Karini.Couto 24/08/2022Recebi esse livro da Editora Trama, e estava super curiosa com vários de deus títulos, foi uma baita surpresa e satisfação dar início as minhas leituras por este livro.
Para os fãs de enredos com pegadas realistas, que debatem temas relevantes, importantes e urgentes, sem dúvidas, essa é uma excelente pedida. Um livro atual, necessário e que deveria ser leitura obrigatória entre todos os que se dizem leitores!
Não é a toa que o livro foi indicado ao Edgard Awards como melhor romance de estreia e isso não é pouca coisa. Os fãs de livros saberão do que estou falando.
Eu não vi nada sobre essa trama por sai, então minha leitura foi absolutamente no escuro e me vi completamente presa a cada página que virei. Temos um enredo que honestamente, até eu já me peguei fazendo reflexões antes de obra sobre o assunto do branqueamento e outros, bem como, somos vistos ou desejamos ser vistos.
Bobby Saraceno e um rapaz que se viu como branco a vida toda, sendo filho de mãe branca e pai negro e criado por um avô absolutamente racista e até perturbador em determinados pontos. Bobby não apenas se via branco, mas escondia de todos suas origens, inclusive de seu melhor amigo de infância, Aaron, que acaba de sair da prisão como recém-radicalizado como supremacista branco. E é nessa pegada que tudo se desenrola, Bobby acaba presenciando um ato de violência inimaginável cometido por Aaeron a um negro, e é aí que o desespero bate e ele no só percebe que deve manter não apenas suas origens as escondidas, mas também o envolvimento, ainda que indireto na situação ocorrida; que fique claro que é um ato de violência e um crime!
Mas como nem tudo sai como planejado ou esperado, Bobby tem de lidar com seu pai que não fazia parte da sua vida e aparece, fazendo com que muitas coisas venham a tona, sobre o passado, o presente fazendo com que Bobby pare para questionar praticamente tudo que vive e viveu até aquele momento.
Um enredo que poderia ter umas mil páginas que eu leria, mas se mostrou um livro curto com uma grande responsabilidade social. Sabe quando lemos algo e nos pegamos divagando, refletindo, ficamos com um bolo na garganta e vontade de gritar sem voz?! O livro é tão palpável e realista e assustador e verdadeiro. Impactante, impossível não ler esse livro e não sair no mínimo um pouco diferente de quando deu início a leitura. A maneira como o autor abordou os temas da obra, foi bem diferente do que já li ou previ, de maneira positiva e incômoda, acredito que seja esse o propósito da obra. Provocar incomodo, para atrair reflexões reais, incômodas e a ponto de mudar pontos de vista se necessário!
Não foi uma leitura fácil, mas sem sobra de dúvidas, aquele tipo de enredo que precisava, sem me dar conta.
A obra contém diversos gatilhos, tais como racismo, estupro, violência e outros. Mas sem sombra de dúvidas vai te tirar da sua zona de conforto e te por com os pés no chão e ensinar quer ter empatia e promover mudanças de faz mais que necessário, incluindo nos dias atuais que tudo parece tão delineado, mas não é bem assim!
site:
https://instagram.com/alempaginas