Menino mamba-negra

Menino mamba-negra Nadifa Mohamed




Resenhas - Menino mamba-negra


207 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rodolfo 04/02/2022

Até onde nossos sonhos são capazes de nós levar?
Nessa obra somos apresentados a Jama, um garoto que vive com a mãe no Iêmen depois que o pai dele os deixou em buscar de uma vida melhor. Desde então ele e a mãe vivem com o pouco que conseguem do trabalho dela, mas Jama nunca esqueceu seu pai e nutre um desejo avassalador de um dia ir ao seu encontro.
Quando as circunstâncias do destino faz com que Jama se encontre sozinho no mundo, ele decide iniciar sua jornada em busca do paradeiro do pai.
Durante sua jornada, o leitor vai acompanhando os desafios pelos quais Jama vai passando e sentindo na pele as alegrias, angústias, medos do personagem.
Também somos ambientados a uma África completamente devastada e tomada pelas forças europeias em guerra, que utilizam o território africano apenas como uma "reserva de munição humana."
Não se trata de um livro fácil, muito pelo contrário, algumas partes são bem fortes e impactantes, mas é nítido a crueza e a realidade que a autora conseguiu passar ao leitor, sendo impossível, após o término da leitura, não levar Jama nos nossos pensamentos.
comentários(0)comente



Lais.Lagreca 02/02/2022

Uma leitura dura, mas muito envolvente
Em “?Menino mamba-negra?”, somos levados a conhecer diversas pessoas e suas histórias de dor, de desamparo, de solidão, mas também de amor, de superação, de força e de união... e vamos conhecendo essas histórias por meio do desenrolar da vida do protagonista, Jama, um menino de dez anos que se vê sozinho no mundo (e essa situação acaba se repetindo em outros momentos de sua vida).

Quando pequeno, sua mãe lhe contou que ele havia vindo ao mundo para vencer e, mesmo que, por muitas vezes, ele tenha duvidado disso, em muitas situações, Jama se viu protegido por uma força muito maior do que toda violência e devastação presentes em um cenário de guerra.

A guerra é devastadora. A guerra mata com as armas, mas mata também com toda a miséria que ela deixa em seu encalço.

Há partes no livro muito duras de serem lidas, mas, infelizmente, muito reais. Há uma, em específico, que é dolorida demais de digerir... mas acredito que a autora, Nadifa Mohamed, inspirada pela história de seu pai, Jama, tenha buscado colocar nestas páginas algo que pudesse ilustrar tamanha crueldade que pessoas são capazes de realizar e como muitos são obrigados a sobreviver a isso. Ninguém deveria buscar sobreviver?

Recomendo esta leitura para quem se interessa por romance histórico, para quem busca compreender melhor nossa história recente e o que ainda vivemos.
Recomendo também para quem queira ler um livro bem escrito e com personagens fortes e interessantes.

Com o recente assassinato do jovem congolês, Moise, aqui no Brasil, friamente morto por tentar receber o pagamento por dias trabalhados, fica claro que isso tudo é muito real.

Vivemos em uma país em constante guerra.
Nós não superamos a escravidão.
Há vidas que são tidas como mais importantes que outras.
A fome ainda mata.
O abandono do Estado com relação a populações que mais precisam de amparo é gritante.

E os noticiários não são ficção.
comentários(0)comente



Yasmin A. 02/02/2022

Protagonista resiliente em meio ao caos
O início da obra é meio devagar, é um livro que demanda certa concentração para conseguir se conectar com os personagens, para entender o que está acontecendo.

No entanto, no momento que você consegue se conectar, a leitura se torna mais prazerosa, o que nos faz sentir extrema empatia pelo Jama e suas desventuras trágicas em sua jovem vida (pelo menos, aconteceu comigo).

É um livro um pouco pesado nas temáticas; tem guerra, tem morte, tem desunião familiar e de amizades, abandono (além de conter uma cena de est*pro no meio do livro).

Porém, é uma obra que consegue nos passar humanidade através do protagonista, assim como esperança, pois em um mundo que tenta, de todas as maneiras, o sucumbir, ele se torna mais forte e enfrenta todas as dificuldades, (sobre)vivendo em meio ao caos.

Minha única crítica negativa é em relação à cronologia, pois os anos nos começos de capítulos não estao na ordem, por mais que a narrativa seja sempre linear (falta de revisão).

Recomendo a obra a todos que gostam de uma história sobre uma cultura tão diferente da nossa, mas tão real ao mesmo tempo.
bearittz 02/02/2022minha estante
que capa linda




Jana 31/01/2022

Sonhos e realidade
Minha experiência com essa leitura não foi agradável. Leitura difícil e arrastada. Tem momentos que o livro encanta e cativa o leitor, mas na maioria das vezes não, tornando a leitura cansativa. Outro ponto que não gosto são os parágrafos imensos, claro que essa é a minha opinião. A história trata de outra cultura, nos ensinando e mostrando a dificuldade de um menino que ficou órfão muito cedo no mundo. A questão das tribos cuidarem de seus povos acho interessante. Assuntos como sonhos, relações familiares, determinação são questões apresentadas no enredo que permitem ao leitor refletir sobre. Recebi esse livro da Tag, mas não recomendaria a amigos.
comentários(0)comente



Elineuza.Crescencio 30/01/2022

Um menino órfão
Leituras de Janeiro 2022 (6)
Título: Menino Mamba Negra
Autor: Nadifa Mohamed
País: Somalia
Páginas: 288
Tordesilhas - SP – TAG – RS - 2021
Avaliação: 3/5
Término da leitura: 30/01/2022
#desafiodos100livrosemumano 06/100
#vailendo2022 – Autor(a) Africano 06/25

Autora
Nasceu em Hargeisa, Somália – África.
Cresceu no Reino Unido tornando-se uma romancista Somali-Britânica.
Em 2013 apareceu na lista da revista Granta, “Best of Yang British Novelist” e em 2014 na lista “Africa39” de autores com menos de quarenta anos.
Foi indicada para o Book Prize em 2021.
Em Oxford onde estudou História e Política.


Obra
Primeiro livro da autora escrito em 2010.
A história se passa entre a década de 30 e 40.
A história é mais ou menos biográfica sobre o pai da autora.
Um país em guerra, disputado pela Itália, pela Inglaterra e pela França nasce uma criança e seu pai vai para a guerra.
Sozinha com a criança, a mãe assume sua educação.
Quando a crianças completa 10 anos a mãe morre e a crianças sai em busca do pai que está no campo de batalha no Sudão.
Nessa peregrinação o jovem Jama se depara com países, costumes e culturas diferentes daquela em que foi educado.
Em meio ao sofrimento, os sonhos de um jovem de ficar rico, ter sua terra, esposa e filhos e o maior de todos: encontrar o pai.
Jama nesse percurso torna-se um cidadão do mundo.


Considerações
A narrativa é arrastada e há episódios onde sem que nem prá quê aparece o resultado sem passar pelo desenrolar da solução.
Eu recomendo. É uma história de conquistas, decepções e amor pela família e suas raízes.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



LarissaLemes 29/01/2022

Gostei de conhecer as palavras em somali. O livro me levou a imaginar e refletir todas as diversidades que Jama teve que passar Gostei bastante.
comentários(0)comente



Lizandra.Mirelle 28/01/2022

Livro intenso e forte
Ler a história de Jama, desde da sua infância até os seus dias de adulto, é algo ao mesmo tempo intenso e vivido. Jama, foi um menino que teria tudo pra querer desistir da vida, mas sempre lutou por coisas melhores e ter uma vida melhor. Mesmo que, pela cor da sua pele, ele sofresse injúrias, preconceito e poucas oportunidades de vida. Muita da história se passa na época da segunda guerra mundial, então a passagens fortes e reais sobre o quanto essa época foi devasta e atigiu muitas pessoas ao seu redor.
Um livro necessário e de forte impacto.
comentários(0)comente



Júlia 22/01/2022

Eu gosto bastante de ler livros que se passam na época da segunda guerra mundial e esse, com a história se passando na África nesse período, foi simplesmente incrível.

Nunca tinha visto a história de países africanos na 2GM e gostei bastante de ver como foram as coisas na visão do protagonista da história.

Uma vida sofrida, com muitos altos e baixos, mais baixos do que altos as vezes, Jama, nosso protagonista viaja pela África Oriental sozinho em busca do seu pai e depois, de sustento para sua família.
comentários(0)comente



Aline.Bernardi 19/01/2022

Muito conteúdo
O livro se passa na África (região da Somália, Eritreia e Egito) no período da segunda guerra. Acompanhamos as desventuras de Jama desde sua infância até a vida adulta. Ele passa por muitas dificuldades encontrando pelo caminho muito azar e muita sorte, conhecendo pessoas e descobrindo sua essência. É um livro arrastado por ser muito denso, mas traz muita cultura e história da humanidade que, por vezes, é ignorada.
comentários(0)comente



Giany.Alves 19/01/2022

Um livro de leitura fácil, porém a estória é bem triste, poderia muito bem ser a história de algum menino africano, que foi criado pela mãe até o fim da infância enquanto o pai foi em busca de trabalho e dinheiro para cuidar da família, mas nunca retornou, a mãe muda pra a cidade em busca de uma vida melhor, vive de favor na casa de familiares que não a tratam bem nem a seu filho. Em busca do pai, logo após a morte da mãe, vive todos os horrores da guerra, num região invadida por estrangeiros, passa por vários países conhece algumas pessoas do seu clã que sempre o ajudam, e vive todo o sofrimento de um país pobre vivendo uma guerra.
comentários(0)comente



Lívia 19/01/2022

Arrastado
O livro não me envolveu, não gosto desse tipo de história de caminhadas e viagens (motivo que não gosto muito de Senhor dos Anéis).

A história é pesada, me confundi com os nomes e povos.

O que achei legal sobre a cultura é ver como eles se ajudavam independente de onde estivessem, simplesmente por serem do mesmo país/aldeia.
comentários(0)comente



A saga de um leitor 18/01/2022

Uma história emocionante
A Nadifa traz para nós uma história muito emocionante, onde uma criança vai passar por várias dificuldades em buscar de um lugar seu, de ser feliz, de ser uma pessoa melhor. Um livro que vai trazer relatos de acontecimentos da II guerra mundial (miséria, pobreza, estupros, morte e dor) é um livro sofrido, mas que vale muito como aprendizado.
comentários(0)comente



Luanna.Benfica 17/01/2022

Um livro muito intenso. A leitura é pesada, um cenário difícil, as descrições fazem você se sentir totalmente parte dos acontecimentos. Tem uma cena super pesada de agressão, uma das descrições mais pesadas na minha opinião, fiquem atentos aos gatilhos do livro.

Não é uma leitura rápida, principalmente pelo peso dela, demorei dias para ler, e achei que em alguns momentos ficou um pouco cansativo. Mas a jornada do Jama nos mostra o que é ser forte e corajoso, no meio de tanta dificuldade, uma guerra acontecendo,

Tem uma parte do livro que caiu de pára-quedas falando sobre vacina, que ficou muito errada pra mim. Não vi ninguém falando sobre, porém me incomodou, ainda mais no momento que estamos vivendo.
gab 30/01/2022minha estante
Mdss sim, fiquei super incomodada com a parte da vacina


Luanna.Benfica 30/01/2022minha estante
Nossa sim! Achei bem errada essa parte, depois fui ver se alguém comentou sobre, não vi nada, e aí fiquei pensando se era impressão minha. Mas pelo visto não né?!


gab 30/01/2022minha estante
Fiquei me questionando se era uma opinião da autora ou se ela só tava retratando o que as pessoas achavam na época, pq muito inconveniente


Luanna.Benfica 30/01/2022minha estante
Não rem contexto para isso sabe, não tem nada antes e nada depois. Joga isso e acabou. Eu acho que no momento que estamos vivendo, é completamente inconveniente.




207 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |