Laranja Mecânica

Laranja Mecânica Anthony Burgess




Resenhas - Laranja Mecânica


2280 encontrados | exibindo 706 a 721
48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Emanuele36 15/09/2022

?
É um livro em primeira pessoa que conta a trajetória de Alex, um adolescente extremamente problemático que faz coisas questionáveis ao padrão de vida ético e das leis humanas. Após realizar um crime hediondo, ele é preso e se submete a um experimento para retirar esse lado demoníaco dele. Acontece que, este livro é uma onda de críticas sociais em várias camadas. A mais latente é sobre o comportamento humano. A criação do tratamento Ludovico é claramente um exemplo de Behaviorismo, em que o livre arbítrio não existe, pois nossas escolhas não são totalmente determinadas por nossa vontade mas geralmente influenciadas pelo meio em que vivemos. Ao tirar o direito do Alex de fazer o mal, também foi tirado o direito do bem, como ouvir as obras de Beethoven. E coloca o questionamento na cabeça do leitor, o Alex fez várias coisas que são dignas de punição, mas será que é necessário fazer a robotização completa nesse ser humano e ele se tornar mecanizado?
comentários(0)comente



Paula1735 14/09/2022

E aí, o que é que vai ser, hein?
Sempre tive curiosidade de ler Laranja Mecânica, mas nunca havia tido a oportunidade. Não me arrependo de não ter lido antes porque acho que chegou até no mim no tempo certo. Que livro!
Desde o início o enredo é intrigante, e a cada novo momento com o protagonista surge a curiosidade de saber o que vem por aí. Certamente a barreira mais difícil para prosseguir na leitura é o idioma Nadsat, uma mistura de inglês, russo e gírias faladas pelos adolescentes dessa época. Mas quando você ultrapassa essa barreira... Já era! Vício e diversão garantidos.
No fim, é um livro capaz de suscitar muitas discussões éticas, especialmente para nós, brasileiros, que temos vivenciado inflamados debates acerca de nosso sistema previdenciário. Afinal, é mesmo bom um homem que é bom apenas por imposição, sem poder escolher?
Certamente entrou pros meus favoritos!
comentários(0)comente



Adryele Moura 14/09/2022

Antes de ler, todos falavam muito bem da história e da escrita, da maneira que o autor contava a história. Eu por outro lado, não gostei tanto assim, eu não entendia as palavras trocadas e ficava um pouco confuso (devo destacar que eu li on-line) até então demorei para lê-lo, mesmo sendo um livro curto.
comentários(0)comente



Babi 14/09/2022

Surpreendente
Não estava esperando nada desse livro, desde sempre ouvi falar do filme, mas nunca soube do que se tratava. Desde o início, mesmo com a tradução diferente, me prendeu muito. E o mais surpreendente é o livro ser tão antigo e parecer atualmente.
comentários(0)comente



zabala 14/09/2022

MUITO BOM
Algo que vivo dizendo é que a linguagem é moldavel, ela serve para a cominicacao, entao independiente de como é sua estrutura se voce enende, ela é válida. Esse livro é a prova disso. Alem de criar uma identidade distópica única e imersiva.
zabala 15/09/2022minha estante
escrevi tjdo errado




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Icarooneiro 13/09/2022

Foi HorrorShow. Cheio de sociopatas e psicopatas.
O livro trás sempre a sensação de uma reviravolta, vc continua a leitura esperando que ela chegue, mas acaba sendo um enredo sem surpresas. Tem sua beleza descrevendo uma adolescência rebelde e faces dos personagens eles tentam "humanizar a maldade", definição esquisita mas que ao ler o livro vc vai entender.

E é isso, esperava mais por ser considerado um clássico da literatura, esperava algo muito melhor. Mas é uma boa leitura.
comentários(0)comente



R . Mcgrath 13/09/2022

Um classico que superou expectativa
No inicio achei bem confuso e me parecia so uma sequência de fatos sem sentido lógico certo.
Decidi não ficar traduzindo as palavras com o glossário pra ter a mesma experiência das pessoas que leram esse livro quando foi lançado pela primeira vez.
Apesar de ser um cara de carater péssimo, eu me apeguei demais ao Alex, o narrador e personagem. Quando ele sofria eu ficava triste, por mais que ele tivesse feito coisas que desprezei completamente.
Com o tempo de leitura e por volta de metade do livro eu ja tinha pego confiança e comecei a dar significados pras palavras na minha cabeça com base no contexto que ela aparecia e deu certo.
Amei demais, muito mais do que achei que ia gostar, favoritadissimo com certeza.
Ele é curto e vale a pena demais insistir.
comentários(0)comente



Gabi Mercês 12/09/2022

Livro pesado e com cenas fortes, mas com um poder crítico muito interessante. Vale a pena a leitura
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Karin né? 12/09/2022

Curado da cura
Antes de tudo, preciso admitir que enquanto lia, o trecho ??longe o profeta do terror que a laranja mecânica anuncia, amar e mudar as coisas me interessam mais?? da música Alucinação do Belchior, não parava de tocar na minha cabeça.

É difícil resenhar um clássico, por isso quando escreve tento, sobretudo, escrever para mim mesma, pois ler isso tudo e depois não externar alguns sentimentos é meio enlouquecedor. Em resumo; é muita doideira, loucura loucura loucura, como diria o filósofo contemporâneo Luciano Huck.
Começando que é uma história muito bem escrita sobre uma pessoa muito ruim, então paradoxalmente é uma história ruim muito boa, mas muito boa, mas muito boa mesmo. Quase tudo na escrita desse livro é genial (falo de maneira particular), desde a maneira como os capítulos são divididos em partes, fazendo com que o personagem seja extremamente bem desenvolvido em poucas páginas, até a maneira como o Anthony Burgess integra diferentes críticas sobre diferentes pautas na história, seja através de um personagem ou de uma situação.
Como eu disse antes, em um dos comentários enquanto estava lendo, é assustador como certas pautas, na verdade todas, são discutidas ferrenhamente atualmente, mas uma em especial me fez ter certeza que Burgges viajou no tempo para o futuro antes de escrever o livro, que acontece no começo da terceira parte quando ele integra a discussão sobre ?vítimas do sistema?. Fez com que eu me perguntasse muitas coisas, mas principalmente; até quando, ou melhor , até quanTo podemos considerar que alguém é vítima do sistema?
Muitas outras questões parecidas com essa são levantadas no decorrer do livro, e para alguém não cuidadoso pode até parecer que o autor está tentando fazer com que nos voltemos contra os direitos humanos ou algo do tipo. Mas então voltamos para a questão do começo; é um livro bom sobre uma pessoa ruim. A história conta sobre o Alex, sobre quem ele é, e incita o leitor, que o conhece e sabe das suas ?motivações? a julga-lo digno ou indigno das penas que recebe. Talvez, sem perceber, que tal protagonista, na verdade, representa uma parcela de criminosos na sociedade, que pintam, bordam e no fim das contas saem ilesos, ou pior; saem como uma espécie de herói.
Sobre o personagem Alex em si, também tenho coisas a dizer; é ele quem nos conta a própria história, e por isso achei que poderia acontecer de ele romantizar as situações na intenção de capturar o leitor para o seu lado, mas meu amigo, isso não acontece, ele é sim um tanto lúdico em algumas descrições, mas isso só torna mais claro o quanto sua mente é doentio. Ele é, claramente, com todas as letras e provas, um psicopata, isso fica claro pelo modo como ele trata as pessoas, sem nenhuma empatia ou escrúpulo, e pelo modo como ele se vê, como se fosse um rei (é até interessante porque de fato, ele fica chamando os outros de plebeus), o melhor de todos, o líder.
Basicamente, quase todo mundo nesse livro é odioso, o protagonista, os amigos dele, àqueles que ocupam cargos de poder, as velhas sem dentes que encobrem os criminosos por uma caneca de pinga? fora as vítimas, eu só consegui ter empatia pelos pais dele, mas ainda assim me irritava profundamente a maneira como eles agiam defronte a clara maldade do filho.

Sinceramente, dava pra escrever um livro sobre esse livro, pontuando detalhadamente cada ferida que ele abre, feridas que, inclusive, ainda não foram saradas, pelo contrário, ficam cada vez mais abertas, mais podres e mais difíceis de tratar.
comentários(0)comente



Clarice Adriana 11/09/2022

Proposta interessante, mas que infelizmente não funcionou comigo. Gostei de boa parte, não me incomodei com o vocabulário do narrador, mas foi uma história cansativa pra mim, demorei muito pra finalizar esse livro que é relativamente pequeno.
Acho que vou assistir ao filme pra ver se tenho uma impressão melhor.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



2280 encontrados | exibindo 706 a 721
48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR