Encaixotando minha biblioteca

Encaixotando minha biblioteca Alberto Manguel




Resenhas - Encaixotando minha biblioteca


142 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 2 | 3 | 7 | 8 | 9 | 10


Carme0 05/09/2022

Encaicotando a Minha Biblioteca
O autor conta como se sentiu quando encaixoutou seus livros para mais uma mudança. O incrível do livro são as menções as obras lidas pelo autor e
utilizadas para abordar ideias e passagens que considerava importante.
O livro é maravilhoso. Vale muito a leitura.
comentários(0)comente



Michelly 20/08/2022

Reflexões de colecionador
Este é um pequeno livro que aborda diversos temas tão cotidianos a alma do leitor. Manguel, ao cair na triste necessidade de encaixotar a própria biblioteca, relata nessa sequência de pequenos ensaios, memórias de uma vida construída sob a carapaça dos livros.

Através de uma linguagem erudita, mas acessível, que creio ser uma particularidade de Manguel, por tratar-se de um erudito conhecido, bibliófilo, entre outras qualidades. Seu pequeno livro – pequeno só em tamanho, porque de peso é inenarrável – é construído em um processo de rememoração. Cujos temas são diversos, nos deixando a impressão de que estamos em um emaranhado. Entretanto, percebemos em seguida que a junção de seus temas resulta neste nexo chamado formação do leitor e apego à leitura.

Escrito em primeira pessoa, temos todo o tempo a impressão de tratar-se de uma autobiografia, munida de muitíssimos desabafos pela coisa perdida, assim como pelos aprendizados vividos. O que, volta e meia, nos faz refletir sobre a humanidade de nossa própria biblioteca, mesmo do que nos motivou a lida de tanta palavra dispersa, disposta em estantes, prateleiras, seja com consciência refletida ou irrefletida.

Uma característica interessante a ser levantada é que o livro é construído, como o autor mesmo cita, a base de digressões. São dez. Minha predileta, que na minha opinião justifica melhor a razão do livro, é a “Quarta digressão”, que traz à tona a descrição belíssima do momento em que Alonso Quijano, antes de tornar-se Dom Quixote, percebe a dor de perder a própria biblioteca. Ao fazer uso desse exemplo, Manguel consegue construir uma relação de identificação com o personagem de Cervantes.

Afirmemos com isso que esse pequeno livro de Alberto Manguel é um elogio, assim como um adeus a sua magnifica biblioteca. Sua finalidade, talvez seja, a de melhor elaborar e lidar com o luto de perdê-la, ao fazer com o que o leitor se identifique, mas também reconheça o valor de seu espaço, independente de seu peso, seja com seus 35 mil volumes como a famosa biblioteca de Manguel ou de algumas centenas, como a pequena biblioteca de Borges.

Alberto Manguel, bibliófilo assumido, nasceu em Buenos Aires em 1948. Morou em diversos países, sempre cercado de livros. Atualmente é diretor da Biblioteca Nacional.

Deixo-lhes à guisa de reflexão algumas citações:

“Porque, se toda biblioteca é autobiográfica, seu encaixotamento parece assemelhar-se a um autonecrológio. Talvez essas questões sejam o verdadeiro objeto desta elegia”.

“A perda ajuda-nos a lembrar, e a perda de uma biblioteca nos ajuda a lembrar quem de fato somos”.
comentários(0)comente



Lívia 11/08/2022

Encaixotando minha biblioteca
"Creio que emprestar um livro significa incitar o roubo."

Uma ode à literatura, aos leitores e aos livros.

Recomendo!
comentários(0)comente



Reina0 06/08/2022

Bibliotecas como id
Maravilhosa a forma como ele descreve bibliotecas como representação da pessoa e do mundo. Muito poético.
comentários(0)comente



thaistergilenepilates 02/08/2022

Manguel ??
O que esperar de um livro que fala justamente sobre o amor pelos livros?!
Adorável e apaixonante.

Cito aqui um trecho que o autor comenta e que me identifiquei muito:

??Não gosto de ser proibido de escrever nas margens dos livros que pego emprestado. Não gosto de devolver os livros se neles descubro alguma coisa surpreendente ou preciosa. Como um ávido saqueador, quero que os livros que leio sejam meus.? ??
comentários(0)comente



Queila - Meu vício literário 20/07/2022

Supreendentemente bom!
Alberto compartilha 10 disgressões sobre literatura, livros e bibliotecas, são ensaios tão mas tão interessantes, que é dificil querer largar esse livro.
Anotei muitos assuntos interessantes para me aprofundar, e termino essa leitura bacana com uma certeza:

Tenho que ler o quanto antes Dom Quixote!
Que livro bom!
comentários(0)comente



Cris SP 13/07/2022

12.07.2022
Foi o primeiro livro que eu li de Manguel e simplesmente me apaixonei pela escrita dele. Descreve como é o amor que sente pelos seus livros de uma forma que todo leitor reconhece. Fala sobre possuir um livro para escrever nas margens, pegar para reler a hora que quiser, a coleção de autores prediletos ou apenas por ter. Descreve passagens e livros de autores que bem conhecemos, outros que temos vontade de ler, outros que já temos na estante mas ainda não tivemos a oportunidade ou vontade de iniciar a leitura. Fala sobre a importancia de se ter uma Biblioteca Publica e o planejamento que se deve ter para se conquistar mais leitores. Bom, simplesmente amei essa leitura.
comentários(0)comente



oiamandah 02/07/2022

Acredito que há livros que se encaixam em perfis, preferências...quase como uma luva ou roupa que combina com alguém.
Esse, infelizmente não bateu com o que eu esperava - provavelmente me faltou conhecimento para entender as referências e citações que o autor usou nos capítulos, assim como talvez não esteja no momento adequado pra absorver o que ele intencionou.

Não considero o livro ruim, só acho que não fez meu estilo. Adorei algumas citações e o último capítulo foi belíssimo. Quem sabe em outro momento eu tente reler ele.
comentários(0)comente



Luciane 29/06/2022

Encaixotando minha biblioteca
Um ode aos livros e a literatura. Quem ama ler certamente ira amar esse livro. Manguel tinha na época 35 mil livros e para fazer sua mudança, precisava encaixotar esses exemplares. Eu não consigo sequer imaginar ter uma biblioteca com tantos volumes...sonho de tantos leitores.
comentários(0)comente



Manuelli.Luise 20/06/2022

Lindas citações
Muito bem pesquisado, lindas citações e perfeito para quem ama livros. Ele é rapidinho e muito poético.
comentários(0)comente



Gabriella.itoh 19/06/2022

"Toda literatura preserva alguma coisa que de outro modo morreria com a carne e os ossos do escritor. Ler é resgatar o direito a essa imortalidade humana, uma vez que a memória da escrita é abrangente e ilimitada."
comentários(0)comente



Lidiany.Mendes 12/06/2022

Para que ama bibliotecas
Esse livro é um tributo para os amantes de bibliotecas, da linguagem, das palavras escritas e também das faladas.
Alberto Manguel nos emociona e esclarece neste pequeno grande livro.
Ao longo do texto ele menciona passagens e lembranças de leituras de obras conhecidas e outras desconhecidas por mim, despertando a vontade de reler, por exemplo, Alice no país das maravilhas, e ler O Mágico de Oz, que ainda não li.
Uma leitura deliciosa!
comentários(0)comente



Felipe770 02/06/2022

Leitura interessante sobre livros, leitura e bibliotecas. Porém, senti falta de algum foco maior - texto um pouco mais digressivo do que eu esperava. Nada que tenha me empolgado, porém curto, vale para conhecer o autor.
comentários(0)comente



Tali Rodrigues 17/05/2022

Acho que eu tenho um novo amigo
Ao ler esse livro é essa a sensação de estar em uma deliciosa conversa sobre livros. (Nosso amor por eles, o que aprendemos com eles, as questões filosóficas por trás deles).
Acho que esse foi um dos livros que mais grifei!
Enfim Alberto meu novo BFF...
comentários(0)comente



Iva Ulisses 01/05/2022

Lendo todo livro proibido ou mal falando em cada época.
"É claro q a literatura não pode salvar ninguém da injustiça, das tentações da cobiça ou das desgraças do poder. Mas algo nela deve ser perigosamente eficaz, já que todo governo totalitário e todo funcionário ameaçado tentam eliminá-la queimando livros, proibindo livros, censurando livros, aplicando impostos sobre livros, limitando-se a fazer de conta q respeitam a causa da alfabetização, insinuando que a leitura é uma atividade elitista." (p159)
comentários(0)comente



142 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 2 | 3 | 7 | 8 | 9 | 10


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR