era uma fortaleza de espírito e caráter, uma mulher de coração mais genuinamente puro que tive a honra de conviver. Nascida em 1935, ela era filha de uma mãe solteira, empregada doméstica, com todas as dificuldades da época. Logo depois que seus três filhos nasceram, inclusa minha mãe, seu marido morreu num assalto violento que aconteceu em Viamão. Como se a história se repetisse, minha vó se viu no papel de sua mãe e saiu ao mundo para lutar para educar seus filhos: um virou Auditor Federal, outra uma médica famosa, e minha mãe fez medicina, farmácia e educação física, se formando bem e trabalhando como professora e farmacêutica. Mesmo com as adversidades, criou bem seus filhos por conta própria, que foram conquistar o mundo seguindo o exemplo da mãe.

Ela era uma pessoa maravilhosa, comovida pela situação dos outros e disposta a ajudar. É lendária a história do seu próprio assalto, já idosa, quando passeava pelo Parcão aqui de Porto Alegre: um homem a abordou e pediu todo o dinheiro que ela tinha; sem pestanejar, ela olhou no fundo dos olhos dele e disse: mas você é um homem bonito! Porque está fazendo isso? E continuou a andar lado a lado com ele, conversando e ouvindo a história do homem, que contou sua dificuldade de alimentar sua família. Minha avó deu parte do dinheiro que tinha ao homem, pegou em suas mãos e rezou com ele, e o aconselhou a procurar uma pessoa que escutasse sua história e o desse trabalho, pois alguém de bom coração o ajudaria.

No início dos anos 2000, na pousada do Rio Quente no meio do Goiás, houve uma competição de canto improvisado. Sem pestanejar, ela tirou uma peruca muito engraçada sabe-se lá de onde e cantou de letra Por Favor, Pare Agora da Wanderleia, e ganhou! Mais pela capacidade de rir de si mesma do que qualquer outra coisa.

Foi uma mulher maravilhosa, de bom coração. A amei muito, é triste saber que não terei mais ela comigo, e me faz repensar o tempo que despendemos entre nós.

O livro é muito curto e de páginas pequenas, possível ler em uma hora. Mas é denso, muito denso. Se você perdeu alguém recentemente, vai se identificar. É a obra mais sincera sobre a perda de alguém que conheci. Recomendo. Essa resenha foi mais sobre meu próprio luto do que sobre o livro, e é disso que se trata.
comentários(0)comente



Mary 16/12/2022

Luto ou isolamento?
Chimamanda sempre certeira nas suas palavras, conseguiu transcrever a dor do isolamento, do COVID, do luto e do esquecimento. Perder um ente querido é mais do que vazio, é esquecimento de uma parte da nossa existência, uma parte das nossas memórias, uma parte de nós.
comentários(0)comente



Scaldini 16/12/2022

perfeitinho
li enquanto passava pelo processo de luto, fiquei com raiva da autora pq parecia que ela entrou na minha cabeça e escreveu por mim. Me identifiquei com tudo que foi escrito apesar das diferenças culturais, o sentimento compartilhado era o mesmo. Amei amei amei
comentários(0)comente



Sel 16/12/2022

Dor compartilhada
O processo de luto é vivido de forma individual, mas algumas dores são coletivas. É isso que encontramos neste livro, o compartilhamento de uma dor que é solitária e coletiva.
comentários(0)comente



Bheatriz.Azevedo 09/12/2022

?o luto não é etéreo; ele é denso, opressivo, uma coisa opaca. o peso é maior de manhã, logo depois de acordar: um coração de chumbo, uma realidade obstinada que se recusa a ir embora. eu nunca mais vou ver meu pai. nunca mais. é como se eu só acordasse para afundar cada vez mais.?
comentários(0)comente



Mayara 07/12/2022

Chimamanda consegue colocar em palavras tudo aquilo que senti ao perder meu pai.
O livro parece quase um amigo para aquele que está passando pelo o mesmo, de se sentir compreendido.
comentários(0)comente



readsmavi 06/12/2022

Sobre o luto.
Faz um tempinho, alguns dias que eu queria ler algo sobre isso, perdi meu avô recentemente, sinto que ainda estou em fase de negação e não consigo entender o que aconteceu ainda, ler sobre como o luto é, e como ele pode ser de tantas outras maneiras me fez sentir que não estou sozinha, que outras pessoas estão carregando seu luto e outras pessoas ainda não entenderam o que aconteceu, foi doloroso, tive que parar de ler e chorar, relembrei do meu avô, relembrei do carinho, do amor e da falta. Foi muito significativo e me tocou demais, acho que todos que estão nesse processo de entender o luto, de se acostumar a ele, de sentir falta, de chorar?deveriam ler esse livro, e espero que todos ao lerem sintam que não estão sozinhos, que as vezes o luto é silencioso e só você sabe como se sente.
comentários(0)comente



Daniely.Chernioglo 30/11/2022

Primeiro livro da Chimamanda que leio e posso dizer QUE LIVRO INTENSO.
Nesse livro, Chimamanda retrata seu luto diante do falecimento repentino de seu pai.
A cada página dá pra sentir a dor, a constatação da morte, os momentos que não se repetirão, as risadas que não serão mais dadas.
Esse livro mostra o luto nu e cru.
comentários(0)comente



Lita.ð¦ 30/11/2022

??
O LUTO É UMA FORMA CRUEL de aprendizado.
Você aprende como ele pode ser pouco suave, raivoso. Aprende como os pêsames podem soar rasos. Aprende quanto do luto tem a ver com palavras, com a derrota das palavras e com a busca das palavras.
comentários(0)comente



Naine 28/11/2022

Como próprio título ela vai relatar sobre esse processo do luto, na visão dela que está passado por isso muito interessante questão de aceitação da perda e depois como lida com tudo ao redor
comentários(0)comente



Flinslima 28/11/2022

É difícil definir o melhor livro dela,as sem dúvidas, este me abraçou mais forte!
A escrita humanizada que Chimamanda nos oferece é como uma conversa de na porta de casa e neste livro ela conseguiu externar de forma escancarada o processo de luto. Eu me vi nessas páginas. Você também vai se enxergar, se já perdeu alguém que amava.
Como disse no início: é um abraço. Deixe-se
..
comentários(0)comente



Jess 26/11/2022

?O luto não é etéreo; ele é denso, opressivo (?)?
Esse livro é simplesmente uma preciosidade. Lê-lo, neste momento da minha vida, foi encontrar acalanto. Só quem já perdeu alguém que verdadeiramente ama (me recuso a usar o verbo no passado, como Chimamanda) sente profundamente cada palavra desse livro.
Recomendo muito - mas tenham lencinhos por perto.
É amor/afeto em cada linha.
????
comentários(0)comente



thaiqrz 24/11/2022

Emocionante
"É um ato de resistência e uma recusa: é a dor lhe dizendo que acabou, e o seu coração dizendo que não; a dor tentando encolher seu amor para deixá-lo no passado, e o seu coração dizendo que o amor é no presente."
comentários(0)comente



Vica Maltez 23/11/2022

Completa
Minha primeira leitura dessa autora e ja foi uma ótima experiência. A dor da Chimamanda é praticamente palpável, ela traduz esse sentimento, o luto, de forma visceral, apesar de eu ter perdido minha avó e meus animais, e ela o pai, senti essa cumplicidade nas palavras e sentimentos dela, afinal é mt fácil se sentir sozinho com toda a angústia, e ela ter compartilhado isso de uma forma tão profunda, significou bastante para mim que ainda estou no processo, meu segundo favorito do ano sem sombra de dúvidas.
comentários(0)comente



livrosmortificados 17/11/2022

"O luto não é etéreo; ele é denso, opressivo, uma coisa opaca. O peso é maior de manhã, logo depois de acordar: um coração de chumbo, uma realidade obstinada que se recusa a ir embora. Eu nunca mais vou ver meu pai. Nunca mais. É como se eu só acordasse para afundar cada vez mais. Nessas horas tenho certeza de que nunca mais quero encarar o mundo."
comentários(0)comente



584 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR