FelipeSn06 13/11/2022
Somos laranjas mecânicas ?
O livro é MUITO BOM !!!
Já possuía esse livro em mãos a um tempo, porém, por alguns motivos, resolvi adiar a leitura do mesmo.
O livro é considerado um clássico contemporâneo da literatura, tanto pela obra original quanto pelo filme dirigido pelo diretor Stanley Kubrick.
O enredo é baseado em um futuro não muito distante, no qual existe um aumento ensurdecedor da violência na sociedade. Um dos responsáveis por isso é Alex, um adolescente (não se engane pelo filme, na obra, ele possui 15 anos no início de tudo) que juntamente a seus "druges" (amigos) realizam o que eles chamam de "ultraviolência".
O Estado analisa e estuda uma opção de tratamento chamado de Ludovico, no qual os pacientes (presos, marginais, assassinos, bandidos, estupradores, dentre outros) serão forçados a sentir nojo e repulsa ao presenciarem atos de violência.
O livro é bem filosofo, e consegue abranger inúmeras discussões, até mesmo o seu título é abordado dentro da própria obra e é analisado como algo essencial para o desenrolar da trama.
O livro possui sim uma apresentação de estranhas ambientações, palavras, ações. Mas isso é normal, o autor fez isso para que o leitor tivesse a oportunidade de entrar na obra sem ao menos saber o dialeto (nadsat) dos personagens.
O livro é dividido em 3 partes, podendo dividir elas entre:
? Apresentação
? Consequências
? Redenção
Recomendo demais para todo o tipo de público, esse é um livro que, idependentemente da época a qual o leitor tiver a honra de ler, ainda sim trará discussões profundas e com pontos de vistas diferentes para as multiplas mentes existentes na sociedade atual.
Até aonde o livre arbítrio deve ser respeitado ? Do que vale a bondade de quem ela lhe é imposta ? Não tem valor aquele que, por escolha própria, escolhe o mal caminho ?
"- Ser bom pode não ser agradável, 6655321. Pode ser horrível ser bom. E quando digo isto a você, eu compreendo como soa contraditório. Eu sei que vou passar muitas noites sem dormir por causa disto. O que é que Deus quer? Deus quer a bondade ou a escolha da bondade? O homem que escolhe o mal é talvez de uma certa forma melhor do que aquele a quem a bondade é imposta. Questões duras e profundas, 6655321."