spoiler visualizarDuds42 12/03/2023
O centro de todo caos conta a história de uma garota que no auge de sua depressão decide largar tudo e ir para o Rio de Janeiro na esperança de deixar todos os seus problemas para trás, o que ela não esperava era que após sumir deixando sua família e amigos. preocupados não importava o quão longe ela fosse seus problemas iriam acompanhá-la.
O livro, apesar de curto, alterna entre toda a ?aventura? da jovem no Rio de janeiro e sua volta a São Paulo, tendo que lidar com as consequências de tudo o que deixou e buscando se adaptar às mudanças que aconteceram quando ela não estava, ensinando que o mundo não pára de girar só porque uma pessoa vai embora, e mostrando como a vida continua.
Apesar de ter uma ótima mensagem, o livro facilita muito a vida da protagonista na sua volta a grande capital, sua ex namorada que tomou um pé na bunda a recebe de braços abertos e lhe oferece sua casa para ela ficar, sua antiga orientadora a chama de volta apesar da sua expulsão na faculdade e apenas uma de suas antigas amigas se mostra ressentida pela sua partida repentina. Até a sua mãe que ficou mais de 6 meses longe da filha a recebe de braços abertos e sem mais perguntas e convenhamos, no mundo real não seria tão fácil assim.
Obviamente o livro aprofunda os seus traumas e medos de uma forma bastante responsável, explicando o porquê ela faz o que faz, a tornando alguém complexa, com justificativas, porém o que para mim não se justifica é a falta de consequências para os seus atos. A autora toma um caminho fácil, fazendo com que o mundo o qual a garota deixou para trás a acolhe de volta sem pestanejar, não trazendo reais consequências de suas atitudes.
Mesmo que todos a sua volta, compreendam sua dor, elas não parecem magoadas, ou com raiva, ela não ganha uma bronca de alguém deixada durante 6 meses sem mais explicações, só aceitam o fato que ela precisava sumir, sem deixar rastros e sem se comunicar com ninguém e vida que segue.
Todo o livro traz muitos ensinamentos, a cura da personagem enquanto acompanhamos seus pensamentos e sua evolução na escrita de seus textos de quem ela era para quem se tornou é transformador, porém a falta de consequência para os seus atos estraga a grande lição de vida que esse livro poderia ser.