Laranja Mecânica

Laranja Mecânica Anthony Burgess




Resenhas - Laranja Mecânica


2280 encontrados | exibindo 856 a 871
58 | 59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 |


LAvia 03/04/2022

Viddy well little brother
Distopia não é meu gênero preferido mas mesmo assim o livro não deixa de ser uma crítica muito forte (especialmente a sociedade inglesa), as gírias do livro ou o dialeto dificulta um pouco o entendimento mas nada que atrapalhe a mensagem do livro, no geral é um livro bom apesar de ser bem violento mas passa uma mensagem clara
katemoss 09/10/2022minha estante
eu tinha abandonado laranja mecânica nas primeiras páginas por conta das gírias. ele fica melhorzinho (ou pelo menos com melhor entendimento) no meio?




Scarlett11 01/04/2022

No começo a escrita me deixou confusa, mas com o passar da narração eu consegui me aprofundar nesse mundo insano, violento e tão real ao mesmo tempo. Achei um livro muito forte mas ainda sim quero assistir o filme para ver como a adaptação se saiu hahaha
comentários(0)comente



Veh 30/03/2022

Esse livro mexe com a gente, credo
Num cenário que poderia se passar no passado presente ou futuro, o crime e a ultraviolência são o passatempo da gangue de Alex, até que uma "empreitada" acaba dando errado e Alex é preso por policiais. Na cadeia Alex acaba se tornando uma cobaia em um experimento sem precedentes que busca reduzir a violência ao reverter a natureza humana a aversão à violencia.
É um livro de ficção científica que envolve TANTA coisa, desde a natureza humana, à política, à filosofia, à liberdade. É um clássico com C maiúsculo, por ser tão atemporal que não importa quando você leia ele faz você pensar muito sobre o tema da violência e como ela está enraizada na sociedade e nos seres humanos. Estou boba mesmo não sei nem como explicar o soco na cara e no estômago que é esse livro, você termina de ler e é outra pessoa.
O livro ainda funciona muito bem com a narrativa do autor sendo em primeira pessoa além do humor sátiro do escritor. Seguimos a vida do Alex pela sua própria ótica, como se ele estivesse contando o que se passa na cabeça dele e suas crueldades para o leitor, inclusive as muitas gírias inventadas para o livro ajudam na aproximação com o personagem. É um personagem bem complexo, que nos faz sentir raiva e empatia em diversos momentos, um personagem muito bem construído e real, sem a intenção de ser perfeito (não mesmo) e que traz muitas reviravoltas na sua própria história, mas que no fundo nos revela que ele é apenas um ser humano.
Não achei um livro muito pesado, a violência não é tão gráfica mas tem sim muita violência e estupro.A escrita também com as gírias não achei nada muito difícil de ler, com o tempo você se acostuma. Meu único adendo no livro era que tem partes que são muito longas, queria que fossem encurtadas e tem partes mais curtas queria que fossem mais exploradas.
comentários(0)comente



Guilherme.Sena 28/03/2022

Laranja Mecânica é um dos clássicos da distopia, meu segundo livro de distopia favorito, atrás somente de 1984.
Devorei o livro em 2 dias, querendo saber o que acontece com o personagem principal, simplesmente incrível e nos deixa com uma pulga atrás da orelha. Uma história bem pesada, não recomendo para um público mais jovem, talvez a partir de uns 16 anos.
comentários(0)comente



Ivy 26/03/2022

Horrorshow
Laranja Mecânica é uma experiência única por conta do dialeto usado entre os jovens e a personalidade, tipo assim, muito bem construída de Vosso Humilde Narrador.
O livro é recheado das críticas mais sucintas até as mais fortes dentro de um universo distópico parecido até d+ com o nosso universo.
Recomendo que se leia o livro sem acompanhar o glossário, isso atrasa um pouco a compressão do enredo no começo, mas logo você passa a pegar todas as gírias.
comentários(0)comente



Gabi 26/03/2022

Romance distópico- e curto- escrito por Anthony Burgess e publicado em 1962, a trama é centrada em Alex, líder de uma gangue de delinquentes que caí nas mãos da polícia. Uma vez preso, é usado como experiência no "Tratamento Ludovico". Uma verdadeira sátira da sociedade inglesa de difícil entendimento. Não se trata do meu tipo favorito de leitura e, em certos pontos, tornou-se um tanto arrastada. Entretanto, não deixa de merecer a aclamação.
comentários(0)comente



Clara.Gusman 25/03/2022

Laranja Mecânica
As gírias dificultaram bastante a leitura.Como li on-line,era muito difícil ficar indo e voltando toda hora.Apesar de tudo,gostei.Eu teria gostado mais se tivesse menos termos inventados.
comentários(0)comente



luisfreits 24/03/2022

Laranja Mecânica
Recomendações/Avisos:
Para uma experiência melhor evite procurar o significado das gírias no glossário, você passa a entender elas ao decorrer da história.
Há cenas de: Assassinato, Agressão, Estupro, Roubo etc.
Não abandone o livro no começo só por causa do protagonista, ele passa por um processo de amadurecimento durante o livro.

Nota:8.5/10 (A leitura é cansativa no início, mas, depois de certo tempo você se acostuma)
comentários(0)comente



afernandamaia 23/03/2022

escolher o mau ou não ter escolha?
Me chamem de doida mas eu criei uma grande intimidade com o Vosso Humilde Narrador Alex. Não completamente, tendo em vista o decorrer da história. Mas fica claro que essa é a sociedade que ele cresceu, com todas as gírias fluindo facilmente de si mesmo, sem nem perceber.

As cenas mais pesadas do livro acabam ficando mais levez (ou menos pesadas) com as gírias indecifráveis de primeira (vale a pena ir vendo o glossário). Depois a leitura flui e você vai entrando nesse mundo com a linguagem. Como a linguagem pode mudar muita coisa, fascinante.

Agora uma pergunta extremamente intrigante ficou: o que é pior: o homem escolher o mau ou o bem ser imposto a ele? O humano deixa de SER humano quando ele perde a escolha? O poder de escolha? Melhor perder a liberdade e ganhar a bondade?

Uma grande reflexão e mais uma vez, um grande clássico. Não dou todas as estrelas porque não me fluiu tanto quanto 1984 ou outros clássicos, mas acredito que tenha sido a intenção do autor mesmo, essa linguagem que cause estranheza.
comentários(0)comente



Ray 23/03/2022

Um dos livros mais difíceis que já li, por conta das gírias, no começo verifiquei o glossário mas depois deixei a leitura fluir e o sentido das palavras mesmo que difíceis foram se encaixando no contexto.

Alex e seus druguis são maltchiks ultraviolentos, a história não conta muito sobre a vida de seus druguis apenas como se deu o fim ou recomeço de alguns deles. Já Alex apesar de muito violento se mostra carismático.

É uma boa reflexão sobre a ética humana, sobre o que nos convém ou não. Achei a leitura super pesada no começo por questões do achar certo ou errado.

?Será que um homem que escolhe o mal é talvez melhor do que um homem que teve o bem imposto a si?? Anthony Burgess

????????
Alex 23/03/2022minha estante
Tenho ele aqui. O filme não consegui assistir. Uma viagem desnorteante.




Fenrir 20/03/2022

Violento , intenso e uma linguagem estupenda
Pra quem viu o filme , esqueça ! Aqui é uma obra prima ! As gírias , os diálogos aqui surpreendem e muito! Um livro bem violento e a gente nos questiona em alguns momentos sobre o governo ? vale a pena a leitura
comentários(0)comente



mel 20/03/2022

No início a linguagem abordada me pegou um malenk e eu fiquei tipo assim bizumni da cabeça. Mas depois eu me desprendi disso e só deixei fluir. Gostei do livro, me prendeu do início ao fim, mas não foi o tipo de história que me agrada completamente (por uma questão pessoal mesmo). A narrativa também é bem simples, até porque se trata do próprio Alex narrando, então entendo. Não tenho muitas reclamações a fazer, afinal é um bom livro. Em certos momentos, é como se tudo fosse um ciclo vicioso eterno. Do início ao fim, a história parece se repetir. O protagonista parece repetir os mesmos erros, mesmo depois do que fizeram com ele, até, no finalzinho, nas últimas paginas, se dar conta de aquela vida horrorshow e bizumni não é mais para ele. É, estou satisfeita com o livro. Ele foge de tudo que é comum na literatura. Se você gosta de uma leitura tipo assim horrorshow e cheia de veks vonis e sarkis, Laranja Mecânica é pra você.
comentários(0)comente



karolaine 20/03/2022

horrorshow
De inicio me foi estranho ter que ler com essas ?novas palavras?, tentei ler o glossário toda a vez que aparecia uma palavra diferente mas acabei desistindo dessa ideia e fiz que nem os britânicos: li sem ?saber? o que estava escrito. Óbvio que você tira sua própria conclusão sobre o que a palavra é e eras isso? mas achei esse tipo de leitura muito cansativa pq o narrador usa muitas palavras repetidas etc eu entendo que é um recurso de estilo de escrita e que faz sentido mas apenas não me agradou.
No geral é um livro muito interessante, eu li pois nunca tive coragem de ver o filme para falar a verdade. Mas foi uma experiência legal. ?
comentários(0)comente



Alexandre 18/03/2022

A discussão sobre ética começa quando gostamos do vilão.
Começo dizendo que Laranja Mecânica foi minha melhor leitura do ano, creio que esteja entre as melhores que já li.

Não posso dizer que a leitura é fluída pois é repleta de gírias, mas quando você supera essas gírias mergulha num mundo caótico de ultraviolencia, com um protagonista cruel porém muito carismático.


Leia, vale a pena .
comentários(0)comente



IzaDarkness 18/03/2022

Apesar de tudo, não há como não gostar do Alex
O jovem Alex leva uma vida de vandalismo com os teus amigos. Apesar de todos os feitos, Alex é um personagem muito carismático, não tem como não gostar dele, ainda mais depois de tudo que ele passa.
comentários(0)comente



2280 encontrados | exibindo 856 a 871
58 | 59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR