KeniaCandido 18/11/2024
Muito Bom!
Dando continuidade a leitura dos contos do projeto Sociedade das Relíquias Literárias, dessa vez, embarquei na história Sra. Spring Fragrance. Até o momento o projeto trouxe contos interessantes, claro que, alguns são melhores e ganhou destaques entre minhas leituras, mas de forma geral, são todos bons. Em relação ao conto Sra. Spring Fragrance da escritora Sui Sin Far, a história ofereceu uma leitura rápida com temas sobre amor, casamento e diferença cultural entre dois países.
Escrito em 1912, a história começa apresentando o casal Sr. e Sra. Spring Fragrance quando chegaram aos Estados Unidos para morar em Seatle. O Sr. Spring Fragrance era um chinês conservador e um pouco reservado enquanto a Sra. Jade Spring Fragrance era considerada uma mulher simpática, bastante otimista e não demorou muito para adaptar os costumes e a língua do novo país. O casal morava ao lado da família Chin Yuen que tinham uma linda filha chamada Mai Gwi Far que era apaixonada pelo namorado americano chamado Kai Tzu e a única que sabia do amor entre Mai Gwi Far e Kai Tzu era a Sra. Spring Fragrance.
Acontece que os pais da jovem Mai Gwi Far seguiam religiosamente as tradições chinesas e a filha estava prometida para o filho mais velho de um professor que trabalhava na Chinese-Western School em São Francisco, que também gostava de seguir as tradições chinesas. Contudo a data do noivado dos jovens estava aproximando e a Mai Gwi Far andava tão angustiada ao ponto de chorar e desabafar com a Sra. Spring Fragrance, pois não queria perder Kai Tzu. Entretanto a Sra. Spring Fragrance planejou uma visita à São Francisco para visitar a prima e melhor, colocou um plano em pratica que ajudou os jovens apaixonados com a permissão do Sr. e da Sra. Chin Yuen.
O conto Sra. Spring Fragrance conseguiu fluir tão bem que li o conto completo durante a noite após o jantar. A história é curta, mas requer um pouco de atenção do leitor por conter trechos de poemas que a Sra. Spring Fragrance menciona durante seus diálogos. Nada que atrapalhe o leitor de compreender o texto, mas precisa de atenção. Os temas de amor e casamento estão incluídos nos encontros e desencontros amorosos que contém na história. Além desses temas, a escritora mencionou as diferenças culturais entre os Estados Unidos e a China com os personagens secundários e preconceito com imigrantes e machismo que as mulheres enfrentavam na ocasião.
A Sra. Spring Fragrance com sua maneira de ver a vida e lidar com várias situações é o grande destaque do conto, porém o Sr. Spring Fragrance também possui alguns trechos importantes na história. Ele teve a chance de mostrar que apesar do casamento deles ter sido arranjado pelos pais, o Sr. Spring Fragrance apaixonou pela sua esposa por sua foto antes mesmo de vê-la pessoalmente da mesma forma que foi com a Sra. Spring Fragrance. Mesmo tendo diferenças e um pequeno conflito entre o casal Spring Fragrance é adicionado no enredo, rapidamente nota-se que eles são importantes um para o outro.
No geral, Sra. Spring Fragrance é um conto gostoso de ler. Confesso que me diverti muito com ele. Recomendo a leitura para todos os leitores que gostam de ler contos que termina rápido, mas não deixam de ser bem construídos e histórias clássicas.
site: https://consumidoradehistorias.blogspot.com/2024/11/sra-spring-fragrance-sui-sin-far.html