Caio600 14/06/2024
Uma "Tomie do bem"?
Em Sensor, de Junji Ito, acompanhamos Kyoko Byakuya, uma garota que foi envolvida em uma teia mística, e acabou ganhando poderes sensorias incomparável e se tornou alvo de uma seita religiosa.
Tem alguns paralelos entre religiões, figuras messiânicas, e referências ao cristianismo, que dificilmente eu via em mangás, isso foi ótimo.
A personagem da Kyoko é uma ideia já trabalhada pelo Junji Ito, uma bela mulher, capaz de entrar na cabeça dos homens, e enlouquece-los, mas diferente da sua conterrânea autoral, a Tomie, ela não usa isso com maldade, nem sequer usa isso, apenas as circunstâncias mostram isso a ela, e a pobre, amaldiçoada pelo poder, só consegue fugir.
Os outros personagens são interessantes, o psicologo, seu pai, o líder da seita, apenas o Repórter me é um pouco estranho, ele está meio ao vento.
O melhor capítulo sem duvidas foi Insetos de Bishagaura. Apesar de continuar na história principal, tem um enredo paralelo, absolutamente desconfortante, e que pode nos fazer refletir sobre vida e morte, sobre culpa, remorso e penitência