Laranja Mecânica

Laranja Mecânica Anthony Burgess




Resenhas - Laranja Mecânica


2278 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Lua 25/10/2024

Foi uma experiência.
"- Mas a intenção essencial é o verdadeiro pecado. Um homem que não pode escolher deixa de ser um homem."

"- Transformar um jovem decente em uma coisa mecânica não deveria, certamente, ser encarado como triunfo para nenhum governo, a não ser aquele que se gabe de sua capacidade de repressão."
comentários(0)comente



Ana 24/10/2024

É uma obra fascinante e perturbadora que provoca uma reflexão profunda sobre liberdade, moralidade, livre arbítrio e o papel do Estado na vida dos indivíduos. A combinação de uma linguagem inventiva, personagens cativantes e uma trama instigante faz deste livro uma leitura essencial para aqueles que buscam entender os dilemas da sociedade moderna. Junto com outras grandes obras, como "1984" e "Admirável mundo novo" é uma das melhores distopias sobre a "alienação" coletiva.
comentários(0)comente



thaymarinhos 22/10/2024

Um grande dilema moral
Confesso que não estava animada pra ler esse aqui e achei que a linguagem ia dificultar meu entendimento, mas foi totalmente ao contrário. Foi superrrr fácil de ler e me vi realmente intrigada com o personagem do Alex.

Eu sentia que de fato era um adolescente narrando, e embora ele fosse o CÃO, de alguma forma, a narrativa despertou em mim uma grande empatia por ele.

Por vezes, sentia uma certa inocência nas suas falas, principalmente após ele ter ?ganhado? a liberdade. Acredito que foi um grande dilema moral pra mim sentir pena por um personagem tao ruim assim quanto ele.

GOSTEI HEIN?!
comentários(0)comente



Ana 21/10/2024

Diferente do que vi em muitas resenhas por aqui, não senti ou cheguei perto de sentir pena do Alex em nenhum momento. Só senti raiva. Raiva pela paliatividade do homem. Pela sua facilidade em se mover por interesses. Pelo culto à violência. Pela submissão às vontades. E poderia seguir listando por dias tudo o que alimentou minha raiva, minha indignação.
Anthony foi cirúrgico com essa obra. Soube tocar nas feridas daqueles que tanto cultuam um sistema que não funciona aos humanos por ser, justamente, desumano.
Impecável.

(Só não dou 5 estrelas porque em muitos momentos a linguagem me atrapalhou um pouco e tornou a leitura um pouco cansativa. Mas entendo que é parte da experiência do livro e da imersão na história.)
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



JAlia 20/10/2024

Laranja mecânica ?
Vi alguns comentários falando que este livro é melhor que "1984" do George Orwell. Sendo sincera, não acho que este chegue aos pés do livro do Orwell. Foi uma leitura interessante, diferente, porém muito cansativa. A história só começou a ficar interessante com quase 50% da leitura (na segunda parte do livro) e se não fosse por meio de áudio, não teria concluído o livro, visto que pensei diversas vezes em largar. O idioma é outro agravante, visto que o autor quis dar esse toque diferente na história, mas acho que foi exagerado dms, acabou me prejudicando no inicio do livro que já está a cansativo. Aos poucos vamos acostumando com essas palavras, mas algumas ainda permanecem sem sentido na minha mente. Enfim, não foi uma leitura ruim, mas na minha opinião poderia ter sido melhor. Entretanto, para a época que foi escrito, entendo o impacto que causou, mas atualmente temos obras melhores.
comentários(0)comente



marifdam 20/10/2024

Então, o que é que vai ser, ein?
A leitura é um pouco difícil devido ao dialeto que o escritor escolheu, mas a intenção dele era causar estranheza ao leitor então só aceitei. Alex é um narrador tão bom que faz você sentir pena dele nas partes em que ele sofre. Por fim, ele consegue fazer uma reflexão até que ok pra idade dele, de que a juventude uma hora tem que acabar.
comentários(0)comente



Sarinha 20/10/2024

É uma leitura angustiante mas essencial!
Laranja Mecânica é uma distopia brutal que acompanha a juventude de Alex, um agressor violento e asqueroso que passa por um experimento que o transforma. São tantas questões que a obra aborda mas um dos pontos que me chamou atenção é a perspectiva pela qual a história é contada, como um diário do Alex em que ele é apenas um adolescente que se diverte com o que faz, vendo a sociedade como um conjunto de hipócritas e seus costumes sem sentido. É como entrar na mente de um agressor. A distopia está então no experimento feito com o personagem e a limitação do seu livre arbítrio pelo bem da sociedade, é o que dizem. É uma leitura angustiante mas essencial!
comentários(0)comente



miguelsousa_ 15/10/2024

Me lembrou uma reflexão do zygmunt bauman, que se trata sobre a que ponto a segurança e a liberdade do indivíduo entram em conflito.

posso cair um pouco na obviedade aqui, mas o livro traz uma ótima reflexão sobre um indivíduo que é perverso, possivelmente em reflexo de viver sob um regime autoritário, que, ao perder o controle sobre as ações do Alex, vê como único remédio tirar a identidade dele, ao invés de repensar suas ações como um todo.

mas, enfim, trazendo isso pra um mundo atual, é totalmente visível que os governos e poderes maiores se preocupam muito mais em punir os criminosos, jogando-os na prisão sem qualquer perspectiva de reabilitação social ao invés de cortar o mal pela raiz, pois é muito mais fácil e lucrativo.
comentários(0)comente



otaviosb 15/10/2024

Laranja Mecânica
Laranja Mecânica é um livro bastante diferente do comum.

Desde o vocabulário à primeira vista ininteligível, às descrições de histórias horríveis e mentes psicopatas e doentis, Laranja Mecânica é um livro bastante diferente do comum.

Propositalmente escrito pra ser desconcertante, acompanha o jovem drugui Alex, parte de uma gangue adolescente arruaceira e muito violenta. A narração é incomum, o vocabulário complexo, mas o enredo e o protagonista surpreendentemente interessantes, e rapidamente o processo se torna melífluo e prazeroso.

Divertido, recomendável.

8/10
otaviosb 16/10/2024minha estante
correção: 7.5/10.




JoJo 12/10/2024

Laranja Mecânica
De início, achei que o livro seria apenas sobre o comportamento violento das gangues e grupos marginais, mas vai muito mais além. Entender as diferenças sociais e como a economia pode afetar diretamente o comportamento da sociedade se faz muito necessária. Também nos mostra como a violência é uma linha sem fim, mostrando a roda em que ela se encontra, trazendo mais e mais violência. Outro ponto muito relevante é a importância de entender que você não é completamente mau e nem completamente bom, existem os dois espectros dentro de cada ser (mesmo eu achando que o Alex é um psicopata extremamente violento). Confesso que as gírias tronam a leitura um pouco travada, mas entendo que a utilização delas foi uma estratégia para incomodar o leitor.

Enfim... vale a leitura.
comentários(0)comente



Cl.lcs 09/10/2024

A bondade deve ser escolhida
Eu fiquei obcecado com esse livro e quando comprei eu estava um tempo sem ler e peguei um livro para recuperar o ritmo para poder apreciar bem e que bom que eu fiz, porque o livro não poderia ter sido melhor, que personagem incrível o Pequeno Alex ou melhor dizendo "vosso humilde narrador", quando se fala que o livro usa a ultraviolência, não é nenhum exagero porque as vezes é ultra até demais, mas por incrível que pareça você se apega ao Alex narrando e você torce para ele melhorar, é tipo você ver uma pessoa que você gosta fazendo coisas ruins, você quer que melhore
e quando passa o experimento e ele continua sofrendo pelas consequências dele, a gente ver que a sociedade ainda gera preconceito absurdo com ex-presidiarios e também se você é uma pessoa que aceita perdoar absurdos que terceiros fez com terceiros, você tem que perdoar quando for feito com você também e eu estava preparado para um final violento, terrível e até sangrento, mas quando chega o final e o Alex se cansa de ter voltado a ser mal e eu pensei que seria o efeito do tratamento voltando, mas com o passar das páginas fui sentindo que ele havia melhorado mesmo e o reencontro com o Pete me fez até ficar feliz pelo Pete ter ficado bem também e vemos um Alex se arrependendo e querendo mudar, foi um final muito bom
e apesar do livro ter sua própria linguagem, com o tempo você se adapta, mas é preciso dar umas boas visitadas ao Glossário
comentários(0)comente



Helena.Maggi 08/10/2024

Clássico
Eu poderia falar durante horas sobre esse livro incansavelmente. Desde a construção dos personagens até a genialidade que o autor trouxe quando inventou uma nova lingua imersa nas páginas do livro!!! você tem que buscar o significado no glossário o tempo todo no começo, até se acostumar e fluir a leitura. esse tempo de compreensão desse dialeto do NADSAT. muito massa.
Também vale ressaltar a adaptação aos filmes onde alex é muito bem interpretado e a esquisitice apaixonante dessa obra é otimamente transmitida.
Por fim, recomendo a leitura desse clássico que traz a leveza e a rispidez de uma boa obra.
comentários(0)comente



Marialauracid 08/10/2024

Inovador
Incrível como a gente acaba sentindo compaixão pelo Alex mesmo ele sendo o pior ser humano do mundo, acho que é justamente porque não somos iguais a ele. Gostei do livro porque nunca li algo parecido
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



2278 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR