Suíte Tóquio

Suíte Tóquio Giovana Madalosso




Resenhas - Suíte Tóquio


482 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Maria.Farnochi 11/01/2024

Um livro dinâmico de se ler e preciso nas críticas sociais que faz é a diferença de realidades que pontua. As histórias são conduzidas com muita verdade e cada uma das personagens tem a sua linguagem super bem trabalhada e característica. Um trabalho bonito de se ver e emocionante de se acompanhar.
Medeia.Miron 11/01/2024minha estante
Tô amando ler ele




Jenni 05/09/2023

Acho que a delicadeza como esse livro é nada delicado, a transparência da crueza da vida, a forma como a autora explorou o bom e o mal e a mistura dos dois... Enfim, tudo, é o que também tento passar nos meus livros. Acho que de uma forma bem mais soft, talvez pela falta de coragem, talvez por estilo de escrita. Gostei muito do livro!
Jenni 06/09/2023minha estante
Bem e mal****




Vivi 13/12/2022

O livro desenvolve duas histórias paralelas de maneira alternada. A história principal é o sequestro de uma criança pela sua babá, chamada Maju. Maju tem o sonho de ser mãe, e desenvolve um amor materno pela menina. A outra história é sobre a mãe da criança, uma mulher workaholic e que não gosta da maternidade, terceirizando os cuidados da sua filha à babá. Nunca tinha lido nada da autora, acabei gostando bastante do estilo de escrita. As personalidades das personagens principais do livro, mãe e babá, são bastante complexas e muito bem descritas. A história é levemente caótica, dando um ritmo bem acelerado ao livro. No entanto, não consegui parar de ler. Achei o final bem interessante e nem um pouco clichê, queria que tivesse continuado... ???
comprido 31/01/2023minha estante
Sua resenha ,foi a melhor, com certeza agora quero ler.




Nathalie.Murcia 15/09/2020

Atual, ácido e irreverente
Romance pitoresco e inusitado. Aborda, com leveza e acidez irônica, situações da vida contemporânea citadina. Uma mãe workoolic, arrimo de família, que passa pouco tempo com a filha de quatro anos, a qual, por sua vez, é bastante afeiçoada à babá e ao pai de manias nada convencionais. Este último, contudo, exerce com tranquilidade o papel de "dono de casa".

A alienação em relação às atividades da filha é tanta, que Fernanda demora a perceber o sumiço da criança e da babá, marco inicial da história. Fernanda se torna ainda mais dispersa após se envolver em uma paixonite, engatilhada por anos de marasmo de casamento e namoro. À medida que a história se desenvolve, alternando capítulos cujo enfoque narrativo se dá sob o prisma da babá e da mãe, percebemos a diferença na visão de mundo de ambas, marcando o abismo social que paira entre pessoas ao mesmo tempo tão próximas e tão distantes. A babá que tudo sabe da vida e da rotina dos patrões, mas estes sequer sabem o sobrenome da mulher que dorme sob o mesmo teto e se encarrega da pequena.

Achei muito interessante algumas curiosidades mencionadas no livro, relacionadas aos animais, tais como a prática da hoka hoka entre as macacas bonomos, entre outras. Recomendo!!!! Livro divertido e que desperta muitas reflexões a respeito da vida moderna, maternidade, relacionamentos e prioridades.
Heloisa.Agibert 15/12/2021minha estante
Uma história de superação e coragem para relatar tudo o que passou.




@limakarla 08/12/2022

O livro começa de uma maneira extremamente interessante, daqueles que você não quer parar de ler por um só instante de tão envolvido que fica. Aqui temos duas narradoras em primeira pessoa, cada capítulo é uma das duas narrando. Uma mãe que não sabe lidar muito bem com a maternidade e está mais focada em outras coisas da sua vida; e a babá da criança que é um pouco deixada de segundo plano pelos pais.

A mãe narra alguns acontecimentos da sua vida e que são importantes para o desdobramento da história, enquanto acompanhamos a babá que aparentemente sequestrou a criança. Não nos é comunicado quais seriam as motivações, como as coisas chegaram nesse ponto e como é a relação entre todos os personagens. Todo esse mistério de deixa absolutamente preso, querendo ler em desespero para compreender o que aconteceu.

Em algum momento ali no meio, isso acaba se tornando um pouco cansativo e as duas protagonistas são pessoas péssimas, o que acabou me deixando alguns dias sem paciência para ler, mas quando achei que não tinha mais como ser resgatada pela leitura, a autora conseguiu mais uma vez criar um clima de tensão que só crescia e rapidinho eu concluí a leitura!

No geral, é um ótimo livro pra quem está de ressaca literária!
Renato Carvalho 28/12/2022minha estante
Ótima resenha. Também fiquei com impressão semelhante.




Lívia 15/04/2022

Suíte Tokio
Fiquei envolvida desde, literalmente, a primeira linha do livro.

A história é narrada sob dois pontos de vista: mãe de Cora e babá.

Não consigo escrever mais do que isso sem dar spoiler rs

Recomendo!
Marcelo Rissi 24/04/2022minha estante
Esse livro será debatido em junho, no clube de leitura da instituição onde eu trabalho. Obra fenomenal! Passei um pouco da metade e posso dizer: merecia virar filme!




Palmirinha 14/11/2021

Uma narrativa envolvente, cheia de suspense, que se mostra um retrato da desigualdade brasileira. Foge do didatismo ao mesmo tempo em que escancara os problemas sociais.

Apresenta dramas e limitações que aproximam o leitor das personagens protagonistas que por trás de fachadas de força, se revelam falhas e inseguras.
Edu 14/11/2021minha estante
q palavras bonitas, me deixou com vontade de ler :)




Luly @projetocabeceira 17/02/2022

Perfeito
Apenas incrível a história, a narrativa, a forma de escrever. Fiquei com raiva da mãe e ao mesmo tempo compadecida e empática; do mesmo jeito semti compaixão pela Maju e ao mesmo tempo raiva. Um mix de sentimentos.
Lú Ribeiro 29/03/2022minha estante
Eu tb. Fiquei com raiva das duas, mas depois, senti compaixão... Muito bom né?




Vi 19/02/2024

Eu não sou lá uma pessoa muito exigente com a ideia de ser obrigatório um final fechado, mas dessa vez me irritou profundamente. parece que o livro inteiro me preparou pra algo que não aconteceu.
Moc_andrade 24/02/2024minha estante
Descreveu meu sentimento com esse livro, seria perfeito se tivesse um final mais elaborado.




Paty Gazza 10/04/2023

"Estou raptando uma criança."
Em Suíte Tóquio temos uma narrativa que intercala dois pontos de vista: o de Maju, a babá de uma família rica que inicia o livro raptando a garotinha Cora, e o de Fernanda, a mãe de Cora, que se vê no turbilhão de não saber onde está a sua filha, em meio a uma crise conjugal. No desenrolar da trama, vamos vendo como as coisas rapidamente saem dos trilhos.
Essa mudança de um ponto de vista para outro a cada capítulo faz o leitor não conseguir largar o livro, mas a perspectiva da Fernanda deixou a desejar - a gente passa mais tempo do que o necessário no passado dela, e aos poucos a tensão desse lado não vai se sustentando. Outra coisa que decorre disso é que a crise conjugal mencionada na sinopse acaba por não ser tão explorada, e o marido me pareceu mais alheio a tudo do que de fato vivendo uma crise com a esposa.
No mais, gosto muito da escrita da Giovana e achei o final bem satisfatório, embora pudesse ter um epílogo para matar a nossa curiosidade sobre o que aconteceu depois.
Vanessa Oliver 10/04/2023minha estante
Eu amei a Maju!




carolinealvesp 21/05/2022

Esse livro simplesmente não é pra mim. Não consegui me envolver na leitura, não consegui gostar de ninguém, a história não me comoveu. Parecia que tudo e todos nessa história estavam imersos em uma poeira, algo que deixava tudo meio apagado. Não sei explicar.
O fim também não me causou nada. É um livro bom, com bons momentos e com personagens que entendo que foram construídos para que não fossem amados pelo leitor. Personagens humanos. Talvez só não era o que eu precisava no momento, talvez realmente não seja para mim. Não sei. A única coisa com a qual consegui me conectar foi com os trechos que traziam um humor bem ácido.
De resto, me senti assistindo essa história de longe, mas bem de longe mesmo.
Marcelo Rissi 11/07/2022minha estante
Eu tive que vencer um enorme bloqueio de timidez para falar em público, mas eu consegui. Eu conversei com a autora em um evento aqui em Itu, em público e ao microfone. A Giovana Madalosso é uma pessoa muito legal. Escrevi um texto para registrar a experiência de interagir com ela. Queria te mostrar depois.




Lívia 15/02/2024

Viciante!
Aquele livro que você fica instigado da primeira até a última página! Eu gostei demais, achei a história muito original e cheia de detalhes muito ricos, uma escrita deliciosa!
Ao longo da narrativa você se afeiçoa cada vez mais a Cora, a criança vítima de tudo, que foi sequestrada pela babá; no início confesso que julguei horrores a Fernanda, mãe biológica, que sempre agiu com negligência na maternidade, preferindo a companhia de sua amante, do que acompanhar a filha em um evento escolar, porém, se você utilizar uma visão psicológica você nota que muito das suas atitudes são frutos de traumas familiares, bem freudiano, e infelicidade matrimonial. E Maju, a babá ?criminosa?, mesmo que errada, não deixa de ser mãe da Cora, quem ela cuidou e criou com muito amor.
O que mais me tocou profundamente foi a situação de Maju e a questão da luta de classes dentro da sua vida, em que ela tem de renunciar a um amor, a maternidade, para continuar sobrevivendo dentro do capitalismo.
Além de todo esse drama, a narrativa ainda conta com um casal de amantes sáficas, doses de religião e misticismo, e também, certa animalidade nas relações.
Uma leitura viciante pra dar ainda mais valor na literatura contemporâneo brasileira!
Melissa685 15/02/2024minha estante
Palavras perfeitas! Suas resenhas me fazem ter vontade de ler todos os livros!




Mari 24/04/2022

Leitura obrigatória
Eu tô apaixonada nesse romance. Eu tô em conflito. Eu fiquei sem dormir até que terminasse a leitura da última página, sim, porque quando você começa é impossível parar antes do fim, e quando chega no final, é impossível não querer saber mais sobre Cora, a Maju, Fernanda, a Yara. A forma como o livro é narrado é perfeito, eu não queria que acabasse, mas também queria.
E mesmo nessa leitura gostosa, fluida, trouxe várias questões necessárias pra analisar e sentir. Muitas reflexões e mudanças.
Bruna.Alves 24/04/2022minha estante
Esse livro é bom demais! Eu também fiquei me questionando sobre como elas ficaram, mas o livro é tão bem escrito que não fica uma sensação ruim, de que ficou um buraco na história, achei que tem aquele tipo de final que faz sentido.




Mariana 14/04/2023

O enredo é muito bom, mas a motivação de tudo não me convenceu...não sei, a babá alternava uma lucidez e loucura que não se conectavam. algumas partes da história achei meio encheção de linguiça, achei que teria um link com algo, mas nem teve (exemplo: na parte da estrada e a loja abandonada). na verdade o livro não funciona com uma história amarrada, ele só vai sendo contínuo...acho que isso me incomoda. acho que constrói o sentimento atual das personagens pra nada
Isabella 16/06/2023minha estante
Acho que você descreveu bem o que senti, gostei do livro, achei a leitura mt fluida e a história prende, é cativante, mas fiquei sentindo que muita coisa meio que só acontece por acontecer, umas coisas meio jogadas, acontecimentos sem muita finalidade?




482 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |