Pedro 03/02/2023
É....
A história é muito boa, mais o final sinceramente... NÃO ROLOU!
O livro é quase perfeita, de verdade. Uma escrita fluída e viciante, uma história envolvente muito bem construída.
Os personagens são maravilhosos muito bem criados e desenvolvido cada um com seus medos e conflitos, são personagens que te ganham seja pela personalidade cativante ou pela força que cada um deles tem.
Os personagens de início parecem não terem nada ver um com outro, mas no decorrer da trama os caminhos deles vão se cruzar e assim... (e amo, como isso acontece kkk). São personagens (até o próprio Aaron) que a gente que pegar no colo e abraçar só pra ver eles feliz pelo menos uma vez.
Ps: Bobby tem todo meu coração, o Robert também. (Amaria se o Romance entre Bobby e Michelle acontecesse)
As cenas são muito bem escrita e bastante "visíveis".
O autor soube criar aquele tensão de não sabe como vai ser o final da história. Cada capítulo é um conflito diferente seja interno ou externo dos personagens. A cada capítulo que a gente vai lendo a história vai ficando cada vez mais tensa e complexa.
O livro vai abordar o racismo de uma maneira diferente do que a gente vê em outras histórias. Bobby um garoto negro de pele clara que prefere esconder a sua verdadeira identidade, até que presencia a morte de um outro garoto e todas as suas certezas são postas em prova. Aaron é um branco que na infância queria se passar por negro, mas quando saí da prisão ele se torna tão cruel do que o esperado, Isabel uma mulher com um filho negro e um pai racista e Robert um médico negro que está passando por algumas questões bem complicadas. É quando o caminho dos três se cruzam trazendo a tona coisas que já deviam estar enterrada. A maneira que o racismo é tratada nessa obra é de uma maneira tão simples ao mesmo tempo tão tocante, tão real. A maneira como Bobby prefere negar a sua cor de pele à viver tudo que um negro vive sabe, sério são vários tópicos que giram em torno de um único tema que é a cor da pele. E o autor debate isso de uma maneira SURREAL.
Amei o livro, o meu único problema foi final kkk, tipo toda a tensão e as coisas que vai acontecendo são bem lagais a gente vai devorando o livro para ver a conclusão. Eu entendi o que autor quis trazer nesse final, mas justamente no final ele perdeu a mão kkkk, não funcionou e eu não gostei tanto assim.
A única coisa que me frustrou foi justamente essa conclusão, e não pelo o que aconteceu e sim por o autor não desenvolvido muito bem.
Mais um livro simples, com escrita simples e rapidinha de ler, mas com um peso incrível! Cheio de tapa na cara diferente, a maneira como o autor retrata tudo de uma maneira Nua e Crua, e mostra a vida a real por isso que nos sentimos mais próximos dos personagens.
Se o final fosse melhor seria 5 estrelas e favoritos.
Mais 4 estrelas é uma boa nota, vai.