Claudia - @segunda.opiniao 11/02/2022PARA DESGRAÇAR O PSICOLÓGICO, PORÉM GENIALAlex DeLarge é um delinquente de 15 anos. Ele e seus druguis (amigos) se divertem praticando a ultraviolência noite adentro. Eles tomam drogas sintéticas misturadas ao moloko (leite) e espancam, roubam, saqueam, estupram e até matam.
As autoridades estão cientes de que o sistema carcerário não recupera os jovens, por isso eles desenvolvem a técnica Ludovico (um experimento científico e tecnológico) que promete uma cura comportamental, contudo o indivíduo perde seu poder de escolha, de decisão – seu livre arbítrio.
O livro é de uma genialidade espantosa! Aqui o autor nos faz pensar e repensar sobre a maioridade penal, sobre a dificuldade de ressocialização do sistema prisional e ainda provoca nosso senso de moralidade, ética e justiça.
Primeiro faz o leitor odiar e condenar o protagonista, depois desafia nosso julgamento e nos faz reconsiderar se a punição está à altura do delito.
A história é contada pelo próprio Alex, que trata o leitor como um drugui. Ele te considera um igual, o que é absurdo, revoltante e absolutamente brilhante. Além disso, o autor inventou um dialeto próprio, uma gíria de gangue que enriquece muito a experiência de leitura.
Estou convencida de que esse livro não é para todo mundo, além dos gatilhos e do incômodo que a ultraviolência causa, as gírias dificultam a fluidez e até o entendimento do texto, mas lá pela metade do livro você nem precisará mais consultar o glossário.
Eis meu conselho de drugui, Ó, meus irmãos: que você se esforce para superar as dificuldades iniciais, porque esse livro é horrorshow. Melhor leitura de 2020!
Leitura feita com o grupo clube dos não lidos.
(CURIOSIDADES: Laranja Mecânica foi escrita às pressas, pois o autor foi erroneamente diagnosticado com um câncer cerebral. Ele queria deixar a esposa amparada financeiramente. Mas ele não tinha a doença e viveu mais de 40 anos após o diagnóstico.
A primeira esposa do autor foi estuprada por 4 soldados americanos e isso inspirou uma cena do livro.
O livro tem uma adaptação elogiadíssima, produzida por Stanley Kubrick. Muitos fãs, inclusive, preferem o filme. Eu preferi o livro infinitamente.)
Bju
Câmbio. Desligo.
~ Cau
site:
@segunda.opiniao