Coisas de Mineira 27/07/2022
“O QUE DIZEM AS ESTRELAS”: CONTOS LEVES E DIVERTIDOS SOBRE ASTROLOGIA
“O que dizem as estrelas” é uma coleção de Contos Astrológicos ou Astrocontos, escrito por Luly Trigo.
Vamos falar sobre “O que dizem as estrelas”? Lançado esse ano pela editora Seguinte e escrito por Luly Trigo, o livro é uma coleção de contos astrológicos. Temos 12 contos ao todo, um para cada signo do zodíaco e ao final de cada um, uma pequena explicação sobre aquele signo.
Na história, todos os personagens são moradores do edifício Cosmos e enfrentam diversos conflitos, como mudança de casa, problemas amorosos ou na escola, enfim. Pessoas normais e com problemas normais, que poderiam ser os nossos ou de conhecidos.
Vou deixar essa sinopse para vocês, porque acho que ficaria cansativo se eu resumisse cada conto. Então vamos as minhas impressões?
“E divertido porque, bom, eu sou do tipo de pessoa que quando fica constrangida começa a rir descontroladamente – a pior coisa que eu poderia fazer naquele momento, diante de um homem pelado.”
Os contos de “O que dizem as estrelas”
Quando ouvi falar sobre esse livro, fiquei bem animada em ler, afinal, apesar de não saber muito sobre signos, sempre gostei do assunto. Inclusive, queria entender melhor sobre tudo isso. Então, quando vi que seriam contos astrológicos fiquei bem curiosa para ler.
Temos doze contos na coletânea, que são bem pequeninos e são divididos entre os doze signos solares. Cada personagem tem as características de um signo. No início do livro, Luly diz que vai trazer um pouco dos conceitos gerais de cada signo, sobre suas sombras e luzes, como ela mesmo disse na introdução.
E foi isso mesmo, sabe aquele signo mais frio? Aquele mais distraído (que inclusive, de cara já disse, esse aí é de peixes)? Aquele pragmático? Então, temos todos eles sendo representados. Mas também temos cada personagem aprendendo com seus defeitos e melhorando aquelas características. Ou simplesmente, aprendendo como é viver do jeito que é. Em cada um dos contos, podemos tirar lições para a nossa própria vida.
O que mais gostei de “O que dizem as estrelas” é a explicação sobre cada signo e o que ele representa dentro do mapa astral de uma pessoa. No início do livro, Luly traz uma explicação geral dizendo que as características de uma pessoa estão ligadas ao mapa astral. Que dentro dele, temos cada um dos signos em determinada casa e é isso que ela vem trazendo ao final, explicando que na casa que temos determinado signo, quais são as características que apresentamos.
Os contos começam e terminam e a autora fala que não tem planos, no momento, para estender nenhum deles, mas quem sabe algum spinoff, streaming? Inclusive fiquei animada com as histórias de alguns personagens… E pensando bem, adoraria ver uma série desse edifício viu!
Ligação entre os contos
“Nada que a gente aprende é tempo perdido. Tudo que você aprendeu até aqui vai te ajudar de alguma forma lá na frente, não venha com essa.”
Outra coisa que achei muito interessante na leitura, é a ligação entre os contos. Estamos em um condomínio, no qual todos os personagens moram. Então, não seria tão estranho eles se encontrarem e interagirem. Luly coloca isso de uma forma tão natural, que no primeiro encontro que li, entre os personagens, fiquei bem animada.
E alguns desses personagens inclusive, eu gostaria de saber mais… Então, apesar de Luly já ter falado não ter planos no momento, se eles quiserem ganhar sua própria história, estou aqui para ler/assistir.
Quero fazer uma menção especial ao porteiro do edifício Cosmos, porque desde o primeiro conto, ele veio fazendo aparições sensacionais e que me renderam algumas risadas. Inclusive, na segunda aparição eu já vinha desconfiando de algumas coisas que, para a minha alegria, aconteceram.
“O que dizem as estrelas” é um livro de contos, então temos histórias bem rápidas. Senti um pouco de falta de me aprofundar na vida de alguns deles e acho que foi isso que me fez dar uma balançada na leitura. Apesar disso, achei uma história bem fofa e deu um quentinho no coração.
“Onde gêmeos se faz presente, somos curiosos e queremos conhecer mais, saber de tudo um pouco, fazer mil cursos e/ou ler mil livros sobre determinados assuntos, pois quanto mais soubermos, mais poderemos conversar e dar a nossa opinião.”
Sobre Luly Trigo
Luiza Trigo, mais conhecida como Luly Trigo, nasceu no Rio de Janeiro e é formada em cinema. A autora já lançou oito livros, contando com os livros em que escreveu com outros autores. Luly já teve dois dos seus livros adaptados: “Meus 15 anos” que foi adaptado para o cinema e “Na porta ao lado”, que foi adaptado para uma série no Disney + chamada “Tudo igual…SQN”.
Quotes de “O que dizem as estrelas”
Para finalizar essa resenha, gostaria de deixar alguns quotes que mais gostei de “O que dizem as estrelas”.
“- Que o fato de você ter feito uma, duas, três vezes alguma coisa não determina quem você é. Isso não te define. Você pode mudar seu comportamento. E sinceramente, Vivi, você está longe de ser assim. O que acontece é que vez ou outra você comete um deslize sem pensar e acaba chateando as pessoas.”
“- Que o fato de você ter feito uma, duas, três vezes alguma coisa não determina quem você é. Isso não te define. Você pode mudar seu comportamento. E sinceramente, Vivi, você está longe de ser assim. O que acontece é que vez ou outra você comete um deslize sem pensar e acaba chateando as pessoas.”
“Sou tomada por uma confusão de sentimentos. Orgulhosa por ter conseguido e estar fazendo o bem e ajudando outras pessoas, mas também agoniada, como se estivesse deixando ali um pedaço de mim.”
“Talvez você não devesse tentar transformar um hobby em profissão. Essa frase ficou o caminho todo ecoando na minha cabeça. Não sei por quê, mas me sinto atacada e criticada.”
“O fim não precisa ser tão terrível, porque dá lugar ao novo.”
“Não sei se vai ser sempre assim, mas foi bom pensar um pouco em mim primeiro. Porque nada adianta ficar de bem com o mundo inteiro, mas não consigo mesma.”
“Às vezes me pergunto se nasci com defeito. Parte de mim sabe que é importante chorar, traz alívio, como se estivesse lavando os problemas, levando embora alguma coisa que não deveria estar em mim. Mas a outra acha que chorar é perder o controle sobre mim mesmo e não gosta de me deixar ser dominado pelos sentimentos. Então normalmente engulo o que quer sair.”
Por: Ana Elisa Monteiro
Site: www.coisasdemineira.com/2022/07/o-que-dizem-as-estrelas