Wes 10/08/2021
Esse é o quarto dos muitos livros que ainda lerei da Rainha do Crime. Agatha Christie, aos poucos, vem se tornando uma de minhas escritoras favoritas.
Dentre os que já li - Assassinato no Expresso Oriente, E Não Sobrou Nenhum e Morte no Nilo -, Os Elefantes Não Esquecem infelizmente não é o melhor, o que não significa, de nenhuma forma, que seja ruim.
Incendiada por um questionamento em relação a uma tragédia de anos atrás feito por uma senhora numa celebração, a escritora de suspense policial, sra. Ariadne Oliver, decide iniciar uma investigação para esclarecer o que de fato aconteceu e em quais circunstâncias se desenvolveu a catastrófe. Para tal, necessitará do auxílio do detetive belga Hercule Poirot e da memória exímia dos elefantes - que nunca esquecem.
Bom... A estória é ótima e os diálogos são muito divertidos, principalmente os da sra. Oliver e do Poirot (até senti um climinha entre os dois... um amor não correspondido do Poirot pela Ariadne talvez?). Porém, se você quer sentir aquele suspense característico de romances policiais, aquele sentimento de revirar cada frase procurando dicas e pistas, de iniciar teorias e na próxima página destruí-las para criar outras novas, sinto muito... Você não encontrará isso neste livro. O mistério é, de fato, interessantíssimo, e a construção também é muito boa. Mas a resolução é muito fácil. A partir dos 70% do livro, você já pode ter certeza do que aconteceu ou pelo menos ter uma teoria que chega bem perto. Dentre os que já li, esse foi o mistério mais fácil da Agatha.
É um ótimo livro para um bom momento da tarde, leitura para um divertimento rápido. Está em uma ressaca e está com dificuldades de sair? Indico esse livro.