Notas sobre o luto

Notas sobre o luto Chimamanda Ngozi Adichie




Resenhas - Notas sobre o luto


584 encontrados | exibindo 331 a 346
23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 |


Jacqueline169 30/01/2022

O choro na garganta
Esse livro de notas e sucessão de pensamentos de Chimamanda sobre o luto recente conseguiu dizer muito sobre minhas feridas também. Pensar nas pessoas queridas, mesmo que dolorido, dá uma sentimento de continuidade e essa leitura me fez lembrar, principalmente do sabor agridoce da falta.
comentários(0)comente



Pri 29/01/2022

Sincero e empático!
Gostei muito do livro, e amo a autora ainda mais depois dele. Já havia lido alguns livros dela e esse provavelmente é o mais pessoal, então realmente há a sensação de que ela está conversando com o leitor. Desabafando.

Forte e necessário, gostei muito!
comentários(0)comente



Tai | @livrosecha 29/01/2022

A perda e o vazio que vem com ela
"Como é possível o mundo seguir adiante, inspirar e expirar de modo idêntico, enquanto dentro da minha alma tudo se desintegrou de forma permanente?"

Esse livro é um grande desabafo da autora Chimamanda Adichie, que perdeu seu pai durante a pandemia. Ela transcreve a dor de milhões de pessoas que perderam seus entes queridos - em qualquer época da vida - mas principalmente daqueles que não conseguiram dizer "adeus" por causa da situação mundial.
A obra é curta, mas cheia de reflexões. A própria autora diz que cada um lida com o luto de uma forma, mas que essa constatação é racional demais para o coração.
Eu nunca perdi alguém tão próximo na morte, mas mesmo para aqueles que assim como eu não experienciaram essa dor, é um convite para ouvir e compreender. É para saber respeitar o momento das pessoas que estão sofrendo, saber escutá-las, consolá-las de maneira a não ferir seus sentimentos.

Essa obra vale muito a pena ser lida.

"A dor era a celebração do amor, aqueles que sentiam dor verdadeira tinham sorte de ter amado."
comentários(0)comente



gabriela 27/01/2022

passei o tempo todo lendo e chorando
o livro é um relato extremamente pessoal da experiência vivida pela chimamanda depois da morte do seu pai, o grande pilar da sua família.

eu me senti representada pela forma como ela relata suas preocupações diante da morte do seu pai, algo que não tem volta e tira o sentido até das coisas mais básicas.

diante da ausência, fica difícil demais respirar, comer etc enquanto todos continuam a viver normalmente. leitura que parte o nosso coração por nos lembrar que um dia vamos perder até aqueles que sempre estiveram aqui, desde que nascemos e não nos imaginamos sem.
comentários(0)comente



dan :) 26/01/2022

Uma análise tocante e profunda do que realmente é o sentimento de luto. Luto é não saber, só sentir. E a Chimamanda, como sempre, consegue expressar aquelas sensações que estão dentro de nós, mas que as vezes não temos as palavras para transmitir.
comentários(0)comente



notmuchcompany 24/01/2022

Li como material de pesquisa e foi muito útil, uma boa combinação entre um tema denso e uma abordagem leve sem ser leviana. Só senti falta de um fechamento ao final, mas ainda sim uma boa leitura.
comentários(0)comente



Luísa (@_literamor_) 24/01/2022

Um livro muito sensível
Um abraço em forma de livro pra qualquer pessoa que perdeu alguém. É linda a forma como a Chimamanda conseguiu colocar em palavras tudo o que sentiu com a morte de seu pai.

Esse é um daqueles livros pra sair indicando, emprestando e presenteando os amigos por aí. Todos deveriam ler!
comentários(0)comente



Eliza 21/01/2022

Comprei pra ler para uma prova pois achei que tinha algo academicista mas é apenas relato de experiência chorei demais no início pois passei algo parecido na pandemia, meu avô faleceu no 11/07 de outras complicações que não covid, morava com ele e consegui me despedir melhor do que a autora mas os estágios de luto ainda acontecem diferente como toda experiência é. Muito boa e fluente a leitura, fácil de se identificar.
comentários(0)comente



Nathaly1 20/01/2022

Muito profundo !!
"Quero que a dor me conheça, quero conhecê-la também".

Esse livro mostra a profundidade que cada pessoa pode vivenciar o luto, cada uma de maneira diferente.
comentários(0)comente



vanessamf 18/01/2022

Mais um desabafo
Recomendo a leitura pois acredito que seja sempre interessante ver como as pessoas lidam com eventos como este, principalmente em tempos tão diferenciados quanto o da pandemia.

Seja como for, espero que, se ela quiser, claro, haja uma obra mais pensada sobre este assunto no futuro. Eu gostei de tudo o que ela escreveu (que já me veio as mãos), mas não tanto desse aqui. Na minha opinião foi uma obra precipitada, lançada antes da hora.

site: https://leiturasdetarologa.wordpress.com/2022/01/13/tecnico-notas-sobre-o-luto/
comentários(0)comente



Léo 15/01/2022

O livro é curtinho, mas muito intenso. A dor da perda de alguém que amamos é imensurável e cada vive o luto a sua maneira. O que livro me fez pensar não foi o luto em si, mas como lidar com o luto de alguém próximo, mas que não é nosso. O que falar? O que fazer? Como ajudar ?
comentários(0)comente



Anny Campos 13/01/2022

Uma leitura triste
O livro em si, apresenta alguns pontos da vida do pai, não é realmente uma biografia. Mais um desabafo da filha que perdeu o pai repentinamente e ficou meses até conseguir fazer um enterro por causa da pandemia. Uma realidade que muitos viveram nessa pandemia. A descrição dela do luto é dolorosa, e quem perdeu alguém, vai sentir toda sua dor (novamente).
Recomendo, somente se está preparado para ler algo assim.
comentários(0)comente



Mafê 13/01/2022

É um livro muito sensível e honesto. Mostra o ciclo não progressivo e pessoal com que cada um vive o luto. É um livro bastante atemporal, mas extremamente atual no contexto que estamos
comentários(0)comente



Elaine.Passos 12/01/2022

Excelente leitura
Indico para todos que estão passando pelo processo do luto. Traz, com leveza, como lidar com algumas fases do luto.
comentários(0)comente



Bruno.Marconato 11/01/2022

Muito bom!
Um livro curtinho e contemporâneo. Versa sobre a experiência de luto da autora em meio a pandemia de 2020 e os desafios encontrados por conta disso. Traz diversas emoções e sentimentos que podem fazer com que o leitor se identifique. Muito bom!
comentários(0)comente



584 encontrados | exibindo 331 a 346
23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR