Josi 18/11/2024
"Esse garoto é tão branco quanto eu."
Bobby é filho de mãe branca e pai negro, mas sempre se identificou como branco, escondendo de todos sua origem. Seu segredo é ameaçado quando descobre que o melhor amigo, Aaron, recém-saído da prisão, se tornou um supremacista branco, e testemunha a violenta agressão dele a um jovem negro. Para completar, o pai, que Bobby acreditava morto, ressurge em sua vida.
O livro acompanha, além de Bobby, sua mãe Isabel e o médico negro Robert. Aaron é a figura incômoda que desestabiliza o protagonista. As interações entre eles são cheias de suspense e tensão e Aaron apresenta uma chocante falta de remorso e motivações inesperadas.
Logo de cara, ocorre o evento que guiará a narrativa. Essa trama central se dá em apenas 4 dias, mas o texto contém flashbacks que a complementam.
O autor aborda de maneira certeira como o preconceito muitas vezes se baseia em estereótipos e ideias preconcebidas.
Bobby descobre aos 11 anos, de forma dramática, que o pai é negro, mas mantém isso em segredo e continua agindo como branco, inclusive reproduzindo discursos e atitudes racistas que aprendeu com o avô.
É interessante notar que, em alguns países, a classificação de raça passa mais pelas origens/descendência da pessoa do que pela cor da pele. Remete à ideia de que, para ser considerado branco, é necessário ter uma linhagem "pura", do contrário, a identificação é com o lado não-branco da família. Enquanto não se conhecia a identidade do pai, Bobby, com sua pele clara, era visto como branco por todos à sua volta, inclusive o avô racista. Bastou-se descobrir que o pai era negro para, imediatamente, ele também ser identificado assim.
Me fez pensar sobre como a ideia de raça é uma construção social, que pode variar conforme a cultura. No Brasil, um país miscigenado, em geral, as pessoas autodeclaram sua cor pela aparência e assim são reconhecidas.
O final me decepcionou. Terminei a leitura incrédula e com a impressão de que a história ficou incompleta.
Mas o livro traz boas reflexões e aborda temas importantes e atuais. Valeu a leitura, de qualquer forma.