rianke 14/03/2022
Mecanic Orange
Escrito pelo autor Anthony Burgess, o livro Laranja Mecânica teve como tema de inspiração a questão da redução da idade mínima para se cumprir pena, mas será mesmo que só o fato de ser preso com 16 anos de idade vai ser suficiente para mudar o comportamento, preparar o indivíduo novamente para a sociedade e diminuir a quantidade de delinquentes?
A história fala sobre um grupo de jovens, dentre eles o Alex de 15 anos de idade, esse grupo cometia muitos crimes na qual o autor não hesitou em escrever de forma chocante esses delitos que vão desde uso de drogas sintéticas e vandalismo, até assassinato e estup**
Bom, nessa cidade o governo viu a prisão como um tratamento insuficiente e buscou modos mais agressivos de se persuadir e ?mudar? alguém. Quando finalmente a policia consegue capturar o Alex, ele não aguenta ficar na cadeia e se oferece para um tratamento do governo, então o levam para colocar em prática a técnica ?Ludovico?, que consistia basicamente na ideia de colocá-lo, de forma forçada, a assistir crimes pesados do tipo que eles cometiam, ao uso de remédios que deixam com náusea, pois na mente do governo os criminosos deixariam de gostar de fazer aquilo, também outros tratamentos como: tratamento de choque, tortura físicas e psicológicas.
Depois de anos de tratamento com o Alex, o governo o viu como ?curado? e pronto para retornar a sociedade, que não é um final tão feliz quanto estamos acostumados, o Alex sai de lá igual um zumbi, insuficiente, impotente e com medo de tudo e todos. Seus amigos, que no dia da prisão conseguiram fugir com a sua família, felizes, já o Alex está totalmente o contrário.
Sobre a leitura em si, o autor deixou um glossário no final do livro, pois o uso do dialeto dado aos jovens futuristas daquela época faz a gente ficar perdido em alguns momentos, contudo não deixa de ser uma leitura boa e chocante, que nos mostra o pensamento radical das pessoas e as técnicas usadas para mudanças comportamentais.