Laranja Mecânica

Laranja Mecânica Anthony Burgess




Resenhas - Laranja Mecânica


2280 encontrados | exibindo 1111 a 1126
75 | 76 | 77 | 78 | 79 | 80 | 81 |


Thati 07/07/2021

A inteligência do Anthony Burgess em fazer um livro sobre lavagem cerebral e criar o dialeto nadsat pra no final do livro o leitor ter se acostumado com o dialeto e assim ter passado, de certo modo, por uma lavagem cerebral ??
comentários(0)comente



Mel Brito 07/07/2021

Uma reflexão maravilhosa sobre livre arbítrio
Simplesmente horrorshow!
Uma história incrível, com um personagem que eu odiei do início ao fim o que na real só melhorou a minha experiência. Essa edição especial de 50 anos da Aleph conta com textos extras de Anthony Burgess que são muito bons e expandem a experiência da leitura, além do glossário que ajudou muito!
comentários(0)comente



Nicole 06/07/2021

"Então, o que é que vai ser, hein?"
Bom, o que dizer sobre Laranja Mecânica?

O início foi muito difícil e quis parar a leitura. Alguns dos fatores que contribuíram para isso foi a linguagem nadsat e a chamada "ultraviolência" praticada pelo Alex (personagem principal).

Mas continuando a ler, percebe-se que esses fatores foram propositais e essenciais para a construção do livro. A escrita de Anthony Burguess é inteligente e sutil, nos fazendo ter repulsa e ódio no começo do livro mas no final nos fazendo sentir até um pouco de compaixão. O arco de redenção foi incrível, devo admitir (mas claro que não dá para esquecer os erros do passado de Alex).

Além disso, o livro aborda muitos assuntos que podem ser motivos de inúmeros debates. Como por exemplo, até que ponto podemos usar e abusar do nosso livre arbitrio? E será que alguém tem o direito de nos tirá-lo, mesmo sendo por uma boa causa?

Enfim, vale a pena ler pela experiência única do livro mas não leria de novo pois achei a leitura pesada.
Samuel Simões 01/08/2021minha estante
Pesado no sentido de escrita e narrativa? Ou os absurdos que o personagem faz? Tenho esse livro há uns 3 anos e estou pensando em ler kkkk vale?


Nicole 01/08/2021minha estante
Os absurdos que ele faz. Mas o autor descreve esses absurdos com a maior tranquilidade como se fosse super normal (sendo esse o intuito mesmo) e fica mais difícil de engolir. E sim, vale a pena ler porque pelo menos comigo, foi uma experiência única, nunca li uma distopia como essa. Mas lembra que é um horrorshow, então é pra ser uma temática pesada mesmo.




Arianne 05/07/2021

Será que suprimir a liberdade individual é igual a ressocializar? Ser considerado ?curado? do instinto mau é viável quando a moralidade também cessa?
Apenas alguns dos muitos questionamentos que me fiz durante a leitura desse livro tão atual e tão necessário.
comentários(0)comente



Guassú 05/07/2021

Uma laranja racional
*APRESENTAÇÃO E OPINIÃO*

Primeiramente, quero deixar claro que este é um livro bom, um livro horrorshow. Levei como critério de avaliação as palavras do grande Franz Kafka - devemos ler apenas os livros que nos picam e nos mordam, se o livro que você está lendo não te desperta como um soco no crânio, pra que lê-lo?
Agora às opiniões. Ao lado de "admirável mundo novo" e "1984", laranja mecânica se classifica no gênero distopia, isto é, um universo (não sei dizer até onde é ficcional) onde o estado totalitário controla e oprime as massas.
Diferente das outras obras citadas, essa não apresenta grandes informações sobre o governo. A história se divide em três (3) partes e passa em torno do nosso narrador: Alex. A narração me agradou, nunca havia visto uma história em primeira pessoa que muda para a terceira, muito interessante.
Nos é apresentado um vocabulário diferente do habitual, com palavras da língua russa, que o torna único e não deixa de ser uma leitura fluída.
Nesta obra é apresentada uma grande questão acerca da livre escolha: O governo pode tirar sua liberdade? E mais, pode limitar seu desejo de escolha a fim de beneficiar-se? Para muitos, quando perdemos o poder de escolher algo, deixamos de ser humano.


*APRENDIZADO E CONCLUSÃO*
Dentre todas as cenas e fatos narrados que nos dê algum ensinamento, algum soco no crânio, como diz Kafka, quero apresentar apenas uma, aquela que me deixou em conflito: os fins justificam os meios?
Levado por uma frase marcante do filósofo Sêneca que diz: "o mesmo ato pode ser vergonhoso ou honorável, a maneira e os princípios que o motivaram fazem toda a diferença" conclui que os fins justificam os meios. Porém após a leitura desta obra, começo a questionar está vertente e duvidar da minha precipitada conclusão.
O que o governo fez com o pobre Alex está aberto para inúmeros debates para diversos ponto de vista, de ética à vingança, mas aqui eu deixo somente essa.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ludbilla 04/07/2021

Então, o que é que vai ser, hein?
Distopia é algo novo pra mim, mas esse livro realmente foi algo impressionante de quão bom ele foi ao tratar de determinados assuntos.
Extremamente violento e torturante de ler, o que faz a experiência ser TÃO AGONIZANTE E POR ISSO TÃO PERFEITA.
Adorei as discussões sobre o livre arbítrio e realmente é algo que nos faz humanos e não deviam ser tirados, nem por necessidade de um bem maior. O ser humano não é uma laranja mecânica.
Vale muito a pena mesmo
.
.
Inclusive, consegui ler sem olhar o glossário, estou feliz
comentários(0)comente



Maysa 03/07/2021

Vosso Humilde Narrador,
Diz que você pode ler o livro tranquilo pois vai encontrar uma leitura muita sagaz e interessante. Tudo pelo que Alex passou me deixou pensativa, considero isso um ótimo ponto para livros.
Me passaram a ideia de que o livro seria muito pesado, mas garanto que é na medida perfeita para o clima que o autor quis passar.
comentários(0)comente



Alessandra1190 02/07/2021

Leitura horrorshow
Laranja mecânica me foi apresentado através do filme no 1º ano da faculdade de Psicologia.
Achei o filme incrível a despeito dos professores usarem este para depreciar uma das abordagens da Psicologia, algo que infelizmente continua acontecendo).

O livro conta a história de Alex um adolescente que usa a violência como diversão e que tem seu próprio dialeto e em muitos momentos, você se pergunta o que é que eles estão falando. Em determinado momento Alex é preso e aí começa seu pesadelo. Ele passa por experimentos para mudança de comportamento para ser um cidadão de bem.
Daí se desdobra toda uma discussão sobre ser bom ou mal e sobre as escolhas que temos diante de ambas.
A proposta do autor de criar uma linguagem única para o grupo de adolescentes que cause impacto no leitor é muito eficiente e causa até uma certa repulsa pela forma como ele narra a história.
comentários(0)comente



Coisas de Leitora 01/07/2021

No começo era uma leitura arrastada, mas ao decorrer que ia lendo cada página assumo que simplesmente não vi o tempo passar.
Ele traz um questionamento relativamente simples: nascemos bom ou nos tornamos bom?
Amo como ele pode confundir seu pensamento te fazendo ter uma raiva e até ódio muitas vezes do personagem e ao decorrer dos acontecimentos ate dó. Muito contraditório, eu sei, mas, essa é a graça de Laranja mecânica.
E é claro como um bom livro, traz algo sobre o governo e dessa vez eu que te questiono: será que tudo que o governo faz ou diz é mesmo eficiente ou ele está sendo igual ao ?vilão? ?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Raul.Grenchi 01/07/2021

Grata Surpresa
Quando assisti ao filme era ainda muito jovem, e sempre achei muito superestimado. Mas como quase sempre o livro é melhor que a obra audiovisual, resolve embarcar nessa, peguei o livro emprestado e comecei

Acredito que como muitos, estranhei de início o linguajar nadsat mas logo se acostuma e se torna até interessante, e a leitura flui muito bem a ponto de não querer mais largar

Me surpreendi e achei muito interessante os embates entre liberdade ou condicionamentos proposto no livro. Não era somente a violência gratuita que me lembrava do filme.

Não conhece outras obras do autor, mas vou procurar.
Vou até rever o filme
comentários(0)comente



Karol 01/07/2021

Horrorshow!!!!
Nossa, fazem anos que eu queria ler esse livro, mas nunca conseguia entrar na vibe do enredo. Depois de muitos anos insistindo, finalizei a leitura e ADOREI!!! Quem curte distopia "clássica" provavelmente vai considerar uma boa leitura. O vocabulário do livro pode causar estranhamento (eu não li o glossário), mas conforme você vai avançando nos capítulos, começa a deduzir a maioria das girias.
comentários(0)comente



Tatta 29/06/2021

alex = a lex = contra lei
talvez seja até meio batido comentar de laranja mecânica hoje em dia. o livro, menos famoso que o filme, talvez seja um dos sci-fis mais conhecidos de todos. a linguagem do autor também é uma marca registrada, bem como a ultraviolência.

então, porque ler esse livro? pelo debate. a pergunta que Burgess propõe é tão essencial que ficou sem resposta até hoje. o que é melhor: um homem bom por obrigação ou um mau por livre arbítrio? sinceramente, odeio hipócritas...
comentários(0)comente



2280 encontrados | exibindo 1111 a 1126
75 | 76 | 77 | 78 | 79 | 80 | 81 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR