Menino mamba-negra

Menino mamba-negra Nadifa Mohamed




Resenhas - Menino mamba-negra


207 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Rayssa Oliveira 11/05/2023

Leio por hobby e não pra imaginar desgraças.
O livro conta a história de Jama, um menino de 10 anos que passa por coisas horríveis por conta da guerra. É um livro muito pesado, com descrições horríveis das mortes. O livro é só tristeza o tempo inteiro, exceto pelo final que nem é bom.

São vários os defeitos, como capítulos longos, muitas palavras estrangeiras, a escrita não é boa, você se perde no tempo em que os anos se passam... Um show de horror esse livro.
comentários(0)comente



Larissa4860 14/04/2023

Guerra, fome, sofrimento e resiliência
O início exige um pouco de insistência pq a escrita da autora é bem floreada e o uso dos termos somalis é constante, mas depois do primeiro cap eu ja estava super envolvida, e esse é um dos pontos positivos pra mim: toda a narrativa é muito interessante, em nenhum momento fiquei entediada.

adorei ler sobre a segunda guerra em uma perspectiva fora do usual. aprendi muito sobre esse povo! é uma historia sofrida, daquelas que a gente fica se perguntando como alguem consegue sobreviver a aquilo (e muda tudo quando lembro que é real!!!). mt especial poder ver um pouco dos impactos que a trajetoria do Jama causou na vida adulta dele.

só achei bem chato os anos no inicio dos capitulos estarem todos errados. coisa basica que atrapalha na hora da leitura pq a gente fica confuso!
outro ponto é que a escrita é bem bonita mas muito vaga. ficamos paginas em um assunto e passa super rapido por outros, pulando de uma cena pra outra sem detalhes. senti falta de dialogos, no geral eles sao curtos e rapidos. o final foi super abrupto tambem. resumindo, tudo lindo mas mt acelerado.

apesar disso, acredito que quem ler nao vai se arrepender. me gerou mts reflexoes e me tirou da zona de conforto, entao ja valeu a pena!
comentários(0)comente



brol13 14/03/2023

Gostei do livro, uma criança adulta que durante a jornada se transforma em um homem, que no fundo tem uma inocência infantil. Se você não tiver um glossário com as palavras para saber o significado terá uma leitura difícil, mas me conectei com a história, conheci outras culturas e achei profundo e marcante algumas partes da história. Só não dei 5, pois o final eu esperava mais, acho que foi muito rápido.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Alice 23/02/2023

Surpreendente
Um livro muito bom, onde nos faz refletir, sobre uma realidade tão distante para mim que sei que é uma realidade diária para muitos, são vários tópicos importantes e sensíveis, pode ser bem difícil para algumas pessoas, tem algumas cenas pequenas mas totalmente chocantes, o começo do livro é um pouquinho lento, mas depois que engata, vai muito rápido. Vale muito a pena.
comentários(0)comente



elybranca 06/02/2023

História triste e, pra mim, cansativa
Bom, gostei de conhecer um pouco sobre os somalis, mas achei a forma da escrita da autora um pouco cansativa pra mim? algo mais narrativo o que, pra mim, não é tão cativante.
Eu fiquei empolgada pois esperava mais sobre a guerra que estava se instalando, mas não ficou tantos detalhes nesse sentido.
comentários(0)comente



Ina 04/02/2023

Pensei que a história ia ser melhor e me encantar. Só que n foi isso que aconteceu apenas terminei pq queria saber o final da jornada de Jama.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



nico.angelis 21/01/2023

uma obra muito difícil. conta uma história crua, inserindo o leitor na hostilidade da segunda guerra mundial, ambientada no continente africano.
a história é muito bem escrita (ótima tradução!), e acompanhar jama em sua trajetória foi uma avalanche de emoções. por vezes a história se arrastava um pouco, mas, ainda assim, recomendo demais a leitura.

(contém algumas cenas gráficas, então também fica o aviso. há um estupro, seguido da morte muito dolorida de ler de um personagem querido, no meio para o final)
comentários(0)comente



Prof. Angélica Zanin 07/01/2023

Uma história de opressão
Ele fugiu, fugiu de si mesmo, de sua história e de seu refúgio. Italianos e britânicos tiveram um papel fundamental de opressão, de invasão e de desrespeito. Jama perdeu o pouco q tinha e buscou pelo sonho de ter um pai, neste percurso, ele apenas sobreviveu e deixou claro que a maldade humana é real. Será que Bethlehen, esposa, esperou por ele? Será que Mamba - Negra resistirá ao pior de todos os prognósticos? O ódio ao diferente, quase cem anos depois, ainda permanece. Forte e revelador! Vale ler para amar, mas , principalmente, para reconhecer!
comentários(0)comente



Maah 27/12/2022

Não foi fácil
Bom finalmente terminei, não é uma história ruim, longe disso, porém e é um porém bem grande, não é bem escrita.
O livro se arrasta, demorei meses para terminar e com isso empaquei na minha meta de leitura do ano, porque não tinha vontade de pegar o livro e ler mesmo me interessando pela história, os cortes e saltos de tempo eram meio confusos, a escrita estranha. Mas enfim se fosse melhor contada seria perfeito, porque é um enredo com personagens que valem a pena.
comentários(0)comente



Mari.Alves 22/12/2022

Achei interessante, mas estava esperando mais. Não gostei de ter q ler com a revista junto, poderiam ter posto o glossário no final do livro.
comentários(0)comente



Leo Lima 13/12/2022

Marcante
Gosto dos livros da TAG justamente por que sempre tem uma escrita diferente e temas diferentes de tudo que sou acostumado é esse não poderão ser diferente!
É um livro extremamente marcante com passagem super forte e dono de uma força magnifica, ele fica um pouco cansativo no meio mais os tocs de esperança ajudam a seguir a leitura!
comentários(0)comente



Djessica.Thaiz 23/11/2022

Menino mamba-negra
"Me perdoe, meu bebê serpente, e não viva a vida que eu vivi, você merece coisa melhor."

Começo dizendo que foi uma leitura difícil, tanto pela temática do livro, quanto pela escrita da autora, que em alguns momentos se tornava confusa por conta das palavras sem tradução. Jama é um menino Somali de dez anos de idade cujo pai foi para o Sudão em busca de um trabalho e nunca mais voltou. Ele é criado pela sua mãe, uma mulher lutadora que aprendeu a ser independente e obter respeito. Mas após a morte da mãe, Jama se vê sozinho no mundo. Assim começa uma jornada épica da longa caminhada de um garoto em busca de liberdade também é a história de como a Segunda Guerra Mundial afetou a África e seu povo, uma história sobre sentir-se deslocado e, no fim, encontrar-se novamente.
comentários(0)comente



Hellô 16/11/2022

Leitura lenta, não fluiu
O desfecho da história não tem propriamente um final feliz, mas uma possibilidade de esperança.

Esperança essa, de que os dias sejam melhores, que ele reencontre sua esposa e conheça seu filho. Esperança de que ele consiga desfrutar da verdadeira riqueza, que é o amor de quem nos ama e de um lugar para voltar.

Eu, particularmente adoro romances históricos, mas esse livro quase não me despertou muito. Explico o porquê. A narrativa é bem densa, quase não há diálogos, o que retarda a fluidez que precisaríamos para absorver o conteúdo.

Além disso, o livro não conta com um glossário para interpretarmos melhor os diálogos somalis, então ficamos um pouco perdidos quanto a isso. O livro conta com 284 páginas e, apesar das minhas considerações, ele é bem escrito.

Infelizmente, não me senti tão conectada quanto gostaria, mas mesmo assim, ele é um bom livro. Mas como eu sempre digo, é bom ler e tirar suas próprias conclusões. Um ponto positivo, é que ele retrata a Segunda Guerra Mundial vista pelo outro lado, o lado das pessoas que viviam na África em meio à guerra, a fome e ao caos.
comentários(0)comente



207 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR