Veh 30/03/2022
Esse livro mexe com a gente, credo
Num cenário que poderia se passar no passado presente ou futuro, o crime e a ultraviolência são o passatempo da gangue de Alex, até que uma "empreitada" acaba dando errado e Alex é preso por policiais. Na cadeia Alex acaba se tornando uma cobaia em um experimento sem precedentes que busca reduzir a violência ao reverter a natureza humana a aversão à violencia.
É um livro de ficção científica que envolve TANTA coisa, desde a natureza humana, à política, à filosofia, à liberdade. É um clássico com C maiúsculo, por ser tão atemporal que não importa quando você leia ele faz você pensar muito sobre o tema da violência e como ela está enraizada na sociedade e nos seres humanos. Estou boba mesmo não sei nem como explicar o soco na cara e no estômago que é esse livro, você termina de ler e é outra pessoa.
O livro ainda funciona muito bem com a narrativa do autor sendo em primeira pessoa além do humor sátiro do escritor. Seguimos a vida do Alex pela sua própria ótica, como se ele estivesse contando o que se passa na cabeça dele e suas crueldades para o leitor, inclusive as muitas gírias inventadas para o livro ajudam na aproximação com o personagem. É um personagem bem complexo, que nos faz sentir raiva e empatia em diversos momentos, um personagem muito bem construído e real, sem a intenção de ser perfeito (não mesmo) e que traz muitas reviravoltas na sua própria história, mas que no fundo nos revela que ele é apenas um ser humano.
Não achei um livro muito pesado, a violência não é tão gráfica mas tem sim muita violência e estupro.A escrita também com as gírias não achei nada muito difícil de ler, com o tempo você se acostuma. Meu único adendo no livro era que tem partes que são muito longas, queria que fossem encurtadas e tem partes mais curtas queria que fossem mais exploradas.